A Festa do Círio de Nazaré deve atrair mais de dois milhões de participantes a Belém, entre os quais cem mil turistas e gerando um impacto econômico superior a R$ 190 milhões, evidenciando mais uma vez a força dos eventos religiosos, uma das forças motrizes do turismo de fé e devoção, também conhecido como turismo religioso.
Celebrada anualmente na segunda semana de outubro, a festa dedicada a Nossa Senhora de Nazaré, chamada popularmente de Nazinha pelos paraenses, percorre as ruas de Belém desde 1793. Atualmente, além de procissões, a festa engloba uma série de eventos, que se estendem até
Berlinda com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré durante a procissão do Círio de Nazaré de 2024
Originada de uma procissão de ação de graças pela cura milagrosa de um governador português foram surgindo novas procissões, somando atualmente 14 procissões, entre as quais uma mais focada em mulheres e crianças, uma rodoviária, uma só para motociclistas e uma naval, que reúne mais de 400 embarcações.
Centenas de barcos participam do Círio Naval
A procissão que reúne mais participantes e desperta mais atenção é a de domingo, popularmente conhecida como Círio de Nazaré, que faz um percurso de 3,9 quilômetros entre a Catedral de Belém e a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, local onde foi encontrada a imagem original de Nossa Senhora de Nazaré.
Celular com o aplicativo Kd a Berlinda, usado para acompanhar o Círio de Nazaré
Todo o percurso da imagem pode ser acompanhado em tempo real através de um aplicativo, o Kd a Berlinda, desenvolvido especialmente pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará e disponibilizado pela 14a. vez para download gratuito em lojas virtuais (Android e iOS), além de poder ser acessado pelo site kdaberlinda.pa.gov.br.
A segurança e o bom atendimento aos participantes são garantidos por uma equipe que chega a aproximadamente 27 mil pessoas, entre voluntários da Guarda de Nazaré, militares e servidores públicos.
Placa de sinalização em estrada usada por romeiros durante o Círio de Nazaré
Os romeiros que chegam a Belém caminhando de cidades de vários pontos do Pará, segundo maior estado do Brasil, contam com placas de sinalização específica para aumentar sua segurança durante a caminhada e com postos onde seus pés recebem curativos e tratamentos.
Atendimento a romeiros durante o Círio de Nazaré
Principal evento do segmento de turismo religioso no Brasil, o Fórum Nacional de Turismo Religioso… Continue lendo
A Festa da Padroeira deve atrair 450 mil fiéis a Aparecida no período de 3… Continue lendo
Especialista em imagens do Padre Cícero, o artesão Everaldo Ferreira está ministrando esta semana um… Continue lendo
Aparecida, o destino de turismo religioso mais visitado do Brasil, pretende passar a cobrar uma… Continue lendo
São José dos Campos, cidade do Vale do Paraíba a 80 km de distância de… Continue lendo
As romarias de Juazeiro do Norte e a Estátua de Padre Cícero, na Colina do… Continue lendo