Reforçando a sua presença online, o Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP está lançando hoje um documentário inédito sobre seu espaço e sua história.
Disponibilizado no canal do MAS/SP no YouTube, o documentário “Museu de Arte Sacra de São Paulo – Muito Prazer!” apresenta curiosidades, sentimentos, emoções, relatos pessoais, históricos e técnicos do museu.
Esse canal também permite acessar vídeos de exposições temporárias realizadas no MAS/SP, onde todo esse conteúdo foi pensado com recursos de acessibilidade aos deficientes auditivos.
Detalhe de ostensório do acervo do Museu de Arte Sacra de São Paulo
Além disso, o museu – que está temporariamente fechado para visitação em função da pandemia de coronavírus – liberou o acesso gratuito a diversos catálogos de exposições e livros na sua página na plataforma online para leitura Issuu (https://issuu.com/museudeartesacra).
Ao mesmo tempo, continua publicando diariamente curiosidades, informações, destaques do acervo e pequenos games interativos em seus perfis no Instagram, Facebook e Twitter.
Detalhe do Museu de Arte Sacra de São Paulo
Conduzido pelos diálogos, o documentário conduz o público num passeio pelos corredores do Mosteiro da Luz, que abriga a sede do Museu de Arte Sacra, com seu rico acervo, inserido na área central de uma das maiores metrópoles do mundo.
O Mosteiro da Imaculada Conceição da Luz foi fundado por Santo Antônio de Sant’anna Galvão, o Frei Galvão, que o projetou e trabalhou na sua construção.
Sua construção teve início em 1774, o que faz dele um dos prédios mais antigos do período colonial paulistano.
O túmulo com o corpo de Frei Galvão, primeiro santo brasileiro e famoso pelas tradicionais “pílulas de Frei Galvão”, está na capela do Mosteiro.
Detalhe de talha do acervo do Museu de Arte Sacra de São Paulo
A sensibilidade visual do diretor Ricardo van Steen exibe, em cerca de trinta minutos, recortes de uma das maiores coleções de arte barroca do Estado de São Paulo, da estatuária a numismática e/ou da indumentária até a própria arquitetura do edifício.
O arco narrativo do documentário é bastante amplo, subdividido em temáticas como “Arte e Paz”, “Guardiões da Cultura”, “Do Barroco a Modernidade”, “Sabedorias”, “O Cofre”, “Curiosidades” e “Futuro”; todos comentados por profissionais de destaque em suas áreas de expertise, enriquecido por imagens significativas.
Com roteiro e direção do artista multimídia Ricardo Van Steen, o documentário apresenta registros de depoimentos de vários personagens que, de formas diversas, tem laços de carinho e/ou profissional com a instituição, como: padre Arnaldo Juliano, Capelão do Mosteiro da Luz; os artistas Carlos Eduardo Uchoa, Elisa Stecca e Paulo von Poser, o curador Renato de Cara e o designer Rodrigo Edelstein.
Serviço
O Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo
Site: museuartesacra
Youtube: www.youtube.com/channel/UCfkikExncOClD5pHBA9uARw
Instagram: museuartesacra
Facebook: MuseuArteSacra
Twitter: MuseuArteSacra
Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo (ao lado da estação Tiradentes do Metrô)
Telefone: 11 3326-5393
Mosteiro da Luz
Site: www.mosteirodaluz.org.br
[irp posts=”2037″ name=”Museu da Liturgia de Tiradentes, a nova atração do turismo religioso em Minas Gerais”]
Faltam só 30 dias para o início da 455ª edição da tradicional Festa da Penha,… Continue lendo
O Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, na França, está ampliando a sua estrutura de… Continue lendo
Quem for ao Espírito Santo participar da 455ª edição da Festa da Penha vai poder… Continue lendo
A tradicional Festa da Penha, no Espírito Santo, chega este ano à sua 455ª edição,… Continue lendo
A décima-segunda edição dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso, iniciada hoje no Santuário de Fátima,… Continue lendo
A capital do Rio Grande do Norte vem se destacando pela atenção que vem dedicando… Continue lendo
Este website usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência de navegação. Em nenhuma hipótese os dados coletados são compartilhados com terceiros.