
O Papa Francisco inaugurou na semana passada um monumento a Nossa Senhora Aparecida nos jardins do Vaticano, passando a integrar um espaço dedicado à memória da Virgem Maria, sob seus mais diversos títulos.
O pontífice, que surpreendeu os presentes com sua presença, abençoou o monumento e expressou seu apreço com a devoção a Nossa Senhora Aparecida.

A inauguração no Vaticano antecipa a comemoração dos 300 anos do encontro da imagem de Nessa Senhora Aparecida nas águas do Rio Paraíba do Sul, que acontecerá em 2017.
A iniciativa da instalação do monumento partiu do Santuário Nacional e foi articulada pela Arquidiocese de Aparecida e pela Embaixada Brasileira no Vaticano.
Monumento terá réplica em Aparecida

Com a imagem da Padroeira do Brasil fundida em bronze com acabamento dourado como parte focal, o monumento tem na base uma canoa, da qual parte uma moldura apresenta três pescadores e uma rede estilizada com muitos peixes.
A proposta é de remeter ao momento do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do rio Paraíba do Sul, em 1717.
No dia 8 de outubro deste ano, durante a Novena da Padroeira, um monumento idêntico será inaugurado no Santuário Nacional.
Concebido pelo artista sacro brasileiro Cláudio Pastro, que também é autor do acabamento artístico interno da Basílica de Nossa Senhora Aparecida, o monumento foi produzido em Verona, na Itália e tem 3,42 metros de altura.
O corpo do monumento, com 2 cm. de espessura, é de aço e pesa 1.721 quilos, incluindo os 8 quilos da imagem de Nossa Senhora Aparecida.
Amadeu é jornalista, pesquisador e palestrante. Se especializou em turismo religioso, passando a ser uma das referências no Brasil sobre esse tema. Edita a revista eletrônica Viagens de Fé, única publicação brasileira focada em viagens religiosas, destinos religiosos, romarias e peregrinações.







