Turismo religioso

Governo da Bahia e Pastur promovem turismo religioso de Salvador

A Secretaria do Turismo da Bahia está começando uma ação de promoção de um circuito com os roteiros da fé católica na capital baiana.

Batizado de “Os Caminhos da Fé na Cidade de Salvador”, o circuito abrange os três roteiros desenvolvido pela Pastoral do Turismo (Pastur) da Arquidiocese de Salvador incluindo igrejas, mosteiros, conventos e santuários da capital, oferecendo aos visitantes a oportunidade de conhecer o patrimônio sacro e a história de cada espaço.

O lançamento da parceria foi feito durante a abertura da exposição “Dulce, um pingo de amor”, em homenagem a Santa Dulce dos Pobres, em cartaz em um shopping center da capital baiana.

Turismo religioso na Bahia
Autoridades civis e religiosas no lançamento do novo material de divulgação

Autoridades civis e religiosas no lançamento do novo material de divulgação do turismo religioso em Salvador

Segundo Maurício Bacellar, Secretário de Turismo da Bahia, o estado “é o principal polo de atração do turismo religioso católico do Nordeste. Aqui, nós temos a cidade do Salvador; no interior, temos Bom Jesus da Lapa, Serrinha, Cachoeira, Candeias, que são cidades muito importantes também”.

“Por conta disso, nós nos unimos à Arquidiocese de Salvador para promover os três roteiros turísticos de fé na capital. Com isso, nós entendemos que incrementamos a economia e geramos mais emprego e renda para os baianos”, complementou.

De acordo com o Secretário, os roteiros são gratuitos e promovidos junto às agências de viagem e distribuídos nos centros de atendimento aos turistas na capital baiana por meio de materiais de divulgação confeccionados pelo governo baiano.

“As agências estão tendo a possibilidade de organizar suas excursões especificamente no segmento turismo religioso. Hoje, nós já temos grandes agências especializadas de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná que estão vendendo os roteiros de fé em Salvador. Para o próximo semestre, no mês de julho, só uma agência do interior de São Paulo está trazendo oito grupos”, complementou o coordenador da Pastoral do Turismo, padre Manoel Filho.

Os roteiros de turismo religioso em Salvador
Detalhe do interior da Igreja do Convento de São Francisco, em Salvador, na Bahia

Detalhe do interior da Igreja do Convento de São Francisco, em Salvador

Os visitantes poderão conhecer três circuitos de turismo religioso desenvolvidos sob coordenação da Pastoral de Turismo de Salvador e criados a partir da localização e da vocação de cada templo e atrativo de turismo religioso.

O roteiro “Caridade e Fé” inclui a Basílica Santuário Conceição da Praia, Igreja Nossa Senhora do Pilar e Santa Luzia, Mosteiro de Salvador, Paróquia Nossa Senhora dos Alagados e São João Paulo II, Santuário de Santa Dulce dos Pobres, Basílica Santuário Senhor do Bonfim, Paróquia Nossa Senhora dos Mares, Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, Paróquia Nossa Senhora da Penha.

Já o roteiro Arte e Fé abrange o Mosteiro de São Bento, Igreja da Ajuda, Igreja e Museu da Misericórdia, Centro Cultural Palácio Arquiepiscopal, Catedral Basílica de Salvador, Igreja de São Bento dos Clérigos, Igreja de São Domingos de Gusmão, Convento e Igreja de São Francisco, Igreja da Ordem 3ª de São Francisco, Igreja da Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, Igreja do Santíssimo Sacramento do Passo, Igreja da Ordem 3ª do Carmo, Igreja de Nossa Senhora do Carmo, Igreja de Nossa Senhora do Boqueirão e Igreja de Santo Antônio Além do Carmo.

Por sua vez, o roteiro Mosteiros e Conventos permite conhecer o Convento de Nossa Senhora do Desterro e Devoção a Serva de Deus Vitória da Encarnação, Igreja do Santíssimo Sacramento e Santana, Igreja e Convento de Nossa Senhora da Conceição da Lapa, Santuário de Nossa Senhora da Piedade e Memorial dos Capuchinhos, Capela da Bem Aventurada Lindalva Justo, Igreja de São Raimundo, Igreja de São Pedro e Mosteiro de São Bento.

Bom exemplo em turismo religioso

A promoção dos três circuitos de turismo religioso de Salvador pela Secretaria de Turismo da Bahia é mais um bom exemplo do estado quando se trata de turismo religioso.

A Bahia é líder em bons exemplos quando se trata de como estruturar e promover o turismo religioso. O trabalho exemplar que destaca o estados dos demais estados brasileiros começa com a Pastoral do Turismo de Salvador e o excepcional trabalho de integrar a Igreja, o governo e o trade desenvolvido.

Além disso, durante muitos anos a Setur-BA manteve em seu quadro um especialista dedicado exclusivamente ao segmento de turismo religioso, cujo trabalho abrangia não só a promoção do patrimônio dos grandes destinos, mas também a ajudar os demais destinos do estado a explorarem seu patrimônio religioso.

É importante também destacar o trabalho desenvolvido nos estados do Rio Grande do Norte e Paraná, onde o apoio governamental se soma ao empresarial para ajudar a estruturar e promover atrativos e acolher eventos para estudar e divulgar o turismo religioso. 

Por outro lado, cabe lamentar o mau exemplo dado pelo estado de São Paulo, que apesar de deter dois dos principais destinos de turismo religioso do Brasil em termos de quantidade de visitantes recebidos (Aparecida e a Canção Nova, em Cachoeira Paulista), o dá mais importância para a estruturação e a promoção de outros segmentos turísticos que geram muitíssimo menos impacto econômico. 

Receba grátis as nossas novidades!

Receba grátis as nossas novidades!

Receba gratuitamente por e-mail todas as nossas reportagens e artigos mais recentes.

Para se cadastrar, basta digitar abaixo o seu nome e o seu endereço de e-mail.

Obrigado! O seus dados foram cadastrados com sucesso,. Em breve você começará a receber as nossas atualizações.

Compartilhe

Notícias recentes

JMJ Lisboa 2023 volta a ser destaque nos Workshops de Turismo Religioso de Fátima

JMJ Lisboa 2023 volta a ser destaque nos Workshops de Turismo Religioso de Fátima

De longe o mais significativo evento católico, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023… Continue lendo

Congresso Internacional de Turismo Religioso tem inscrições gratuitas até 19/5

Congresso Internacional de Turismo Religioso tem inscrições gratuitas até 19/5

O Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável, que acontece de 9 a 11 de… Continue lendo

Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável chega ao Uruguai

Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável chega ao Uruguai

A  cidade de Paysandú, no Uruguai, será a sede da 17ª edição do consagrado Congresso… Continue lendo

Rota das Catedrais mostra que turismo religioso pode ser feito de bicicleta

Rota das Catedrais mostra que turismo religioso pode ser feito de bicicleta

Dá pra se fazer turismo religioso de bicicleta? Há vários exemplos que mostram que sim,… Continue lendo

Jordânia é o Destino Convidado dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso

Jordânia é o Destino Convidado dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso

A Jordânia, destino de turismo religioso que foi palco de muitas das passagens que constam… Continue lendo

Salvador melhora acolhimento a turistas com sinalização de atrativos de turismo religioso

Salvador melhora acolhimento a turistas com sinalização de atrativos de turismo religioso

A Secretária de Turismo do Estado da Bahia, atendendo ao apelo da Pastoral do Turismo… Continue lendo

Receba grátis as nossas novidades!

Receba grátis as nossas novidades!

Receba gratuitamente por e-mail todas as nossas

reportagens e artigos mais recentes.

 

Para se cadastrar, basta digitar abaixo

o seu nome e o seu endereço de e-mail.

Obrigado! O seus dados foram cadastrados com sucesso. Em breve você começará a receber as nossas atualizações.

Pin It on Pinterest

Share This