Ir a Aparecida a pé, principalmente em outubro, quando é comemorado o Mês da Padroeira, já se tornou uma tradição para milhares de romeiros.
Essa é uma das mais marcantes formas de peregrinação para o destino de turismo religioso mais visitado de todo o Brasil e costuma estar associada ao pagamento de promessas ou ao agradecimento por graças alcançadas.
Embora a maior parte dos romeiros ainda utilize o acostamento da perigosa e movimentada Via Dutra, os riscos envolvidos fizeram com que o governo do Estado de São Paulo criasse a Rota da Luz, que utiliza vias secundárias, com menor tráfego de veículos e segurança muito maior.
A nova opção oferece uma estrutura bem montada, inclusive com site e aplicativo, permitindo até a impressão de mapa do trajeto.
Ele corre paralelamente à Via Dutra e começa na Estação Estudantes, em Mogi das Cruzes, na região da Grande São Paulo, passando por outras oito cidades: Guararema, Santa Branca, Paraibuna, Redenção da Serra, Taubaté, Pindamonhangaba e Roseira, até chegar a Aparecida.
Depois de 27,2 quilômetros cruzando Mogi das Cruzes, os romeiros percorrem 19,9 quilômetros em Guararema em direção à Santa Branca, de onde continuam num trecho de mais 30,9 km. até Paraibuna.
Dessa cidade, são mais 30,8 km, até chegar a Redenção da Serra, que fica a 33,5 km da cidade seguinte, Taubaté. De lá, o percurso segue em direção a Pindamonhangaba, continuando por mais 23,1 km até chegar a Roseira, de onde parte o trecho final de 26 km, até Aparecida.
Conheça mais sobre a nova rota clicando nos links abaixo:
Apesar de não recomendar a utilização dos acostamentos da Via Dutra, em função dos riscos envolvidos, a Concessionária CCR NovaDutra adotou uma postura preventiva, distribuindo folhetos com dicas de segurança para os romeiros, afixando de faixas alertando os motoristas e distribuindo folhetos nas praças de pedágio.
Segundo a CCR NovaDutra, existem formas menos arriscadas de caminhar em direção a Aparecida. A principal preocupação é com romeiros que caminham pelo acostamento, muito próximos à faixa da direita, e nas travessias de trevos e acessos, onde o risco de atropelamentos é maior.
A CCR NovaDutra elaborou uma lista de cuidados importantes que devem ser tomados por quem deseja peregrinar à pé até Aparecida:
1) Caminhe no sentido contrário ao do tráfego, em fila indiana, o mais distante possível da pista e do acostamento;
2) Só caminhe durante o dia claro. Evite caminhar à noite ou na madrugada;
3) Use roupas claras e coloridas, se possível, use faixas refletivas; aumente ao máximo a sua visibilidade para os motoristas;
4) Descanse fora da rodovia; se houver veículo de apoio, que seja estacionado em local seguro, nunca no acostamento;
5) Redobre sua atenção; rodovia é espaço para veículos, não para pedestres;
6) Se chover, interrompa sua caminhada; os riscos são maiores com pista molhada.
Vale a pena ler também:
Nova Dutra aconselha peregrinação para Aparecida pela Rota da Luz
Romeiros que vão a Aparecida devem tomar cuidados
Visitas virtuais a Aparecida: Basílica Velha e Passarela da Fé
Com o objetivo de passar a atuar de uma maneira ainda mais abrangente e eficaz,… Continue lendo
Os 74 diferentes painéis de mosaicos que decoram a Fachada Sul do Santuário Nacional de… Continue lendo
Para melhor informarem os visitantes de Aparecida a respeito dos detalhes dos mosaicos da Fachada… Continue lendo
Complexa obra artística que abrange 74 diferentes painéis, a Fachada Sul do Santuário Nacional de… Continue lendo
A tradicional Romaria e Festa em honra a Nossa Senhora de Caravaggio, em Canela, na… Continue lendo
A Rota Turística do Caminho das Missões, no noroeste do estado do Rio Grande do… Continue lendo