Destaques

Itinerário do Peregrino sugere como viver a experiência do Santuário de Fátima

O Santuário de Fátima, em Portugal, disponibilizou os novos folhetos do Itinerário do Peregrino, sugerindo o que os peregrinos devem visitar e como orar no Recinto de Oração e em Valinhos e Aljustrel.

São duas opções cuidadosamente criadas para ajudar os peregrinos a conhecer os vários espaços do Santuário e os locais ligados à vida dos Três Pastorinhos dentro da perspectiva espiritual inserida no tema do triênio: Como Maria, Portadores da Alegria e do Amor.

Itinerário do Peregrino no Recinto de Oração 

A Cruz Alta

O Itinerário do Peregrino distribuído no Recinto de Oração do Santuário de Fátima, começa na Cruz Alta, perto da Basílica da Santíssima Trindade, seguindo em direção à Capelinha das Aparições.

No piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade os peregrinos são convidados a contemplar os espelhos de água e a rezar na Capela do Santíssimo Sacramento.

Seguem-se os painéis de vidro da fachada da Basílica da Santíssima Trindade, passando pelo monumento ao Muro de Berlim e terminando na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

Junto à Cruz Alta, início desse percurso espiritual, os peregrinos são convidados a trazer a memória e à oração a história pessoal, as fragilidades e feridas, bem como o sofrimento de tantas pessoas, da humanidade inteira.

A Capelinha das Aparições e a Basílica de Nossa Senhora do Rosário

Na segunda etapa do itinerário, na Capelinha das Aparições, eles são convidados a contemplar o olhar de Nossa Senhora, e a rezar o terço, tendo como intenção a paz.

Junto aos Espelhos de Água, no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade, cada um é convidado a parar um instante para contemplar a beleza e a tranquilidade da luz que se reflete na água, imagem que remete à condição batismal.

Se necessário e oportuno, os peregrinos poderão dirigir-se à Capela da Reconciliação para lá celebrarem o sacramento do perdão (confissão).

Em seguida, o itinerário conduz à Capela do Santíssimo Sacramento, aproveitando para admirar no átrio, antes de entrar, a escultura “No Coração de Maria”, de Cristina Rocha Leiria.

Já junto a «Jesus escondido», os peregrinos devem deixar envolver-se pelo silencio, predispondo-se a acolher o amor que leva à vida plena e ao desejo de viver cada vez mais na presença de Deus.

No último ponto do périplo, junto dos túmulos de Santa Jacinta Marto e de Lúcia de Jesus, é conveniente parar por alguns minutos e meditar nas suas vidas.

Em seguida, há um convite a contemplar a cruz que está no altar e a Imagem da Peregrina lá exposta, terminando o Itinerário com uma Ave-Maria em intenção da criação, da humanidade, da Igreja e da paz.

Itinerário do Peregrino em Valinhos e Aljustrel

O Caminho dos Pastorinho, em Valinhos

Já o Itinerário do Peregrino distribuído na zona dos Valinhos e Aljustrel leva os peregrinos pela Via-Sacra no Caminho dos Pastorinhos, seguindo até à Loca do Cabeço e monumento dos Valinhos.

Posteriormente os peregrinos são convidados a visitar o Poço do Arneiro e a Casa de São Francisco e Santa Jacinta.

Na Via-Sacra no Caminho dos Pastorinhos, eles são convidados a meditar sobre o caminho de amor de Jesus, e o modo como Ele abraçou o sofrimento, a fragilidade e a morte em fidelidade e aí nos salvou.

À luz deste amor redentor, os peregrinos são convidados a rezar pela própria vida, pelas decisões, pelas próprias fragilidade e a fragilidade da humanidade inteira.

Loca do Anjo, em Valinhos

Na Loca do Cabeço, os peregrinos são incitados a fazer silêncio para contemplar a intimidade deste lugar.

Após visitar por breves momentos a Casa de Lúcia, o itinerário conduz ao Poço do Arneiro.

Na casa de São Francisco e Santa Jacinta, há uma forte interpelação a reviver a história dos pastorinhos e suas vivencias e a rezar agradecendo a Deus tudo o que ele permitiu a cada um experimentar, descobrir e conhecer, fazendo de cada peregrino lugar da Sua morada e instrumento da Sua paz.

Estes itinerários estão disponíveis gratuitamente em papel, nos sete idiomas oficiais do Santuário de Fátima – português, espanhol, italiano, francês, alemão, polonês e inglês – nos vários suportes de distribuição.

Brevemente, deverão estar disponíveis também em formato digital, acessível nos smartphones e tablets, bem como em áudio, no formato de podcast.

Com informações do Santuário de Fátima

 

Leia também:

Compartilhe

Notícias recentes

Congresso Internacional de Turismo Religioso começa hoje no Uruguai

Começa hoje a 17ª edição do Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável, que continua… Continue lendo

JMJ Lisboa 2023 volta a ser destaque nos Workshops de Turismo Religioso de Fátima

De longe o mais significativo evento católico, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023… Continue lendo

Congresso Internacional de Turismo Religioso tem inscrições gratuitas até 19/5

O Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável, que acontece de 9 a 11 de… Continue lendo

Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável chega ao Uruguai

A  cidade de Paysandú, no Uruguai, será a sede da 17ª edição do consagrado Congresso… Continue lendo

Rota das Catedrais mostra que turismo religioso pode ser feito de bicicleta

Dá pra se fazer turismo religioso de bicicleta? Há vários exemplos que mostram que sim,… Continue lendo

Jordânia é o Destino Convidado dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso

A Jordânia, destino de turismo religioso que foi palco de muitas das passagens que constam… Continue lendo