Destaques

Papa Francisco prolonga a indulgência plenária em Santiago de Compostela

Este ano as cerimônias de abertura da Porta Santa da Catedral de Santiago de Compostela, na Espanha, que dão início ao Ano Santo Jacobeu, incluíram o anúncio de uma importante novidade.

Excepcionalmente, em função das dificuldades decorrentes da pandemia de coronavírus, o Papa Francisco estendeu o período de obtenção da tradicional indulgência plenária por mais um ano.

Dessa forma, os peregrinos poderão obter a indulgência plenária até o final de 2022, em vez só até 31 de dezembro de 2021.

Como os Anos Santos são os que costumam atrair o maior número de peregrinos ao Caminho de Santiago, de forma que a extensão concedida excepcionalmente pelo Papa Francisco, a influência negativa da pandemia sobre o turismo religioso poderá ser mitigada.

Ano Santo Jacobeu

Imagem do apóstolo São Tiago no altar-mór da Catedral de Santiago

O tradicional Ano Santo Jacobeu teve início na tarde do dia 31 de dezembro de 2020, com a abertura da Porta Santa da Catedral de Santiago de Compostela.

Essa abertura é uma cerimônia centenária em que a parede que obstrui a porta, impedindo a entrada dos peregrinos, é derrubada após ser simbolicamente “quebrada” com o uso de um martelo cerimonial.

Também conhecida como Porta do Perdão, a Porta Santa está localizada na parte traseira da Catedral, voltada para a Praça de Quintana e permanece aberta durante todo o Ano Santo Jacobeu, voltando a ser fechada no final desse período.

Marca do Ano Jacobeu em Santiago de Compostela

O Ano Santo Jacobeu ou Ano Jubilar Compostelano é um tempo em que a Igreja concede indugência plenária aos fiéis, em imitação do que a Bíblia diz do ano jubilar dos israelitas, que a cada 7 anos tinham um Ano Sabático, durante o qual quem houvesse vendido suas terras por necessidade as recuperava e os escravos adquiriam liberdade. A cada 50 anos era o comemorado o Ano do Jubileu (Lv, 25).

No Evangelho de São Lucas, Jesus diz que vem anunciar um ano da graça do Senhor (Lc, 4:16) e a Catedral de Santiago de Compostela, com o seu Ano Santo, concede também um ano especial de graça.

Comemora-se um Ano Santo Compostelano quando o dia 25 de julho, quando se lembra o Martírio de São Tiago, cai num domingo.

Sua origem data de 1122, com o Papa Calisto II, posteriormente confirmada pelo Papa Alexandre III na Bula “Regis aeterni” de 1179, conferindo-lhe perpetuidade.

Como obter a indulgência plenária no Ano Santo Jacobeu

Detalhe da fachada da Catedral de Santiago de Compostela

A indulgência plenária é o perdão completo de todos os pecados cometidos desde o batismo e para obtê-la durante o Ano Santo, os peregrinos devem:

  • Visitar a Catedral de Santiago de Compostela e o túmulo do Apóstolo São Tiago, fazendo uma oração (por exemplo, o Pai Nosso ou o Credo) e rezando pelas intenções do Papa.
  • Receber os sacramentos da confissão (pode ser 15 dias antes ou depois da visita) e da Sagrada Comunhão.

A indulgência também pode ser recebida na intenção de um falecido.

Embora a tradicão mande que durante o Ano Santo Jacobeu os peregrinos entrem na Catedral de Santiago de Compostela pela Porta Santa, isso não é obrigatório para obter a indulgência plenária, assim como não é obrigatório ter percorrido qualquer das rotas do tradicional Caminho de Santiago.

Receba grátis as nossas novidades!

Receba gratuitamente por e-mail todas as nossas reportagens e artigos mais recentes.

Para se cadastrar, basta digitar abaixo o seu nome e o seu endereço de e-mail.

Obrigado! O seus dados foram cadastrados com sucesso,. Em breve você começará a receber as nossas atualizações.

Compartilhe

Notícias recentes

Congresso Internacional de Turismo Religioso começa nesta quarta-feira

Começa nesta quarta-feira, 22 de setembro, a décima-sexta edição do Congresso Internacional de Turismo Religioso… Continue lendo

Congresso Internacional de Turismo Religioso: participe gratuitamente

A Viagens de Fé está oferecendo uma vantagem exclusiva para os seus leitores: uma inscrição… Continue lendo

Diretora de Turismo de Navarra destaca importância do turismo religioso

Qual é a importância do turismo religioso na Espanha, um dos países mais visitados de… Continue lendo

Canção Nova recebe Encontro anual do “Terço dos Homens”

A comunidade católica Canção Mova, em Cachoeira Paulista, recebe nos dias 10, 11 e 12… Continue lendo

Santuário de Aparecida amplia sua estrutura hoteleira

O Santuário Nacional de Aparecida, que já operava o bem avaliado hotel Rainha do Brasil,… Continue lendo

Festa do Círio de Nazaré volta a ser realizada sem público

Pelo segundo ano seguido a tradicional Festa do Círio de Nazaré, em Belém, será realizada… Continue lendo