Turismo religioso

Turismo religioso numa perspectiva eclesial

O ano de 2021 está sendo cheio de esperança nos mais diversos campos, apesar da dramática situação da pandemia. Já começamos a ver uma luz no fim do túnel com o crescente numero de imunizados. O turismo, um dos setores mais prejudicados nesse tempo, começa a ganhar impulso e retomar suas atividades. Mas esperamos que a pandemia tenha ajudado o mundo do turismo a retornar mais consciente de seu papel na sociedade, cuidado da casa comum e promovendo a fraternidade.

Nesse sentido a Pastoral do Turismo (PASTUR) entra na dinâmica da Igreja e envolve-se na preparação da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe. Oportunidade de tirar da estante de livros lidos o Documento da V Conferência Geral do CELAM e revigorar nossa missão inspirados no tema da Assembleia Eclesial “Somos todos Discípulos Missionários em saída” nesse horizonte estaremos em breve lançando o marco histórico e pastoral da PASTUR no Brasil, para que nossa saída missionária seja mais coerente e em comunhão.

A Assembleia irá acontecer no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, um dos maiores centros de peregrinação do mundo e portanto um dos destinos do turismo religioso.

Uma excelente oportunidade para pensar o Turismo Religioso como caminho de evangelização e, portanto, de promoção da vida. A reflexão deve acontecer a partir da Igreja, num olhar que alcance todas as realidades do mundo do turismo, pois “não há realidade alguma verdadeiramente humana que não encontre eco no coração da Igreja” (GS 1).

Importante salientar que o turismo religioso numa perspectiva eclesial deve seguir as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2019 a 2023) que tomando por base os quatro pilares, preocupa-se com o ser humano tocado pelo turismo – turistas, trabalhadores do turismo e comunidades receptoras – e com a preservação do patrimônio ambiental e cultural em primeiro lugar.

Duas instâncias são chanceladas para levar a cabo a articulação do pensar e agir eclesial no que tange o turismo religioso.

Por um lado, a Pastoral do Turismo. Seus agentes devem estar integrados na Pastoral Orgânica da CNBB, buscando evangelizar com novos métodos e novas expressões as pessoas envolvidas na prática do turismo, tanto aquelas que se deslocam pelos mais variados motivos, como as que estão envolvidas em todo processo. A missão da Igreja nesse âmbito consiste, justamente, em dar um rosto humano e valores cristãos ao Turismo.

A PASTUR quer estreitar laços e promover ações com a Pastoral dos Santuários e Romarias, através do Conselho de Reitores de Santuário do Brasil, a principal instância aglutinadora do que é pensado e executado no âmbito do turismo religioso no Brasil.

PASTUR e Conselho de Reitores são, assim, os braços da Igreja no Brasil, sob a chancela da CNBB, que abraçam o imenso horizonte dos peregrinos, profissionais do turismo e comunidades acolhedoras para aprimorar o turismo religioso como uma oportunidade de encontro com Deus e com o irmãos.

Escutar a voz da Igreja através das instâncias articuladoras propostas pelos pastores, rezar, pensar e promover o Turismo Religioso e, para além do específico, o turismo como um todo numa dimensão humanizante e humanizadora, para anunciar Jesus Cristo em todas as realidades, deve ser a decisão de todo cristão batizado. Caminhando juntos, em chave sinodal, sigamos, na história, rumo ao Santuário definitivo, a Jerusalém Celeste.

Dom Irineu Roman
Arcebispo de Santarém (Pará)
Bispo Referencial da Pastoral do Turismo (Pastur)

Compartilhe

Notícias recentes

Congresso Internacional de Turismo Religioso começa hoje no Uruguai

Congresso Internacional de Turismo Religioso começa hoje no Uruguai

Começa hoje a 17ª edição do Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável, que continua… Continue lendo

JMJ Lisboa 2023 volta a ser destaque nos Workshops de Turismo Religioso de Fátima

JMJ Lisboa 2023 volta a ser destaque nos Workshops de Turismo Religioso de Fátima

De longe o mais significativo evento católico, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023… Continue lendo

Congresso Internacional de Turismo Religioso tem inscrições gratuitas até 19/5

Congresso Internacional de Turismo Religioso tem inscrições gratuitas até 19/5

O Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável, que acontece de 9 a 11 de… Continue lendo

Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável chega ao Uruguai

Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável chega ao Uruguai

A  cidade de Paysandú, no Uruguai, será a sede da 17ª edição do consagrado Congresso… Continue lendo

Rota das Catedrais mostra que turismo religioso pode ser feito de bicicleta

Rota das Catedrais mostra que turismo religioso pode ser feito de bicicleta

Dá pra se fazer turismo religioso de bicicleta? Há vários exemplos que mostram que sim,… Continue lendo

Jordânia é o Destino Convidado dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso

Jordânia é o Destino Convidado dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso

A Jordânia, destino de turismo religioso que foi palco de muitas das passagens que constam… Continue lendo

Pin It on Pinterest

Share This