Destaques

Santuário de Lourdes reabre a Gruta das Aparições ao público

A Gruta das Aparições, considerada o coração do Santuário de Lourdes, na França, será reaberta aos peregrinos  a partir do meio dia desta sexta-feira, 11 de fevereiro, dia consagrado a Nossa Senhora de Lourdes e também Dia Mundial do Enfermo.

A Gruta, onde Nossa Senhora apareceu dezoito vezes para a jovem Bernadette Soubirous, ficou dois anos fechada ao público em função dos cuidados exigidos pela pandemia de coronavírus.

Durante esse período, os peregrinos só podiam participar da celebração das missas e da oração do Rosário, mas mantendo o distanciamento social e sem poder se aproximar muito da Gruta.

Casal de peregrinos repete o tradicional gesto de tocar a rocha da Gruta das Aparições

Uma das tradições mais populares dos fiéis que visitam o Santuário de Lourdes é de tocar a rocha da Gruta das Aparições e fazer suas orações aos pés da imagem original de Nossa Senhora de Lourdes, que ocupa o mesmo local onde a Virgem Maria foi vista pela jovem Bernadette, mais tarde canonizada como Santa Bernadette.

É na Gruta das Aparições que fica também a fonte de água descoberta por Santa Bernadette após a Virgem Maria ter lhe pedido que fosse se lavar e beber. 

Fonte da água revelada a Santa Bernadette na Gruta das Aparições

O gesto de beber da água dessa fonte é mais uma tradição cumprida por todos os peregrinos que vão ao Santuário de Lourdes.

A água dessa fonte alcançou fama mundial a partir de muitas curas inexplicáveis ocorridas já a partir das aparições, a ponto de transformar o Santuário de Lourdes em sinônimo de local de curas e bênçãos para doentes do mundo todo e suas famílias.

Mais de 70 curas consideradas cientificamente inexplicáveis já foram oficialmente registradas até hoje pelos médicos do mundo todo que assessoram o exigente Escritório Médico do Santuário de Lourdes.

Melhorias permitem relaxamento de medidas

Com a melhoria da situação de saúde pública na França, o Santuário de Lourdes tem condições de ir retomando aos poucos as suas atividades, mas mantendo muitas das medidas de proteção introduzidas desde o início da pandemia.

Isso significa que pata visitar o Santuário de Lourdes os peregrinos continuam tendo de respeitar muitas medidas, como o uso permanente de máscaras de proteção.

Para poder visitar a Gruta das Aparições é necessário ainda que cada visitante desinfete antes as mãos, mesmo que não pretenda tocar na rocha.

O trem noturno Paris-Lourdes está de volta

Outra boa notícia para quem pretende visitar o Santuário de Lourdes é a volta do trem noturno fazendo a ligação Paris-Lourdes. 

Desde dezembro de 2021 já é possível ir de Paris a Lourdes aproveitando o trem noturno, que oferece passagens a partir de 19 euros.

As composições saem da estação Paris Austerlitz às 21h14 de segunda a sexta-feira e às 21h51 aos sábados e domingos, chegando na estação localizada no centro de Lourdes sempre às 7h43.

 

Compartilhe

Notícias recentes

Santuário de Lourdes oficializa programação em Português

O Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, situado na pequena cidade de Lourdes, no sul… Continue lendo

Peregrinações do Brasil para o Santuário de Lourdes crescem mais de 400%

O volume de grupos de peregrinação do Brasil que visitaram o Santuário de Nossa Senhora… Continue lendo

Santuário de Lourdes tem novidades para quem fala Português

O Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, na pequena cidade francesa de Lourdes, passa a… Continue lendo

Canção Nova tem nova edição da Festa da Misericórdia neste final de semana

A sede da comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista, SP, recebe neste final de semana… Continue lendo

Santuário de Lourdes terá Rosário em Português domingo, dia 11 de fevereiro

Neste domingo, dia 11 de fevereiro, o Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, na França,… Continue lendo

Paraíba ganha roteiro Caminhos da Paixão

A partir deste mês, o estado da Paraíba ganha uma nova opção de turismo religioso,… Continue lendo

Este website usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência de navegação. Em nenhuma hipótese os dados coletados são compartilhados com terceiros.