JMJ 2022: Papa convida jovens de todo o mundo para Jornada em Lisboa

 

O Papa Francisco convidou hoje os jovens católicos para a Jornada Mundial da Juventude – JMJ 2022, que será realizada que em Lisboa no verão de 2022, evocando a história missionária de Portugal.

Como destino da vossa próxima peregrinação intercontinental, em 2022, escolhi a cidade de Lisboa, capital de Portugal“, afirmou o Papa em mensagem divulgada pelo Vaticano.

De lá, nos séculos XV e XVI, inúmeros jovens, incluindo muitos missionários, partiram para terras desconhecidas a fim de partilhar a sua experiência de Jesus com outros povos e nações”, continuou.

O texto recorda o tema escolhido para a Jornada Mundial da Juventude de 2020, que este ano é celebrado a nível diocesano durante a Semana Santa: “Jovem, Eu te digo, levanta-te!”.

Em 2021, o tema será “Levanta-te! Eu te constituo testemunha do que viste!“; já para a JMJ 2022, em Lisboa, o tema será “Maria levantou-Se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39).

A mensagem do Papa Francisco

Papa Francisco - Wikimedia

Na sua mensagem para a jornada de 2020, Francisco desafia as novas gerações a ver uma realidade que vai além do virtual.

Hoje muitas vezes há ‘conexão’, mas não comunicação. Se o uso dos aparelhos eletrônicos não for equilibrado, pode levar-nos a ficar sempre colados a uma tela”.

O texto lança aos jovens o desafio de “uma mudança cultural”, a partir da mensagem de Jesus.

Numa cultura que quer os jovens isolados e debruçados sobre mundos virtuais, façamos circular esta palavra de Jesus: ‘Levanta-te’. É um convite a abrir-se para uma realidade que vai muito além do virtual”.

Francisco sublinha as “paixões” e “sonhos” dos mais novos, que podem ajudar a sociedade e a Igreja, “no campo espiritual, artístico e social”.

Deixai que vos repita na minha língua materna: ‘hagan lío”, fazei-vos ouvir!”, acrescenta.

Na mensagem, Francisco recorda o Sínodo dos Bispos dedicado aos jovens sobre o tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, em 2018, afirmando que através dele a Igreja Católica lançou um processo de reflexão sobre a situação dos jovens no mundo atual.

Jornada Mundial da Juventude

A Jornada Mundial da Juventude nasceu por iniciativa de São João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.

Segundo ele, …a esperança de um mundo melhor está numa juventude sadia, com valores, responsável e, acima de tudo, voltada para Deus e para o próximo“. 

Depois dessa primeira edição, a JMJ teve como sede Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Częstochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000). Toronto (2002), Colônia (2005), Sydney (2008), Madri (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Cidade do Panamá (2019).

A Jornada é um evento religioso com cerca de uma semana de duração que reúne milhões de jovens e adultos católicos de todo o mundo.

Apesar de ser organizada pela Igreja Católica, a JMJ é aberta a todos os jovens do mundo.

A JMJ é realizada anualmente a nível diocesano no Domingo de Ramos ou em data a definida por cada diocese, alternando com um encontro internacional a cada dois ou três anos, numa grande cidade.

As edições internacionais destas jornadas promovidas pela Igreja Católica são um acontecimento religioso e cultural que reúne centenas de milhares de jovens de todo o mundo, durante cerca de uma semana.

Nota do Editor

Santuário de Fátima, em Portugal - foto Viagens de Fé, a revista brasileira de viagens de turismo religioso

De joelhos, peregrina paga promessa no Santuário de Fátima – foto Viagens de Fé

O Santuário de Fátima, um dos principais destinos de turismo religioso mais visitados do mundo, certamente será ponto de passagem obrigatória para os milhões de participantes da JMJ Lisboa. 

Além da sua importância, o santuário mariano conta ainda com a vantagem de estar a pouco menos de uma hora e meia de viagem de Lisboa, o que certamente deverá incentivar a visitação.

Na edição deste ano dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso – IWRT, importante evento do segmento de turismo religioso, os preparativos para a JMJ 2022 fizeram parte dos temas apresentados durante a abertura.

Fonte: Agência Ecclesia

 

Compartilhe

Notícias recentes

Canela se prepara para a 64a Romaria e Festa de Nossa Senhora de Caravaggio

Canela se prepara para a 64a Romaria e Festa de Nossa Senhora de Caravaggio

A tradicional Romaria e Festa em honra a Nossa Senhora de Caravaggio, em Canela, na… Continue lendo

Criada a Rota Turística do Caminho das Missões, no Rio Grande do Sul

Criada a Rota Turística do Caminho das Missões, no Rio Grande do Sul

A Rota Turística do Caminho das Missões, no noroeste do estado do Rio Grande do… Continue lendo

Destinos de turismo religioso marcam presença na feira WTM Latin America

Destinos de turismo religioso marcam presença na feira WTM Latin America

A tradicional feira de turismo WTM-LA, World Travel Market Latin America voltou a receber alguns… Continue lendo

Santuário de Aparecida inaugura Fachada Sul em maio

Santuário de Aparecida inaugura Fachada Sul em maio

Continuando com o projeto de decoração de suas fachadas, o Santuário Nacional de Nossa Senhora… Continue lendo

Bento Gonçalves lança Rota dos Capitéis, roteiro integrado de turismo religioso

Bento Gonçalves lança Rota dos Capitéis, roteiro integrado de turismo religioso

O Rio Grande do Sul deve ganhar uma interessante novidade em turismo religioso, a Rota… Continue lendo

Jordânia foi destino de turismo religioso em destaque na feira WTM

Jordânia foi destino de turismo religioso em destaque na feira WTM

A Jordânia, um destino de turismo religioso que está sendo cada vez mais visitado pelos… Continue lendo

Pular para o conteúdo