Nem a maior crise já enfrentada pelo turismo em todo o mundo impede a criação de novos produtos de turismo religioso.
Em plena pandemia, três municípios do Rio Grande do Norte se uniram para criar o Caminho dos Santos Mártires, rota de turismo religioso que une Canguaretama a São Gonçalo do Amarante, onde ocorreram os massacres de Cunhaú e Uruaçu, respectivamente.
Os chamados Santos Mártires eram religiosos e moradores das duas cidades assassinados por tropas holandesas no ano de 1645, após se recusarem a abandonar o catolicismo.
Os 30 mártires (25 homens e 5 mulheres) foram beatificados pelo Papa João Paulo II em 5 de março de 2000 e canonizados pelo Papa Francisco em em 15 de outubro de 2017 e desde então são considerados santos.
O Caminho dos Santos Mártires
Criado tendo como inspiração o tradicional Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, o roteiro Caminho dos Santos Mártires do Brasil utiliza o mesmo sistema de credencial que os peregrinos devem apresentar para receber o carimbo de validação em cada etapa do percurso e certificado de conclusão.
O percurso de quatro dias começa a 78 quilômetros de Natal, em Canguaretama, no Litoral Sul do Rio Grande do Norte, onde fica a Capela Nossa Senhora das Candeias, local no qual ocorreu o Massacre de Cunhaú.
De lá os peregrinos seguem em direção Norte até Nísia Floresta, cidade litorânea a 41 quilômetros de Natal.
No terceiro dia continuam até chegarem a Natal, Capital do Rio Grande do Norte, onde circuitos de turismo religioso permitem conhecer os destaques do patrimônio religioso da cidade.
E no quarto e último dia, chegam a São Gonçalo do Amarante, cidade vizinha a Natal, onde ocorreu o segundo massacre, lembrado pelo Monumento dos Santos Mártires.
Divulgação para profissionais
O novo produto turístico foi estruturado observando o mais estrito profissionalismo, de forma a incluir guias de turismo e empresas de turismo receptivo para garantirem que os peregrinos possam absorver nos quatro dias da jornada toda a riqueza do significado dos massacres e conhecer os destaques do patrimõnio histórico e religioso das cidades visitadas.
De acordo com o coordenador e elaborador do projeto, Manoel Sidnésio Gomes e Moura, antes de ser oficialmente lançado para o público o Caminho dos Santos Mártires do Brasil será apresentado em tours de familiarização (“famtours“) para os guias de turismo do estado (dias 15 e 16 de junho) e profissionais de agências de turismo (de 25 a 27 de junho).
Segundo Sidnésio, mesmo em meio à pandemia este é um momento oportuno para preparar e divulgar o Caminho dos Santos Mártires do Brasil, “um roteiro inovador, que une o Turismo Religioso aos demais segmentos do Turismo”.
“Sabemos que no período pós-pandemia, vamos receber um perfil de turista em busca do turismo de experiência e o Caminho dos Santos Mártires oferece uma busca espiritual com a experiência da cultura regional”, continua.
Serviço
Roteiro: Caminho dos Santos Mártires do Brasil
Duração: Quatro dias
Pernoites: Em Canguaretama, Nísia Floresta e Natal
Etapas: Canguaretama, Nísia Floresta, Natal e São Gonçalo do Amarante, todas no Rio Grande do Norte
Com o objetivo de passar a atuar de uma maneira ainda mais abrangente e eficaz,… Continue lendo
Os 74 diferentes painéis de mosaicos que decoram a Fachada Sul do Santuário Nacional de… Continue lendo
Para melhor informarem os visitantes de Aparecida a respeito dos detalhes dos mosaicos da Fachada… Continue lendo
Complexa obra artística que abrange 74 diferentes painéis, a Fachada Sul do Santuário Nacional de… Continue lendo
A tradicional Romaria e Festa em honra a Nossa Senhora de Caravaggio, em Canela, na… Continue lendo
A Rota Turística do Caminho das Missões, no noroeste do estado do Rio Grande do… Continue lendo