O Santuário de Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, cidade vizinha a Belo Horizonte, é considerado um dos mais importantes destinos de turismo religioso do estado de Minas Gerais.

O Santuário atrai peregrinos desde o século XVIII, quando os portugueses Antônio da Silva Bracarena e Irmão Lourenço construíram um eremitério e uma igreja dedicada a Nossa Senhora da Piedade, no alto da montanha, a 1.746 metros de altitude.

Mostrando a disposição do estado de investir em turismo religioso, o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, assinou um decreto declarando Atrativo Turístico de Especial Relevância o conjunto paisagístico, artístico e cultural do Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A expectativa é de que o título aumente a visibilidade do local, além de fomentar o turismo e atrair recursos, gerando mais empregos de qualidade, mais cultura e mais renda para os mineiros.

O decreto prevê a adoção de políticas públicas como a preservação da biodiversidade do entorno do Santuário. Este é o primeiro atrativo de Estado considerado de Especial Relevância.

O ato coincidiu com a celebração dos 52 anos da proclamação de Nossa Senhora da Piedade como Padroeira de Minas Gerais e foi destacado pelo governador como importante ação de preservação do conjunto religioso, histórico e cultural da Serra da Piedade.

“Ao fazer esta declaração, estamos determinando às áreas de governo que realize ações voltadas para as grandes potencialidades que temos, não só no turismo religioso, mas, de todo esse acervo que é único”, destacou Anastasia.

A Serra da Piedade é um dos maiores patrimônios de Minas Gerais e do Brasil pela sua beleza física, pelo seu significado religioso, histórico e cultural”, complementou.

Tenho certeza de que estamos, em fidelidade ao passado e a muitos personagens, abrindo um horizonte cada vez largo, de modo que o futuro religioso, turístico e cultural de Minas Gerais possa ganhar mais espaço e grandes incentivos”, complementou o arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor de Azevedo.
 

Santuário de Nossa Senhora da Piedade
Santuário de Nossa Senhora da Piedade em Caeté, Minas Gerais
  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter

O Santuário de Nossa Senhora da Piedade em Caeté, Minas Gerais

 
Caeté é um dos municípios eleitos pela Secretaria de Turismo de Minas Gerais como destino indutor do desenvolvimento turístico regional, devido à importância do turismo religioso.

Recentemente, numa votação popular pela internet, para escolha das Sete Maravilhas da Estrada Real, a Serra da Piedade foi premiada como hors-concours.

O Conjunto Arquitetônico e Paisagístico foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 1956, e pelo Estado em 1989, que o declarou como Monumento Natural e Cultural de Minas Gerais, e pelo município de Caeté, em 2001.

Uma lei estadual de 2004 definiu os limites da Área de Proteção Ambiental da Serra da Piedade.

Em 2005, a Unesco entregou o título de “reserva da biosfera” ao trecho mineiro do maciço da Serra do Espinhaço, que inclui a Serra da Piedade.

Em maio de 2006, o governador Aécio Neves homologou a extensão do tombamento do Conjunto Paisagístico da Serra da Piedade nos municípios de Caeté e Sabará, que foi aprovado pelo Iphan em 2010.

Mais infraestrutura

Santuário de Nossa Senhora da Piedade em Caeté, Minas Gerais
  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter

O governador anunciou que a empresa elétrica do estado, Cemig, vai iluminar o portal de entrada e o alto da Serra da Piedade, além de eletrificar a bomba d´água instalada junto a uma nascente ao pé da Serra para regular o abastecimento no topo do Santuário.

Ele destacou a importância de investimentos em infraestrutura para o estímulo e segurança dos visitantes e anunciou que  pretende fazer a iluminação do trecho da estrada municipal que liga a rodovia ao topo da Serra, juntamente com a prefeitura de Caeté, em 2013 .

Visite o site do  Santuário de Nossa Senhora da Piedade para saber mais sobre esse importante atrativo de turismo religioso: www.santuarionsdapiedade.org.br