Se antigamente fotografar os lugares visitados ou ser fotografado neles não era uma atividade para todos, pois câmeras fotográficas, filmes e revelação acabavam ficando caro, atualmente isso se tornou praticamente obrigatório graças à proliferação de celulares e smartphones como boas câmeras e à adoção generalizada das redes sociais.
Em Lourdes, a pequena cidade na região dos Montes Pirineus, no sudoeste da França, onde Nossa Senhora apareceu 18 vezes para Santa Bernadette Soubirous, o que não faltam são lugares bonitos para fotografar ou para ser fotografado.
O destaque, é claro, fica para o belíssimo Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, que ficou famoso no mundo inteiro como local de ocorrência de curas milagrosas, atraindo mais de cinco milhões de visitantes todos os anos.
Confira oito lugares imperdíveis para fotografar ou para ser fotografado no Santuário de Lourdes:
Local das aparições de Nossa Senhora a Bernadette Soubirous, a Gruta de Massabielle, hoje mais conhecida como Gruta das Aparições, é o local mais visitado do Santuário de Lourdes e excelente para se fotografar.
É na Gruta que fica a imagem original de Nossa Senhora de Lourdes, que também garante fotos marcantes para lembrar a sua visita e compartilhar com a família e os amigos.
Embora a imagem esteja a três metros de altura, no mesmo nicho da Gruta de Massabielle onde Santa Bernadette viu Nossa Senhora, é possivel fazer ótimas fotos mesmo com smartphones.
Ainda dentro da Gruta, a fonte de água revelada por Nossa Senhora a Santa Bernadette Soubirous proporciona oportunidade para boas fotos.
Belíssima, a Basílica de Nossa Senhora do Rosário é a mais visitada das três do Santuário de Lourdes e proporciona ótimas fotos tanto na parte interna quanto na parte externa.
Na parte externa, os melhores ângulos são de frente (tanto de perto quanto de longe) e da lateral direita.
Detalhes, como a imagem de Nossa Senhora do Rosário com o Menino Jesus no tímpano sobre a porta principal da Basílica, também rendem ótimas fotos.
Esse também é o caso das capelas decoradas com belos mosaicos, que ficam no lado esquerdo da frente da Basílica, como mostra a imagem acima da capela dedicada a Santa Bernadette Soubirous.
À noite, a esplanada em frente da Basílica é iluminada pela procissão à luz de velas, que costuma render ótimas fotos mesmo usando equipamentos com poucos recursos.
Os belos e coloridos mosaicos que enfeitam a fachada da Basílica do Rosário foram criados pelo padre Marko Ivan Rupnik, considerado principal artista sacro da atualidade.
Eles estão dispostos em diversos painéis horizontais e verticais posicionados entre as duas escadas que levam à Basílica da Imaculada Conceição, do lado esquerdo e direito da fachada.
Os mosaicos representam os Mistérios Luminosos do Rosário e foram adicionados à fachada em 2007.
Além das fotos frontais e em ângulo da Basílica de Nossa Senhora do Rosário e sua fachada, ela e a Basílica da Imaculada Conceição, que são as mais antigas do Santuário de Lourdes, oferecem excelentes oportunidades para fotos.
A área próxima da Gruta das Aparições e das bicas da famosa água da fonte revelada por Nossa Senhora, na margem esquerda do rio Gave de Pau, é um bom lugar para se fotografar as duas Basílicas.
Outra ótima opção para fotos é do outro lado do rio, que pode ser atravessado por várias pontes e também oferece ótimos lugares para se fotografar, tanto antes das Basílicas (como na foto acima), quanto depois (como na foto abaixo).
Situada no centro de um pequeno jardim localizado bem em frente da Basílica do Rosário, para a qual está voltada, a estátua proporciona um ótimo fundo para se fotografar.
Belíssima pelo lado interno, a cúpula da Basílica de Nossa Senhora do Rosário tem no seu lado externo uma enorme coroa dourada encimada por uma cruz.
Quem sobe as duas rampas laterais em direção à Basílica da Imaculada Conceição, que fica um nível acima da do Rosário, passa junto a essa coroa dourada, que permite compor fotografias muito interessantes, como no caso desta acima, que mostra a Procissão Eucarística e o centro da cidade.
Considerada a entrada monumental do Santuário de Lourdes, a porta de Saint-Michel homenageia São Miguel Arcanjo, cujas imagens guardam os dois lados do portão.
Se posicionando em frente a ela, é possível mostrar no fundo da imagem as Basílicas de Nossa Senhora do Rosário e da Imaculada Conceição.
Com figuras em tamanho real criadas em ferro fundido dourado, esta bela Via Crucis fica no morro situado do lado esquerdo do Santuário de Lourdes e proporciona fotos excelentes e coloridas.
O Santuário ainda oferece uma outra Via Crucis em terreno plano, na margem direita do rio Gave de Pau.
Em resumo: estas são apenas oito sugestões de lugares no Santuário de Lourdes que podem render imagens bonitas e interessantes para você ter como lembrança da viagem e compartilhar com parentes e amigos.
Com certeza você vai descobrir muitos outros assim que começar a explorar Lourdes, seu Santuário e a região.
Com o objetivo de passar a atuar de uma maneira ainda mais abrangente e eficaz,… Continue lendo
Os 74 diferentes painéis de mosaicos que decoram a Fachada Sul do Santuário Nacional de… Continue lendo
Para melhor informarem os visitantes de Aparecida a respeito dos detalhes dos mosaicos da Fachada… Continue lendo
Complexa obra artística que abrange 74 diferentes painéis, a Fachada Sul do Santuário Nacional de… Continue lendo
A tradicional Romaria e Festa em honra a Nossa Senhora de Caravaggio, em Canela, na… Continue lendo
A Rota Turística do Caminho das Missões, no noroeste do estado do Rio Grande do… Continue lendo
Este website usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência de navegação. Em nenhuma hipótese os dados coletados são compartilhados com terceiros.