
A”Basílica Velha” de Aparecida
Inaugurada em 1888, a Basílica Velha de Aparecida completa hoje 130 anos. Ela foi o terceiro templo religioso a abrigar a imagem original de Nossa Senhora Aparecida, encontrada em 1717 por três pescadores nas águas do rio Paraíba do Sul.
Situada no alto de uma colina, a igreja foi construída para substituir a Capela do Morro dos Coqueiros, que foi a primeira igreja em honra Nossa Senhora Aparecida autorizada pela Igreja Católica.
Construída em 1745, a capela tinha apenas 150 metros quadrados e logo ficou pequena para o volumoso número de devotos que já visitavam a imagem que mais tarde foi consagrada como a Padroeira do Brasil.
Depois de passar em 1834 por reformas e adaptações, em 1878 a capela começou a adquirir os traços arquitetônicos que a Basílica Velha mantém hoje. A inauguração da igreja nova aconteceu 10 anos depois.

Imagem de Nossa Senhora Aparecida na Basílica Velha
Em 1893, cinco anos depois da sua inauguração, ela recebeu o título de Santuário Episcopal e, em 1908, quinze anos mais tarde, o título de Basílica Menor, a primeira igreja no Brasil a receber esse título do Vaticano.
Nos seus 130 anos acolhendo os devotos de Nossa Senhora Aparecida, a Basílica Velha recebeu duas visitas da Princesa Isabel, além das de cinco presidentes da República em exercício, além de milhões de romeiros de todo o Brasil.

Interior da Basílica Velha de Aparecida
Tombada como monumento de interesse histórico, religioso e arquitetônico pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo – CONDEPHAAT – em 1982, a Basílica Velha passou por um cuidadoso trabalho de restauração que lhe devolveu as suas características originais.
Iniciada em 2004, a restauração durou 11 anos e foi concluída em 2015 sem que fosse preciso interromper a visitação pelos romeiros.

A Passarela da Fé liga a “Basílica Velha” à “Basílica Nova”
Ligada ao Santuário Nacional por uma passarela de 392 metros de comprimento, a Passarela da Fé, a Basílica Velha é o segundo patrimônio de turismo religioso mais visitado em Aparecida.
[irp posts=”18212″ name=”Visitas virtuais a Aparecida: Basílica Velha e Passarela da Fé”]
[irp posts=”16256″ name=”5 capelas para fazer suas orações no Santuário de Aparecida”]
[irp posts=”24498″ name=”Santuário de Aparecida: veja o que está aberto ou fechado”]
A sétima edição do Fórum Nacional de Turismo Religioso, considerado o maior evento técnico, científico… Continue lendo
O roteiro Caminhos da Fé e Criatividade, na região do Brejo Paraibano, é uma nova… Continue lendo
Uma estátua de Nossa Senhora de Fátima com 54 metros de altura, considerada a maior… Continue lendo
A região da Emilia Romagna e San Marino são o foco de dois eventos que… Continue lendo
A Catedral de Sevilha, na Espanha, é uma das muitas igrejas europeias a oferecer aos… Continue lendo
Vários hotéis e pousadas de Trindade, em Goiás, estão oferecendo um desconto especial para os… Continue lendo