Aparecida, o destino de turismo religioso mais visitado do Brasil, pretende passar a cobrar uma “taxa de turismo” dos veículos que visitam a cidade.
Segundo a Prefeitura local, a proposta do prefeito, conhecido como “Zé Louquinho”, pretende ampliar os investimentos em infraestrutura, limpeza urbana, mobilidade e segurança, “preparando a cidade para receber, com mais qualidade, os milhões de visitantes que chegam todos os anos”.
Em nota oficial, a Prefeitura argumenta que, com uma população de pouco mais de 32 mil habitantes, Aparecida recebe cerca de 10 milhões de turistas anualmente. E que esse grande fluxo gera impactos diretos, como aumento do volume de lixo, desgaste do asfalto e pressão sobre os serviços públicos, custeados pelos moradores da cidade.

O projeto da Prefeitura foi remetido à Câmara Municipal de Aparecida em seguida à divulgação de que o principal destino de turismo religioso nacional poderá perder a classificação como “estância turística”, conferido pela Secretaria Estadual de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, por não enviar à Secretaria os relatórios justificando o emprego de verbas recebidas em anos anteriores, conforme exigência legal.
Aparentemente, a Prefeitura de Aparecida considera mais fácil implantar, fiscalizar e manter um sistema que reconheça as placas dos veículos que circulam pela cidade e fazer a respectiva cobrança, do que preencher relatórios para receber as verbas a que tem direito ou buscar fontes de renda utilizadas por outros destinos turísticos, como fiscalizar o pagamento de impostos e taxas por meios de hospedagem.
O roteiro Caminhos da Fé e Criatividade, na região do Brejo Paraibano, é uma nova… Continue lendo
Uma estátua de Nossa Senhora de Fátima com 54 metros de altura, considerada a maior… Continue lendo
A região da Emilia Romagna e San Marino são o foco de dois eventos que… Continue lendo
A Catedral de Sevilha, na Espanha, é uma das muitas igrejas europeias a oferecer aos… Continue lendo
Vários hotéis e pousadas de Trindade, em Goiás, estão oferecendo um desconto especial para os… Continue lendo
A Rota da Fé, tradicional caminhada religiosa promovida há 19 anos pela Diocese de Campo… Continue lendo