Pelo segundo ano seguido a tradicional Festa do Círio de Nazaré, em Belém, será realizada sem a participação do público.
Principal festejo religioso dos paraenses, a festa em louvor a Nossa Senhora de Nazaré deixará mais uma vez de contar com as tradicionais procissões, que chegavam a reunir mais de dois milhões de pessoas.
Como já aconteceu em 2020, a restrição à presença de público é consequência das regras sanitárias impostas pela pandemia de coronavírus, evitando as oportunidades de contágio.
Tradicionalmente realizado no segundo domingo de outubro de cada ano, o Círio de Nazaré consiste de uma intensa programação de cerimônias e procissões, precedidas por profunda preparação espiritual, em honra a Nossa Senhora de Nazaré, padroeira do Pará.
Na sua última edição antes do advento da pandemia, em 2019, o Círio de Nazaré atraiu cerca de 2 milhões de devotos, garantindo o seu lugar entre as maiores festas religiosas do Brasil.
Programação do Círio de Nazaré 2021
O cartaz do Círio de Nazaré de 2021
Durante a Semana do Círio
05/10: Missa solene de abertura na Basílica Santuário, seguida de concerto musical na praça do Santuário (18h).
07/10: Missa solene na Basílica Santuário para apresentação do manto de Nossa Senhora de Nazaré de 2021 (18h).
08/10: Traslado da imagem peregrina para Ananindeua, em carro berlinda ou carro dos bombeiros, com trajeto limitado às grandes vias (8h).
9/10: Descida da imagem original do Glória (12h), missa da transladação no colégio Gentil (18h), live da decoração da berlinda (19h30), traslado da imagem peregrina para a catedral em carro de bombeiros (horário a definir).
10/10: Missa solene na catedral da Sé (7h) e traslado da imagem peregrina da catedral até a Basílica em carro de bombeiros; entronização da imagem na berlinda oficial e trajeto até a Basílica Santuário para a missa solene do Círio.
Eventos prévios e paralelos
10/09: Instalação de dois carros de promessas na Praça Santuário, onde permanecerão até o encerramento da festividade, em 24 de outubro.
01/10 a 26/10: Abertura do Arraial de Nazaré, no estacionamento da Basílica Santuário, nos mesmos moldes do arraial 2020, com cerca de 30 estandes e um palco para apresentação das bandas militares (18h).
11 a 23/10: Exposição da berlinda na Praça Santuário com a visitação da imagem peregrina, das 8h às 21h, e visitação da imagem peregrina aos bairros da Região Metropolitana de Belém, das 21h às 22h30, em carro da berlinda.
24/10: Missa de encerramento na Basílica Santuário e espetáculo de encerramento com vídeo mapping na fachada da Basílica Santuário de Nazaré e fogos de artifício (18h).
25/10: Subida da imagem original ao glória e missa de encerramento do Círio (7h).
Faltam só 30 dias para o início da 455ª edição da tradicional Festa da Penha,… Continue lendo
O Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, na França, está ampliando a sua estrutura de… Continue lendo
Quem for ao Espírito Santo participar da 455ª edição da Festa da Penha vai poder… Continue lendo
A tradicional Festa da Penha, no Espírito Santo, chega este ano à sua 455ª edição,… Continue lendo
A décima-segunda edição dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso, iniciada hoje no Santuário de Fátima,… Continue lendo
A capital do Rio Grande do Norte vem se destacando pela atenção que vem dedicando… Continue lendo
Este website usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência de navegação. Em nenhuma hipótese os dados coletados são compartilhados com terceiros.