Segundo o Escritório de Peregrinos do Caminho de Santiago, na Espanha, um número recorde de peregrinos percorreu a mais conhecida e tradicional rota de peregrinação do mundo, contabilizando um total de 301.036 peregrinos em 2017.
Essa foi a primeira vez que o Caminho de Santiago ultrapassou os 300 mil peregrinos em um ano.
O recorde foi quebrado no dia 13 de dezembro de 2017, quando o visitante número 300 mil, um jovem americano de 22 anos, se inscreveu nos escritórios da Calle Carretas, em Santiago de Compostela.
Este volume de peregrinos é ainda mais impressionante quando se considera que 2017 nem é o Ano Santo ou o Ano Xacobeo, o que aumenta as expectativas para 2021, quando será comemorado o próximo Xacobeo.
Esta foi a primeira vez em que foram contabilizados oficialmente o número de peregrinos que chegaram a Santiago em cadeiras de rodas.
Apesar de significar apenas 0,01% do total de peregrinos, esse número é importante, pois foram 43 pessoas que tiveram coragem e entusiasmo para começar a viver essa experiência.
Em comparação, 7,29% das pessoas fizeram o Caminho pedalando bicicletas e 0,14% usaram um cavalo para chegar a Santiago.
Isso reflete uma tendência de diminuição de ciclistas nos últimos três anos, que é compensada por uma quantidade crescente de pessoas que peregrinam à pé.
O ano passado também foi o primeiro em que os peregrinos que seguiram o Caminho Português pela Costa foram contabilizados.
Essa é uma rota que parte da cidade do Porto e que faz fronteira com a costa galega passando por Mougás, Ramallosa, Vigo, Redondela, Pontevedra, Caldas e, finalmente, Santiago de Compostela.
Esse caminho foi utilizado por 7.327 peregrinos, embora não alcance o volume hegemônico do Caminho Francês (180.738), supera o Caminho do Inverno (555) e outros secundários, com 537 peregrinos.
Peregrinos estrangeiros reafirmam a dimensão internacional do Caminho de Santiago
Todos os anos, cresce o número de nacionalidades que chegam à Catedral de Santiago de Compostela, assim como são cada vez mais do que as que vêm de outras regiões da Espanha.
Na verdade, os estrangeiros superam os nacionais em cerca de 10%, uma figura que demonstra a dimensão internacional e universal do Caminho.
Como de costume, as três nacionalidades mais abundantes são a Itália (27.073 visitantes), a Alemanha (23.227 visitantes) e os Estados Unidos (17.522 visitantes).
Em relação aos espanhóis, a maioria dos peregrinos provêm da Andaluzia (20,74%), como ocorreu em 2016, e superando as pessoas de Madri (18,86%), que ocuparam o segundo lugar desde então.
Como de costume, dos mais de 300 mil peregrinos, 55% têm entre 30 e 60 anos, seguidos de menores de 30 anos, que somam 27,92% e os idosos permanecem nos 17%, embora seu número tenha crescido de 49.241 peregrinos em 2016 para 52.347 em 2017.
Texto adaptado da feira Fairways Santiago
Com o objetivo de passar a atuar de uma maneira ainda mais abrangente e eficaz,… Continue lendo
Os 74 diferentes painéis de mosaicos que decoram a Fachada Sul do Santuário Nacional de… Continue lendo
Para melhor informarem os visitantes de Aparecida a respeito dos detalhes dos mosaicos da Fachada… Continue lendo
Complexa obra artística que abrange 74 diferentes painéis, a Fachada Sul do Santuário Nacional de… Continue lendo
A tradicional Romaria e Festa em honra a Nossa Senhora de Caravaggio, em Canela, na… Continue lendo
A Rota Turística do Caminho das Missões, no noroeste do estado do Rio Grande do… Continue lendo