Padre Omar Raposo durante a sua palestra no Congresso
Com centenas de participantes, presença de autoridades civis e eclesiásticas, uma ampla programação que reuniu especialistas da Europa, da América Latina e do Brasil, bem como marcante engajamento da cidade-sede, a 15ª edição do Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável obteve grande sucesso.
A abertura do evento, no dia 10, evidenciou a importância dada ao turismo religioso no Paraná, com a presença do secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Marcio Nunes, que também representou o Governador do estado; do presidente da Paraná Turismo, Jacob Mehl; de deputados estaduais; do Prefeito e vice-prefeito de Guarapuava, bem como do Bispo da Diocese de Guarapuava, Dom Antônio Wagner da Silva e outras autoridades.
Além de Dom Antônio Wagner da Silva, o Bispo referencial para a Pastoral do Turismo na CNBB Regional Sul 2, Dom João Mamede Filho, também marcou presença e acompanhou toda a programação nos dois dias seguintes, assim como diversos outros sacerdotes do estado.
A cerimônia de abertura foi abrilhantada pela apresentação de um coral formado por alunos em situação de vulnerabilidade das escolas municipais de Guarapuava e pela Orquestra de Câmara da cidade, cujas performances foram aplaudidas de pé pelo numeroso público presente.
Promovido pela Fundação São José de Campo Mourão e organizado pela Prefeitura de Guarapuava, o evento teve como coordenador acadêmico o engenheiro Ruben Moyano, idealizador do Congresso, com o apoio de uma competente equipe técnica.
Durante dois dias dezenas de especialistas da Europa, da América Latina e do Brasil discutiram aspectos do turismo religioso em palestras, workshops e mesas de debates que prenderam a atenção dos participantes.
Entre os países representados estiveram Portugal, Espanha, Argentina, Paraguai, Uruguai, México, Honduras e República Dominicana.
Padre Omar Raposo durante a sua palestra no Congresso
Aproveitando a oportunidade, foi realizada uma reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Turismo Religioso do Paraná, coordenado pelo especialista Pedro Kempe, que também coordenou um espaço de negócios no final do dia 11 de julho.
Representante do México apresenta palestra no Congresso
A programação foi complementada por apresentações musicais e culturais, degustações de pratos típicos, além de visitas às diversas atrações turísticas de Guarapuava.
Vale destacar a participação do Santuário Nacional de Aparecida, que além de uma palestra apresentada pelo seu Diretor de Marketing, Marcos Spalding, ainda esteve presente com um stand na área de exposição do Congresso, onde uma equipe de voluntários de Aparecida atendeu os visitantes e distribuiu farto material informativo.
[irp posts=”15654″ name=”XV Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável foi um sucesso”]
Marcos Spalding, do Santuário Nacional de Aparecida, foi um dos palestrantes do Congresso Internacional de Turismo Religioso
Reflexo do sucesso que vem alcançado e do profissionalismo de seus organizadores, o Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável terá duas edições em 2020, conforme os participantes do evento em Guarapuava ficaram sabendo em primeira mão.
A primeira deverá ser no Rio de Janeiro, no final do mês de março e a segunda será na cidade de Pamplona, na Espanha, no mês de outubro.
Durante o Congresso deste ano diversas cidades apresentaram suas candidaturas para receberem o evento nos próximos anos, evidenciando a grande relevância do evento e sua importância para a divulgação dos destinos de turismo religioso.
Os participantes do XV Congresso foram acolhidos de forma excepcional pela cidade de Guarapuava.
Vale destacar o excepcional trabalho desenvolvido pelo Secretário de Turismo de Guarapuava, Itacir Vezzaro, e sua competente equipe, que conseguiram superar a já tradicional hospitalidade do povo paranaense e transformaram a estada dos participantes do Brasil e do Exterior em uma experiência marcante, numa perfeita conjugação do verbo acolher.
Imagens: Agência de Notícias do Paraná, Tv Paraná, Santiago Cano, Paulo Mosimann e Viagens de Fé
[irp posts=”15386″ name=”Começa hoje o XV Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável”]
[irp posts=”20509″ name=”Romaria de Aparecida é confirmada para Novembro”]
[irp posts=”14976″ name=”Cracóvia recebe 3º Congresso Internacional de Turismo Religioso e Peregrinações”]
[irp posts=”31601″ name=”Aparecida e Canção Nova voltam a ter Operação Romeiro”]
Faltam só 30 dias para o início da 455ª edição da tradicional Festa da Penha,… Continue lendo
O Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, na França, está ampliando a sua estrutura de… Continue lendo
Quem for ao Espírito Santo participar da 455ª edição da Festa da Penha vai poder… Continue lendo
A tradicional Festa da Penha, no Espírito Santo, chega este ano à sua 455ª edição,… Continue lendo
A décima-segunda edição dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso, iniciada hoje no Santuário de Fátima,… Continue lendo
A capital do Rio Grande do Norte vem se destacando pela atenção que vem dedicando… Continue lendo
Este website usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência de navegação. Em nenhuma hipótese os dados coletados são compartilhados com terceiros.