page contents
Assuntos: Brasil

Peregrinos caminham seguindo os passos de São José de Anchieta

Trecho do do roteiro de turismo religioso Os Passos de Anchieta, no Espírito Santo.

Um dos locais por onde passa o roteiro Os Passos de Anchieta


Milhares de peregrinos participam nesta semana do roteiro de turismo religioso “Os Passos de Anchieta”, no Espírito Santo.
Percorrendo uma distância de 100 quilômetros, ele resgata o caminho percorrido por São José de Anchieta nos seus últimos anos de vida.
A caminhada dura cinco dias deste Vitória até a cidade de Anchieta, ao longo da exuberante paisagem do litoral do Espírito Santo.
O roteiro é repleto de atrativos naturais e históricos na trilha que ficou conhecido pelo símbolo das pegadas na areia da praia deixadas pelo religioso espanhol.
Em Vitória, então chamada de Vila de Nossa Senhora da Vitória, o padre José de Anchieta era responsável pelo colégio jesuíta, local que hoje é o Palácio Anchieta, sede do governo do estado.
O religioso morava entre os nativos na aldeia indígena da Vila de Rerigtiba, atual cidade histórica de Anchieta.
Daí os deslocamentos frequentes que há 20 anos inspiraram a criação do roteiro “Os Passos de Anchieta”, que também ficou conhecido como “caminho das 14 léguas”.
A história é revivida por turistas de todas as partes do Brasil que fazem o percurso de quinta-feira, dia 15 de junho, até domingo, dia 18.
Caminhada “Os Passos de Anchieta”


Caminhada Os Passos de Anchieta, opção de turismo religioso no Espírito Santo

Os participantes de Os Passos de Anchieta percorrem belas paisagens pelo litoral capixaba


Atualmente na sua vigésima edição, a caminhada promovida pela Associação Brasileira dos Amigos dos Passos de Anchieta (ABAPA) é anual e tem seu início sempre no feriado nacional de Corpus Christi.
O evento reúne entre quatro e cinco mil participantes e conta com infraestrutura e apoio público de colaboradores como Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, além de suporte médico e logística de atendimento, alimentação e hospedagem da população flutuante nas cidades de pernoite.
Um dos destaques é o cuidado com a saúde dos peregrinos: cada trecho da caminhada começa com exercícios de aquecimento. O número de peregrinos que concluem a travessia passa das três mil pessoas.
Emoções, sentimentos e lembranças se alternam com os belos cenários e o constante contato com a natureza: praias e trilhas emolduradas pela exuberante Mata Atlântica, além de vilas e cidades históricas fundadas pelos jesuítas.
A caminhada proporciona atividade física, autoconhecimento, o prazer de apreciar a natureza, além de enriquecer a experiência do participante com conhecimento da cultura e história da região.
Roteiro da caminhada Os Passos de Anchieta


As praias capixabas são uma das atrações da caminhada Os Passos de Anchieta, opção de turismo religioso no Espírito Santo

As praias do Espírito Santo fazem parte do trajeto da caminhada


No primeiro dia, entre a Catedral de Vitória e Barra do Jucu, em Vila Velha, são percorridos 25 km. No percurso, a principal atração é o Convento da Penha, em Vila Velha, tradicional local de peregrinação e marco da colonização capixaba.
O segundo dia, com 28 km, vai até Setiba, em Guarapari, reduto de surf e canoagem em onda.
O penúltimo dia de caminhada, um trecho de 24 km, vai até Meaípe, ainda em Guarapari, badalado destino turístico capixaba.
De lá, o trecho final, que tem 23 km, segue até a escadaria do Santuário de Anchieta, ponto de chegada do roteiro “Os Passos de Anchieta”. Esse santuário foi erguido pelo padre José de Anchieta com a ajuda dos índios tupis em 1597, seu último ano de vida.
Para mais informações, consulte o site da ABAPA – Associação Brasileira dos Amigos dos Passos de Anchieta: www.abapa.org.br
Compartilhe

Matérias recentes

Falta uma semana para 6a Romaria de Profissionais de Turismo em Aparecida

Falta uma semana para 6a Romaria de Profissionais de Turismo em Aparecida

  Falta só uma semana para o início da sexta edição da Romaria Nacional dos Profissionais de Turismo a Aparecida,… Continue lendo

20 de setembro de 2019
Canonização de Irmã Dulce deve dar novo impulso ao turismo religioso na Bahia

Canonização de Irmã Dulce deve dar novo impulso ao turismo religioso na Bahia

  No próximo dia 13 de outubro, Irmã Dulce deixa de ser beata e passa a ser reconhecida como santa… Continue lendo

13 de setembro de 2019
Fórum de Turismo e Espiritualidade acontece no dia 18 em São Paulo

Fórum de Turismo e Espiritualidade acontece no dia 18 em São Paulo

Um novo evento focado no turismo religioso e espiritual promete ser o foco das atenções dos profissionais do segmento na… Continue lendo

11 de setembro de 2019
Aparecida ganha ônibus turístico entre o Santuário Nacional e o de Frei Galvão. em Guaratinguetá

Aparecida ganha ônibus turístico entre o Santuário Nacional e o de Frei Galvão. em Guaratinguetá

  A partir de agora quem visita Aparecida passa a contar com mais uma opção para conhecer os principais pontos… Continue lendo

10 de setembro de 2019
Aparecida deve receber 300 mil devotos durante o feriado da Independência

Aparecida deve receber 300 mil devotos durante o feriado da Independência

  Último feriado nacional antes das comemorações da Padroeira do Brasil, em 12 de outubro, o feriado da Independência deve… Continue lendo

6 de setembro de 2019
Rota da Luz: saiba onde carimbar o seu passaporte eletrônico

Rota da Luz: saiba onde carimbar o seu passaporte eletrônico

  Quem vai fazer a peregrinação à pé até Aparecida pela Rota da Luz SP e deseja ter um comprovante… Continue lendo

6 de setembro de 2019