Considerada a igreja mais antiga em funcionamento no Brasil, a Matriz dos Santos Cosme e Damião, em Igarassu, Pernambuco, acaba de ser reaberta depois de dois anos em obras de restauração financiada pelo BNDES.
Construída a partir de 1535, a pedido de Duarte Coelho, donatário da capitania hereditária de Pernambuco. e finalizada apenas no século XVII, a igreja é o ponto mais visitado do centro histórico da cidade.
Aos Santos Cosme e Damião aos é atribuído um milagre em 1685, quando as cidades vizinhas de Recife, Olinda, Itamaracá e Goiana foram assoladas pela febre amarela e Igarassu escapou ilesa da praga.
A edificação tem estilo maneirista, que em arquitetura significa uma transição entre os estilos renascentista e barroco, e passa a abrigar, a partir de agora, um espaço expositivo em sua casa paroquial.
Localizada no litoral norte da Região Metropolitana de Recife, Igarassu teve o conjunto arquitetônico de seu centro histórico tombado pelo Iphan, em 1972.
Além da Matriz dos Santos Cosme e Damião, essa área inclui o Convento de Santo Antônio, cuja construção teve início em 1588; o Convento do Sagrado Coração de Jesus, construído em 1742; a igreja de Nossa Senhora do Livramento, padroeira do comércio, construída em 1774; a capela de São Sebastião, de 1735 e a Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia.
No primeiro andar da casa paroquial foi instalado um novo espaço expositivo e educativo que conta a formação da capitania de Pernambuco, a história da própria Igreja dos Santos Cosme e Damião e da cidade de Igarassu.
O público poderá conferir, em um mapa, os demais equipamentos culturais do município.
No local também foi instalado um café, cuja receita será revertida para a manutenção da igreja e do próprio espaço expositivo. Os dois espaços passarão a receber visitas com guias especialmente treinados para essa finalidade e terão agendamento para escolas, faculdades e agências de turismo.
De acordo com informação da prefeitura de Igarassu, foram restaurados o altar-mor e parte da estrutura da igreja, anteriormente danificados. As peças do Museu de Arte Sacra, ligado à igreja, receberam medidas de conservação preventiva, devido ao seu elevado valor histórico, sobretudo por retratar diversos acontecimentos marcantes do passado, como as invasões holandesas no Brasil.
Fonte: Agência Brasil
Com o objetivo de passar a atuar de uma maneira ainda mais abrangente e eficaz,… Continue lendo
Os 74 diferentes painéis de mosaicos que decoram a Fachada Sul do Santuário Nacional de… Continue lendo
Para melhor informarem os visitantes de Aparecida a respeito dos detalhes dos mosaicos da Fachada… Continue lendo
Complexa obra artística que abrange 74 diferentes painéis, a Fachada Sul do Santuário Nacional de… Continue lendo
A tradicional Romaria e Festa em honra a Nossa Senhora de Caravaggio, em Canela, na… Continue lendo
A Rota Turística do Caminho das Missões, no noroeste do estado do Rio Grande do… Continue lendo
Este website usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência de navegação. Em nenhuma hipótese os dados coletados são compartilhados com terceiros.