Novas regras obrigam quem vai viajar de avião a chegar mais cedo

 Quem vai fazer uma viagem religiosa de avião, mesmo que seja só dentro do Brasil, vai precisar passar a chegar mais cedo ao aeroporto para não correr o risco de perder o voo.

A ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil determinou que, a partir do dia 18 de agosto, sejam obedecidas novas regras de segurança que devem atrasar bastante a passagem dos passageiros pelos pontos de inspeção para embarque em todos os aeroportos do País.

Com isso, o prazo recomendado de apresentação no aeroporto, que era de uma hora a uma hora e meia para voos dentro do Brasil, passa a ser de duas a três horas de antecedência.

No caso de voos para o Exterior, o prazo recomendado passa a ser de três horas.

Novas regras de embarque

Dois pontos se destacam nas novas regras: a possibilidade do passageiro ser submetido a uma revista mesmo que não soe o alarme do portal de inspeção eletrônica e a obrigatoriedade da remoção de computadores portáteis (notebooks e laptops) antes da bagagem de mão ser submetida ao exame de raios-x.

Para maior rapidez, cintos, relógios, moedas e outros objetos metálicos devem ser removidos e colocados em bandejas antes de o passageiro passar pelo pórtico de raios-x.

Na verdade, a remoção de computadores pessoais já era pedida antes da edição da nova regra, principalmente em voos internacionais. A verdadeira novidade é a institucionalização das revistas aleatórias, inclusive físicas, independente de justificativa ou de o detector de metais ter sido acionado.

O que deve tornar o processo mais demorado são as revistas.  Segundo a ANAC, a revista física é aquela em que o passageiro é revistado por um Agente de Proteção da Aviação Civil (APAC) do mesmo sexo, independentemente do disparo do alarme do equipamento de Raios X.

A revista poderá ocorrer em local público ou reservado, a critério do passageiro e dos APAC, e sempre com a presença de uma testemunha.

A inspeção manual aleatória de pertences de mão no momento da passagem pelo equipamento de Raios X também poderá ser solicitada; nesse caso, os passageiros deverão abrir suas bagagens de mão para inspeção.

As regras referentes ao transporte de objetos na bagagem de mão continuam inalteradas: são proibidos objetos metálicos cortantes e pontiagudos, tais como agulhas de crochê e tricô, facas, canivetes, tesouras, estiletes, chaves de fenda, etc., além de líquidos acondicionados em recipientes com mais de 100 ml.

[irp posts=”16256″ name=”5 capelas para fazer suas orações no Santuário de Aparecida”]

[irp posts=”16589″ name=”Lourdes: conheça as características marcantes deste santuário mariano”]

[irp posts=”6077″ name=”Conheça as atrações de turismo religioso do Centro de São Paulo”]

[irp posts=”16545″ name=”Conheça as principais atrações do Santuário de Fátima”]
 

Compartilhe

Notícias recentes

Faltam 30 dias para o iníco da Festa da Penha

Faltam só 30 dias para o início da 455ª edição da tradicional Festa da Penha,… Continue lendo

Santuário de Lourdes passa a ter programação oficial em Português

O Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, na França, está ampliando a sua estrutura de… Continue lendo

Hotéis oferecem descontos durante a Festa da Penha

Quem for ao Espírito Santo participar da 455ª edição da Festa da Penha vai poder… Continue lendo

Festa da Penha, no Espírito Santo, chega em abril aos 455 anos

A tradicional Festa da Penha, no Espírito Santo, chega este ano à sua 455ª edição,… Continue lendo

IWRT em Fátima se consolida como principal evento de turismo religioso

A décima-segunda edição dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso, iniciada hoje no Santuário de Fátima,… Continue lendo

Turismo religioso é destaque em Natal

A capital do Rio Grande do Norte vem se destacando pela atenção que vem dedicando… Continue lendo

Este website usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência de navegação. Em nenhuma hipótese os dados coletados são compartilhados com terceiros.

Clique para ouvir este este artigo!