Destaques

Congresso Internacional de Turismo Religioso conquista europeus

Encerrada na última sexta-feira, a 16a. edição do Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável, realizada na Catedral de Pamplona, na Espanha, já pode ser considerada um grande sucesso.

Com um programa técnico sólido e abrangente, palestrantes gabaritados, boa organização e inúmeras oportunidades de contato e troca de experiências entre os participantes, os três dias do evento realizado na Catedral de Pamplona impressionaram positivamente os europeus.

O Congresso só se realizou graças à ousadia do deão da Catedral de Pamplona, don Carlos Ayerra Sola, e da Fundação São José, que decidiram remar contra a maré e realizar o evento em formato híbrido mesmo em meio à pandemia de Covid-19, que implicou em severas restrições de viagens e de realização de eventos.

O resultado pode ser considerado muito positivo, pois mesmo sendo realizado enquanto muitas fronteiras continuam fechadas, o Congresso recebeu mais de 100 inscrições presenciais e 418 virtuais, somando participantes de 27 países diferentes, numa demonstração prática do tema escolhido, “Unindo continentes, irmanando destinos”.

O evento contou com a presença de grande número de autoridades eclesiásticas, como Dom Francisco Pérez González, Arcebispo de Pamplona e Tudela e, representando a Conferência Episcopal Espanhola, os padres Gustavo Riveiro e Pablo Delclaux de Muller, respectivamente Diretor da Pastoral de Turismo e Diretor do Secretariado da Comissão de Patrimônio Cultural da entidade.

Programação abrangente

Religiosos também foram destaques na programação técnica, abordando temas como “O significado do patrimônio artístico da Igreja”, “A evangelização através das peregrinações” e “O Caminho de São Miguel na Europa”

Os Santuários Marianos, tão importantes para o turismo religioso, não poderiam ficar de fora da primeira edição europeia do Congresso Internacional de Turismo Religioso: o Santuário de Lourdes, na França, fez parte da programação do dia de abertura e o Santuário de Fátima, em Portugal, da apresentada no segundo dia.

As rotas de peregrinação também foram destaque, com palestrantes abordando o Caminho de Santiago, o Caminho da Vera Cruz, o Caminho dos Jesuítas na América e o Caminho de São Miguel na Europa.

Como não poderia deixar de ser, a sustentabilidade também foi tema o evento, merecendo uma mesa redonda.

Além disso, o Congresso não se limitou à teoria, obedecendo a um Plano de Sustentabilidade que implantou medidas visando a compensar o impacto de carbono sobre o meio ambiente, além de outras de acordo com as melhores práticas 

A programação oferecida aos participantes teve nada menos que 22 palestras e mesas redondas, distribuídas nos três dias de programação, no período de 22 a 24 de setembro.

Interesse e crescimento

Em função do impacto altamente positivo gerado, ainda durante o evento a Fundação São José recebeu a candidatura de diversas cidades europeias interessadas em hospedar o Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável nos próximos anos.

Para acomodar o crescente interesse, os responsáveis pelo Congresso anunciaram no último dia do evento que já a partir de 2022 o Congresso passará a ter duas edições anuais.

Conforme o anúncio, serão uma edição no primeiro semestre em um país da América Latina e outra, no segundo semestre, em outro país.

Com a novidade, passa a ser possível abordar um maior número de temas, ampliar o acesso de participantes e divulgar mais destinos de turismo religioso. 

As cidades escolhidas para serem anfitriãs das edições do Congresso em 2022 devem ser anunciadas no próximo mês de novembro.

Conclusão

Na mesa redonda que marcou o encerramento do Congresso, don Carlos Ayerra Sola, deão da Catedral de Pamplona e anfitrião do evento, comentou que se o coronavírus frustrou certas expectativas em relação à quantidade de participantes presenciais, a tecnologia permitiu atingir (centenas de) participantes de 27 países diferentes.

“O local para a celebração da nossa diocese foi extraordinário. Os conteúdos têm sido de grande interesse e
compartilhamos muitas experiências, colocando em prática o lema Unindo continentes, irmanando destinos”, completou.

O Presidente do Congresso, Ruben Moyano, lembrou em sua fala que “escolher Pamplona como sede foi um desafio devido à pandemia. Fazer eventos como este faz o turismo religioso e sustentável crescer. Quero agradecer à cidade de Pamplona, que compreendeu o conteúdo do Congresso. Foi muito difícil fazer um evento internacional na situação atual e, portanto, esta celebração ficará marcada para sempre ”.

CONHEÇA AS ATRAÇÕES DE TURISMO RELIGIOSO DA ESPANHA
A Viagens de Fé é Media Partner do XVI Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável.

Leia também:

Estudantes brasileiros premiados no Congresso Internacional de Turismo Religioso

Congresso Internacional de Turismo Religioso começa nesta quarta-feira

Diretora de Turismo de Navarra destaca importância do turismo religioso

Congresso Internacional de Turismo Religioso de Pamplona tem novo Media Partner

Pamplona recebe Congresso Internacional de Turismo Religioso em Setembro

Catedral de Burgos comemora 800 anos e recebe exposição

Caminho de Santiago passa a ter credencial eletrônica com carimbo virtual

Barcelona oferece 13 santuários e basílicas para visitar

Espanha: números mostram importância do turismo religioso

Rosário de Cristal, uma tradição de Zaragoza

Receba grátis as nossas novidades!

Receba gratuitamente por e-mail todas as nossas reportagens e artigos mais recentes.

Para se cadastrar, basta digitar abaixo o seu nome e o seu endereço de e-mail.

Obrigado! O seus dados foram cadastrados com sucesso,. Em breve você começará a receber as nossas atualizações.

Compartilhe

Notícias recentes

Seminário internacional vai discutir os museus religiosos

A função pastoral dos museus religiosos é o tema de um seminário internacional que vai… Continue lendo

Aparecida se prepara para ser melhor depois da pandemia

Uma das cidades mais afetadas pela pandemia em todo o Brasil, já que tem o… Continue lendo

Caminho dos Santos Mártires se diferencia unindo devoção, história e natureza

Caminho religioso é um termo que costuma ser associado a percorrer longas distâncias à pé,… Continue lendo

Fátima mostra importância dada ao Brasil com stand na ABAV Expo

Reconhecendo a importância do mercado brasileiro, Fátima, um dos mais visitados destinos de turismo religioso… Continue lendo

Congresso Internacional de Turismo Religioso oferece conteúdo gratuito

O conteúdo integral do XVI Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável, realizado no final… Continue lendo

Prefeitura de Salvador e Pastur lançam websérie sobre turismo religioso

Numa nova demonstração prática da integração do poder público com a Igreja, a Prefeitura de… Continue lendo