A cidade de Santana de Ipanema, no interior de Alagoas, promete ser o novo destaque do turismo religioso no Nordeste do Brasil, graças à construção de um audacioso complexo turístico e religioso dedicado a Sant’Ana, mãe da Virgem Maria e avó de Jesus.
Batizado oficialmente de “Santuário Turístico” de Senhora Sant’Ana, o complexo em homenagem à padroeira da cidade de cerca de 43 mil habitantes está sendo construído no alto de um morro, chamado localmente de Serra Aguda.
Além de uma estátua de Sant’Ana, que deverá ter 57 metros de altura, contando com a base, o complexo turístico contará com uma capela para celebrações, Via Sacra com estações, sala de ex-votos, praça de alimentação, mirante panorâmico, central do peregrino e lojas de artigos religiosos, evidenciando que todo o projeto foi pensado para acolher os romeiros, visitantes e turistas em busca de espiritualidade, contemplação e experiência cultural.
Simulação de vista aérea do complexo do Santuário de Sant’Ana
Paralelamente à construção do complexo, cuja inauguração está prevista para 2026, Santana do Ipanema vem se preparando para a chegada do turismo religioso. “Estamos investindo em infraestrutura, capacitação e integração dos setores econômicos para que o Santuário traga ainda mais desenvolvimento ao nosso município. Sem dúvidas ele irá fortalecer o turismo religioso, impulsionar a economia e gerar novas oportunidades para toda a população”, explica a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Renilde Bulhões.
“O Santuário é um marco de fé e devoção para o nosso povo e, ao mesmo tempo, um vetor de desenvolvimento para toda a região. Uma obra de grandes proporções, cuidadosamente planejada para acolher os devotos, fortalecer a economia local, atrair novos investimentos e impulsionar o turismo religioso que vem crescendo em todo o Brasil”, complementa o prefeito Eduardo Bulhões.
Especialistas apontam que o complexo tem potencial para se tornar um dos principais destinos de peregrinação do Nordeste, atraindo fiéis de diversos estados, além de inserir Alagoas e Santana do Ipanema no mapa nacional de turismo, com um projeto que vai além da fé, sendo também motor para o desenvolvimento regional, capaz de gerar empregos, fomentar a economia criativa e impulsionar a cadeia produtiva do turismo, envolvendo desde o artesanato e a gastronomia local até a hotelaria e os serviços.
Segundo Sidnésio Moura, idealizador e coordenador do Fórum Nacional de Turismo Religioso e vice-presidente da Associação Brasileira de Turismo Religioso, “o Santuário de Sant’Ana nasce como símbolo de fé, esperança e desenvolvimento. É um espaço que une a devoção do povo sertanejo com a oportunidade de gerar trabalho, renda e valorização cultural. Trata-se de um marco que colocará Santana do Ipanema e Alagoas em posição de destaque no cenário nacional do turismo religioso.”
Aparecida, o destino de turismo religioso mais visitado do Brasil, pretende passar a cobrar uma… Continue lendo
São José dos Campos, cidade do Vale do Paraíba a 80 km de distância de… Continue lendo
As romarias de Juazeiro do Norte e a Estátua de Padre Cícero, na Colina do… Continue lendo
A cidade de Trindade, em Goiás, vai sediar nos próximos dias 25 e 26 de… Continue lendo
Com a proximidade do dia de Nossa Senhora Aparecida, também conhecido como Dia da Padroeira,… Continue lendo
A cidade de Cabo Frio, no litoral Norte do estado do Rio de Janeiro, está… Continue lendo