Em comemoração ao dia em que se lembra o profissional que ajuda a tornar as viagens mais ricas e interessantes, pedimos a Irma Karla, Presidente da Federação Nacional dos Guias de Turismo, que nos enviasse um texto.
Embora não faça referência direta ao turismo religioso, Irma ajuda a entender a importância do trabalho desses profissionais ainda pouco valorizados no Brasil, principalmente no mercado de turismo religioso:
10 de Maio, Dia do Guia de Turismo
Um dia para homenagear os personagens do turismo brasileiro, que tem a responsabilidade de transformar as informações contidas nos livros, revistas e folders em experiências enriquecedoras.
Ser Guia de Turismo, é mais que ter formação e conhecer um lugar, o Guia de Turismo utiliza com exatidão o potencial de sua voz, gestos, movimentos além de todo seu potencial expressivo para atingir a comunicação com os visitantes.
Quando um olhar é direcionado por um Guia de Turismo o cartão postal, ganha novos olhares, pois mesmo sendo um postal dos mais conhecidos o Guia de Turismo consegue mostrar sempre um detalhe que o turista desconhecia.
Conhecer as praias do Nordeste, uma trilha na floresta Amazônica, contemplar as quedas de Foz do Iguaçu, vivenciar a religiosidade, história e eventos culturais, experimentar os cheiros e sabores com a condução de um Guia de Turismo, com certeza é muito mais enriquecedor.
O Guia de Turismo transforma o visitante em expedicionário dos lugares já descobertos, proporcionando-os ao lazer contemplativo, a integração pessoal e o enriquecimento cultural.
A capacidade de transformar as frias letras e imagens de um texto em movimentos… é sem sombra de dúvidas, fazer reviver um personagem da história, dando vida e cor a um prédio, obelisco ou monumento com as narrativas dos fatos que concretizaram a história do lugar.
A Federação Nacional dos Guias de Turismo – FENAGTUR homenageia a todos os Profissionais Guias de Turismo do Brasil, que se dedicam a mostrar o que de mais belo existe em nosso País.Agradecemos pela dedicação, espírito de desprendimento e muito profissionalismo que demonstram ao transformar a cultura, o esporte, o patrimônio histórico cultural e as paisagens naturais do Brasil, em instrumentos de trabalho.
Mas é bom neste momento, alertar a sociedade brasileira que ao planejar uma viagem, é bom fugir das propagandas enganosas e da clandestinidade.
Da mesma forma que se deve evitar o auto medicamento e procurar um médico, também para realizar uma viagem faz-se necessário procurar um profissional capacitado e cadastrado no Ministério do Turismo, que deve ser consultado para orientar, sugerir e elaborar o roteiro, evitando perda de tempo e outros possíveis dissabores.
Viagem + Profissional Credenciado = Sonhos realizados com segurança!Parabéns aos guias de Turismo do Brasil!
Cordialmente,
Irma Karla
Presidente
FENAGTUR
Com o objetivo de passar a atuar de uma maneira ainda mais abrangente e eficaz,… Continue lendo
Os 74 diferentes painéis de mosaicos que decoram a Fachada Sul do Santuário Nacional de… Continue lendo
Para melhor informarem os visitantes de Aparecida a respeito dos detalhes dos mosaicos da Fachada… Continue lendo
Complexa obra artística que abrange 74 diferentes painéis, a Fachada Sul do Santuário Nacional de… Continue lendo
A tradicional Romaria e Festa em honra a Nossa Senhora de Caravaggio, em Canela, na… Continue lendo
A Rota Turística do Caminho das Missões, no noroeste do estado do Rio Grande do… Continue lendo