Praça de São Pedro, no Vaticano durantye a cerimônia de beatificação do Papa João Paulo II
A poucos meses de comemorar três anos de existência, a Viagens de Fé, única publicação brasileira sobre turismo religioso focada no público final, decidiu iniciar uma campanha de promoção desse tipo de viagens.
A idéia é difundir as viagens de turismo religioso, mostrando que elas não são um simples passeio, mas algo muito mais profundo e complexo, atingindo pessoas de todas as origens e classes sociais.
Quem faz uma viagem de turismo religioso pode ter os mais variados motivos, mas o resultado é sempre o mesmo: a pessoa é tocada por Deus de alguma forma.
Motivos para fazer uma viagem religiosa Há quem viaje para conhecer os lugares onde viveram Jesus, Nossa Senhora e seus apóstolos e aconteceram os fatos descritos no Evangelho.
Muitos viajam para visitar santuários que celebram aparições da Virgem Maria (os chamados “santuários marianos”) ou santuários e igrejas localizados onde viveram e que guardam relíquias ou túmulos de santos da sua devoção.
Há quem viaje para dar graças a Deus por uma ou mais graças recebidas e pagar promessas feitas.
Outros precisam de uma graça e viajam para pedi-la ou para interceder por algum familiar, amigo conhecido.
Muitos viajam para estar próximos da imagem do santo ou santa da sua devoção.
Outros, ainda, viajam para renovar e fortalecer a sua fé.
Ao fazer isso, porém, todos invariavelmente estão dando testemunho da sua devoção e da sua fé, ao mesmo tempo que se encontram mais próximos de Deus.
Campanha de divulgação do turismo religioso Por isso, foram desenvolvidas duas opções de mensagens animadas que abordam esses pontos, exibidas inicialmente apenas na Viagens de Fé.
A principal diferença entre as duas mensagens é que numa o texto diz “Turismo religioso é”, enquanto na outra as duas primeiras palavras são substituidas por “Peregrinar é”.
Brevemente, essas mensagens também serão disponibilizadas gratuitamente para utilização em sites, boletins eletrônicos e mensagens de e-mail de empresas, entidades e pessoas que solicitarem, bastando usar o formulário de contato existente no menu de navegação da Viagens de Fé.
Numa primeira fase,