A igreja de Nossa Senhora de Lourdes pode ser pouco conhecida fora da região da Serra Gaúcha, ao contrário da “Catedral de Pedra”, uma das atrações mais visitadas na simpática cidade de Canela.

O que pouca gente sabe, no entanto, é que a igreja de Nossa Senhora de Lourdes e a Catedral de Pedra são o mesmo templo religioso. 

Canela não tem catedral, nome dado à principal igreja de uma diocese,  já que a cidade pertence à Diocese de Novo Hamburgo.

Vista lateral da igreja de Nossa Senhora de Lourdes - Catedral de Pedra, em Canela, RS - divulgação
  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter

Detalhe lateral da igreja de Nossa Senhora de Lourdes

Em função do seu porte e da sua imponência, a igreja, que fica na Praça da Matriz, no Centro de Canela, acabou sendo chamada de Catedral, que ganhou a descrição “de Pedra” por ter as suas paredes externas revestidas com placas aparentes de basalto.

Construída em estilo gótico inglês, a igreja se destaca pela torre com 65 metros de altura, onde está instalado o carrilhão italiano com 12 sinos de bronze.

Interior da igreja também é atração

Painéis e altar no interior da igreja de Nossa Senhora de Lourdes - Canela, RS - divbulgação
  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter

Painéis e altar no interior da igreja de Nossa Senhora de Lourdes

No interior da igreja, se destacam três grandes painéis temas a Aparição de Nossa Senhora de Lourdes, a Alegoria dos Anjos e a Anunciação, pintados pelo artista gaúcho Marciano Schimitz.

O artista uruguaio Júlio Tixe é responsável pela execução do belo altar entalhado em madeira, que tem a Santa Ceia como tema. 

Os bonitos vitrais coloridos que iluminam a igreja de Nossa Senhora de Lourdes representam a Ladainha de Nossa Senhora.

Festas

Festa de Natal na Painéis e altar no interior da igreja de Nossa Senhora de Lourdes - divulgação
  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter

Show de fogos em dezembro destaca a beleza da igreja

A igreja é cenário de diversas festas marcantes, como as comemorações do Natal, com presépio vivo e show de fogos e a de Nossa Senhora de Caravaggio, cuja imagem está em destaque no seu interior.

Essa é uma devoção muito cara aos moradores de Canela, objeto de uma romaria e uma festa realizadas no mês de maio de cada ano.

Missas

As missas são celebradas de segunda a sexta-feira às 18h30, aos sábados às 18h e aos domingos às 8h, 10h30 e às 18h. A missa das 10h30 dos domingos é dedicada aos turistas.

 

SERVIÇO
Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes – Canela, Rs
Endereço: Praça da Matriz, 69 – Centro
Telefone: (54) 3282-1132
E-mail: [email protected]
Site: www.paroquiadecanela.com.br