A Igreja Matriz de São Cosme e Damião, em Igarassu, Pernambuco
Considerada a igreja mais antiga em funcionamento no Brasil, a Matriz dos Santos Cosme e Damião, em Igarassu, Pernambuco, acaba de ser reaberta depois de dois anos em obras de restauração financiada pelo BNDES.
Construída a partir de 1535, a pedido de Duarte Coelho, donatário da capitania hereditária de Pernambuco. e finalizada apenas no século XVII, a igreja é o ponto mais visitado do centro histórico da cidade.
Aos Santos Cosme e Damião aos é atribuído um milagre em 1685, quando as cidades vizinhas de Recife, Olinda, Itamaracá e Goiana foram assoladas pela febre amarela e Igarassu escapou ilesa da praga.
A edificação tem estilo maneirista, que em arquitetura significa uma transição entre os estilos renascentista e barroco, e passa a abrigar, a partir de agora, um espaço expositivo em sua casa paroquial.
Localizada no litoral norte da Região Metropolitana de Recife, Igarassu teve o conjunto arquitetônico de seu centro histórico tombado pelo Iphan, em 1972.
Além da Matriz dos Santos Cosme e Damião, essa área inclui o Convento de Santo Antônio, cuja construção teve início em 1588; o Convento do Sagrado Coração de Jesus, construído em 1742; a igreja de Nossa Senhora do Livramento, padroeira do comércio, construída em 1774; a capela de São Sebastião, de 1735 e a Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia.
No primeiro andar da casa paroquial foi instalado um novo espaço expositivo e educativo que conta a formação da capitania de Pernambuco, a história da própria Igreja dos Santos Cosme e Damião e da cidade de Igarassu.
Altar da Igreja Matriz dos Santos Cosme e Damião, em Igarassu
O público poderá conferir, em um mapa, os demais equipamentos culturais do município.
No local também foi instalado um café, cuja receita será revertida para a manutenção da igreja e do próprio espaço expositivo. Os dois espaços passarão a receber visitas com guias especialmente treinados para essa finalidade e terão agendamento para escolas, faculdades e agências de turismo.
De acordo com informação da prefeitura de Igarassu, foram restaurados o altar-mor e parte da estrutura da igreja, anteriormente danificados. As peças do Museu de Arte Sacra, ligado à igreja, receberam medidas de conservação preventiva, devido ao seu elevado valor histórico, sobretudo por retratar diversos acontecimentos marcantes do passado, como as invasões holandesas no Brasil.
Fonte: Agência Brasil
Quem for ao Espírito Santo participar da 455ª edição da Festa da Penha vai poder… Continue lendo
A tradicional Festa da Penha, no Espírito Santo, chega este ano à sua 455ª edição,… Continue lendo
A décima-segunda edição dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso, iniciada hoje no Santuário de Fátima,… Continue lendo
A capital do Rio Grande do Norte vem se destacando pela atenção que vem dedicando… Continue lendo
A Secretaria de Turismo de Santana do Ipanema, em Alagoas, passa a contar com um… Continue lendo
Com o objetivo de passar a atuar de uma maneira ainda mais abrangente e eficaz,… Continue lendo
Este website usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência de navegação. Em nenhuma hipótese os dados coletados são compartilhados com terceiros.