A tradicional Festa da Penha, no Espírito Santo, chega este ano à sua 452ª edição, marcada para o período de 17 a 25 de abril em formato híbrido em função dos cuidados exigidos pela pandemia de coronavírus.
Essa é a festa religiosa mais popular do estado do Espírito Santo e costuma atrair mais de dois milhões de fiéis, número que a torna uma das três maiores festas religiosas do país.
A primeira edição da Festa da Penha foi em 1570, o que a torna uma das mais antigas festas religiosas marianas do Brasil, só superada pela de Nossa Senhora da Conceição da Praia, em Salvador, que é celebrada desde 1549.
Segundo a tradição, por diversas vezes o quadro sumiu e depois era sempre encontrado no alto do morro.
O frade entendeu que devia construir uma capela no topo do morro e mandou vir de Portugal uma imagem de Nossa Senhora.
Como a capela ficava no alto de uma “penha”, termo que na época era usado para descrever uma grande rocha isolada e saliente, ou um rochedo, logo a imagem passou a ser conhecida como Nossa Senhora da Penha.
Desde 2019, Nossa Senhora da Penha é considerada Padroeira do estado do Espírito Santo e o dia 12 de abril, consagrado a ela, é feriado estadual.
A celebração em homenagem à Padroeira do Espírito Santo é um forte indutor de turistas para o Estado movimentando a economia local.
“O anúncio de mais uma edição desta festa, tão especial para os capixabas, conta com apoio do Governo do Estado, que espera que, com avanço da vacinação, a programação prevista possa acontecer de forma segura, possibilitando a participação dos fiéis”, disse secretária de Estado de Turismo do Espírito Santo, Lenise Loureiro.
Ela enfatizou a importância e o empenho da comissão organizadora em proporcionar aos fiéis as formas possíveis de participação, seja on-line ou presencial.
Atualmente, os organizadores trabalham na composição de uma programação com alcance cultural e religioso não só em Vila Velha, onde está localizado o Convento da Penha, mas também em outras partes do Estado, durante o Oitavário.
“As autoridades é que vão nos acenar o formato da festa. Estamos nos programando para diversos cenários possíveis. Vamos ter atrações musicais e elas serão transmitidas nas redes sociais. Se terão público presencial e em que quantidade, isso será definido conforme as restrições recomendadas, ou não, pelas autoridades entre os dias da festa”, ressaltou o padre Renato Criste.
“O importante é que os fiéis fiquem tranquilos, pois teremos a Festa da Penha da melhor e mais segura forma possível”, frisou o sacerdote.
Marca
A arte da Festa da Penha 2022 traz Nossa Senhora com o menino Jesus nos braços pintada em aquarela.
A ilustração, que vai estar em peças de divulgação do evento, remete aos novos tempos de esperança e alegria e também relembra a pintura que deu origem à história do Convento:
“A Mãe nos incentiva a não perdermos a esperança e a não permanecermos somente nas dores. Essa é a mensagem que queremos passar nas homenagens à Nossa Senhora das Alegrias, em 2022”, disse o frei Pedro de Oliveira.
Com o objetivo de passar a atuar de uma maneira ainda mais abrangente e eficaz,… Continue lendo
Os 74 diferentes painéis de mosaicos que decoram a Fachada Sul do Santuário Nacional de… Continue lendo
Para melhor informarem os visitantes de Aparecida a respeito dos detalhes dos mosaicos da Fachada… Continue lendo
Complexa obra artística que abrange 74 diferentes painéis, a Fachada Sul do Santuário Nacional de… Continue lendo
A tradicional Romaria e Festa em honra a Nossa Senhora de Caravaggio, em Canela, na… Continue lendo
A Rota Turística do Caminho das Missões, no noroeste do estado do Rio Grande do… Continue lendo