Papa Francisco já faz crescer turismo religioso para a Argentina

Catedral Buenos Aires

A Catedral Metropoliutana de Buenos Aires, no centro da capital argentina


A escolha de um Papa nascido na Argentina já está fazendo muitas pessoas incluirem a Argentina nos seus planos de turismo religioso.
Afinal, é natural querer conhecer onde nasceu, cresceu e exerceu o seu sacerdócio o Cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, ex-Cardeal Primaz da Argentina e hoje o Papa Francisco.
Um dos centros da atenção dos visitantes deve ser a Catedral Metropolitana de Buenos Aires, principal igreja católica da capital da Argentina. Localizada diante da conhecida Praça de Maio, bem no centro da cidade, ela fica na esquina da avenida Rivadavia e da rus San Martín.
O site da Catedral traz logo na sua primeira página um texto muito bonito dirigido a quem a visita. Teria sido escrito pelo atual Papa?
Confira abaixo:
O silêncio do espirito já é uma oração.
Num templo católico, entramos calçados, mas a nossa atitude deveria ser como se estivessemos descalços e nas pontas dos pés.
Ali, num lugar retirado no templo, Alguém espera a nossa visita.
Que possamos deter por um momento a nossa curiosidade artística e dediquemos alguns instantes para um diálogo com Ele, uma breve oração…
É a presença de Jesus Ressuscitado na forma de pão.
Para o cristão e para o turista em geral, visitar um templo não é só um momento cultural. É participar da religiosidade de um povo e um momento histórico.

 
Bem ao lado, na mesma avenida Rivadavia, fica a Arquidiocese de Buenos Aires, onde trabalhou desde 1998 o então Cardeal Bergoglio.

Imagem de Nossa Senjhora de Luján

Imagem de Nossa Senhora de Luján



Luján, principal destino religioso na Argentina
Embora venham a atrair muito interesse, esses dois locais não irão competir com o principal destino religioso da Argentina, a Basílica de Nossa Senhora de Luján, que fica na cidade de Luján, a apenas 68 quilometros de Buenos Aires.
A devoção a Nossa Senhora de Luján data de 1630, um português chamado Antonio Faría de Sá, pediu a um amigo  marinheiro que lhe trouxesse do Brasil uma imagem da Concepção de María Santísima para ser colocada em uma capela que estava sendo construida na sua fazenda.
O amigo trouxe não umas, mas duas imagens de Nossa Senhora, sendo uma  Purísima Conceição e outra entitulada Mãe de Deus com o menino Jesus dormindo nos braços. Elas foram acomodadas em caixas e transportadas em uma carroça.
Ao chegarem perto do rio Luján, pararam para dormir. No dia seguinte, viram que a carroça não saia do lugar. Abriram os caixões e avharam uma imagem que não estava lá antes, de Nossa Senhora da Conceição, com as mãos juntas ante o peito, em oração. Ela foi tirada de lá e levada até a fazenda, onde lhe dedicaram um modesto altar.

Serviço
Catedral Metropolitana de Buenos Aires
Endereço: calle San Martín 42, Buenos Aires, Argentina
Telefone: (0)11 4343 6272

Arcebispado de Buenos Aires
Endereço: Avenida Rivadavia, 415, Buenos Aires, Argentina

Basílica de Nossa Senhora de Luján
Endereço: San Martín 51, Luján, Buenos Aires, Argentina

A Basílica de Nossa Senhora de Luján, destino religioso na Argentina

A Basílica de Nossa Senhora de Luján


Sites úteis:
Catedral de Buenos Aires – www.catedralbuenosaires.org.ar
Arcebispado de Buenos Aires – www.arzbaires.org.ar
Basílica de Nossa Senhora de LLuján – www.basilicadelujan.org.ar
Turismo religioso na Argentina –  www.argentina.travel/pt/autentica/turismo-religioso/2000




Compartilhe

Notícias recentes

Destino do RN quer se projetar com devoção a Nossa Senhora da Piedade

Destino do RN quer se projetar com devoção a Nossa Senhora da Piedade

O município de Espírito Santo, no Rio Grande do Norte, está investindo para se tornar… Continue lendo

Faltam 30 dias para o iníco da Festa da Penha

Faltam 30 dias para o iníco da Festa da Penha

Faltam só 30 dias para o início da 455ª edição da tradicional Festa da Penha,… Continue lendo

Santuário de Lourdes passa a ter programação oficial em Português

Santuário de Lourdes passa a ter programação oficial em Português

O Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, na França, está ampliando a sua estrutura de… Continue lendo

Hotéis oferecem descontos durante a Festa da Penha

Hotéis oferecem descontos durante a Festa da Penha

Quem for ao Espírito Santo participar da 455ª edição da Festa da Penha vai poder… Continue lendo

Festa da Penha, no Espírito Santo, chega em abril aos 455 anos

Festa da Penha, no Espírito Santo, chega em abril aos 455 anos

A tradicional Festa da Penha, no Espírito Santo, chega este ano à sua 455ª edição,… Continue lendo

IWRT em Fátima se consolida como principal evento de turismo religioso

IWRT em Fátima se consolida como principal evento de turismo religioso

A décima-segunda edição dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso, iniciada hoje no Santuário de Fátima,… Continue lendo

Clique para ouvir este este artigo!