O Santuário Nacional passou a adotar novas técnicas para estimular o turismo religioso, realizando sua primeira viagem de familiarização (fam trip) para profissionais, formadores de opinião e representantes de algumas das principais entidades de turismo e eventos.
Durante os dias 18 e 19 de abril, os participantes fizeram visitas técnicas ao ao Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, ao hotel Rainha do Brasil, onde também ficaram hospedados, assim como uma visita monitorada ao Santuário Nacional.
Atrações como o Museu Nossa Senhora Aparecida, o Memorial da Devoção e os Bondinhos Aéreos também fizeram parte do itinerário da fam trip.
Conhecidas como fam trips ou fam tours, as viagens de familiarização são organizadas por destinos ou atrações de turismo para permitir que profissionais os conheçam melhor e, assim, gerem aumentos do volume de visitantes encaminhados por esses profissionais.
No caso de Aparecida, além do destino e suas atrações, foram foco da fam trip também o Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida e o hotel Rainha do Brasil.
Um outro tipo de viagem de familiarização são as “press trips“, que buscam apresentar destinos, atrações e serviços turísticos para jornalistas, gerando divulgação nos respectivos veículos de comunicação e atingindo dessa maneira os respectivos leitores.
Segundo a equipe responsável pela organização dessa primeira fam trip, como principal destino de peregrinação do Brasil, o Santuário Nacional tem potencial para abrigar eventos de diversos segmentos nos espaços do Centro de Eventos, do hotel Rainha do Brasil e da Cidade do Romeiro.
Iniciativa merece destaque
A iniciativa do Santuário Nacional adotando esse tipo de ferramenta de Marketing merece destaque e deveria ser seguida por outros polos de turismo religioso de todo o Brasil.
Quanto mais profissionais-chave de turismo, formadores de opinião, multiplicadores e jornalistas conhecerem com maior detalhe esses destinos e atrações, melhor para esses destinos e atrações, bem como para o turismo religioso como um todo.
Infelizmente, para a maioria dos nossos estados, cidades e regiões, o turismo religioso raramente é considerado como produto turístico capaz de gerar inúmeros benefícios.
Além de ser um pooderoso instrumento de evangelização, o turismo religioso ajuda a preservar o patrimônio religioso, a aumentar a arrecadação de impostos, a geração de renda e a criação de novos negócios, entre outros benefícios.
Parabéns à equipe do Santuário Nacional pela iniciativa de realização dessa primeira fam trip! Que essa seja apenas a primeira de muitas.
O Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, situado na pequena cidade de Lourdes, no sul… Continue lendo
O volume de grupos de peregrinação do Brasil que visitaram o Santuário de Nossa Senhora… Continue lendo
O Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, na pequena cidade francesa de Lourdes, passa a… Continue lendo
A sede da comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista, SP, recebe neste final de semana… Continue lendo
Neste domingo, dia 11 de fevereiro, o Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, na França,… Continue lendo
A partir deste mês, o estado da Paraíba ganha uma nova opção de turismo religioso,… Continue lendo