Brasil

Rota das Catedrais mostra que turismo religioso pode ser feito de bicicleta

Dá pra se fazer turismo religioso de bicicleta? Há vários exemplos que mostram que sim, tanto no Brasil quanto no Exterior. Por aqui, por exemplo, é comum se peregrinar a Aparecida ou percorrer a Rota do Rosário, no Paraná, pedalando um bicicleta. E no Exterior, o famoso Caminho de Santiago é um dos muitos que podem ser percorridos por peregrinos em bicicletas.

No dia 21 de maio, um sábado, 1,2 mil ciclistas, de várias cidades do Brasil, vão mostrar um outro modo de fazer turismo religioso, participando do evento Rota das Catedrais, um passeio pelos 120 km que ligam as catedrais de Londrina e Maringá, no Paraná.

Percorrer a Rota das Catedrais significa muito mais do que só pedalar, se exercitar ou ir de uma cidade à outra. Além das paisagens, que principalmente os 90 km de estradas rurais reservam, o trajeto reserva paisagens rurais únicas e recheadas de histórias.

Oito igrejas e duas catedrais

Catedral de Londrina, Paraná

Por morros, vales, trilhas e subidas de tirar o fôlego, os participantes vão interagir com oito igrejinhas que contam muito sobre a imigração e a colonização do norte do Paraná.

Em cada uma delas haverá pontos de abastecimento justamente para que todos possam ter minutos de contemplação e consigam sentir a vivência dos lugares que refletem o passado colonial.

Muitas pessoas que ainda vivem por lá carregam a recordação dos tempos áureos da cultura cafeeira, e a arquitetura dos povoados expõe a simplicidade das comunidades em busca do progresso.

Além disso, o trajeto começa na catedral de Londrina e termina na marcante Catedral Metropolitana Basílica Menor Nossa Senhora da Glória, em Maringá, por isso o nome dado ao evento de Rota das Catedrais.

O roteiro da Rota das Catedrais

Catedral Metropolitana e Basílica de Nossa Senhora da Glória, em Maringá

Saindo da catedral de Londrina, a primeira capela ao longo do percurso da Rota das Catedrais é a Nossa Senhora de Lourdes, localizada em Colônia Lorena, em Cambé, construída há 55 anos.

A segunda é a Capela Santo Antônio, construída em madeira em 1955 no patrimônio Caramuru, na divisa entre Cambé e Rolândia, e só depois reconstruída com tijolos.

A capela São João Batista, de madeira, é uma das mais belas da Rota, fica no Campinho, em Arapongas, na estrada para Sabáudia, e é uma réplica da primeira igreja matriz de Arapongas, construída em 1938.

A primeira capela de Sabáudia no percurso é a Nossa Senhora do Monte Carmo, localizada no km 21 na Estrada do Bom Progresso. É a primeira ma descida dos paralelepípedos, construída em 1973.

A quinta igreja na qual os participantes da Rota das Catedrais passarão é a Santa Luzia que fica na Vila Vitória, também em Sabáudia, assim como a sexta igreja, a capela Santo Antônio, situada na Vila Progresso.

Por volta do km 70 um lindo cenário rural às margens do rio Pirapó, no Vilarejo do Pau D’Alho, que divide os municípios de Sabáudia e Mandaguari, marca a localização da Igreja Presbiteriana Pau D’Alho.

A capela Sagrada Família é a oitava igreja no percurso. A igreja atual de alvenaria construída em 1964 é um belo monumento que remonta aos tempos áureos do café na região. Está localizada na Estrada do Alegre, km 14, patrimônio Belém, e vem sendo restaurada pela comunidade local.

A largada será às 7 horas da Catedral Metropolitana de Londrina, com chegada prevista para até 17h30 na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória, em Maringá, onde será montada uma estrutura para receber os atletas e familiares, com equipes de apoio e espaço de gastronomia e convivência.

Serviço

Evento: Rota das Catedrais
Data: : 21 de maio de 2022 (sábado)
Largada/Concentração: Catedral Metropolitana de Londrina/PR
Horário da Concentração: 5h30
Horário da Largada: 7h
Local Chegada/Arena: Estacionamento da Catedral de Maringá
Horário final para receber os participantes na Arena do Evento em Maringá: até às 17h30

 

Receba grátis as nossas novidades!

Receba gratuitamente por e-mail todas as nossas reportagens e artigos mais recentes.

Para se cadastrar, basta digitar abaixo o seu nome e o seu endereço de e-mail.

Obrigado! O seus dados foram cadastrados com sucesso,. Em breve você começará a receber as nossas atualizações.

Compartilhe

Notícias recentes

Congresso Internacional de Turismo Religioso começa hoje no Uruguai

Começa hoje a 17ª edição do Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável, que continua… Continue lendo

JMJ Lisboa 2023 volta a ser destaque nos Workshops de Turismo Religioso de Fátima

De longe o mais significativo evento católico, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023… Continue lendo

Congresso Internacional de Turismo Religioso tem inscrições gratuitas até 19/5

O Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável, que acontece de 9 a 11 de… Continue lendo

Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável chega ao Uruguai

A  cidade de Paysandú, no Uruguai, será a sede da 17ª edição do consagrado Congresso… Continue lendo

Jordânia é o Destino Convidado dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso

A Jordânia, destino de turismo religioso que foi palco de muitas das passagens que constam… Continue lendo

Salvador melhora acolhimento a turistas com sinalização de atrativos de turismo religioso

A Secretária de Turismo do Estado da Bahia, atendendo ao apelo da Pastoral do Turismo… Continue lendo