Viagens de Fé https://viagensdefe.com.br Tudo sobre turismo religioso e espiritual Mon, 06 Apr 2020 19:48:44 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=5.4 Museu de Arte Sacra de São Paulo reforça a presença online https://viagensdefe.com.br/museu-de-arte-sacra-de-sao-paulo-reforca-a-presenca-online/ https://viagensdefe.com.br/museu-de-arte-sacra-de-sao-paulo-reforca-a-presenca-online/#respond Fri, 03 Apr 2020 17:55:30 +0000 https://viagensdefe.com.br/?p=18012

Reforçando a sua presença online, o Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP está lançando hoje um documentário inédito sobre seu espaço e sua história. Disponibilizado no canal do MAS/SP no YouTube, o documentário “Museu de Arte Sacra de São Paulo – Muito Prazer!” apresenta curiosidades, sentimentos, emoções, relatos pessoais, históricos e técnicos […]

O post Museu de Arte Sacra de São Paulo reforça a presença online apareceu primeiro em Viagens de Fé.

]]>

Reforçando a sua presença online, o Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP está lançando hoje um documentário inédito sobre seu espaço e sua história.

Disponibilizado no canal do MAS/SP no YouTube, o documentário “Museu de Arte Sacra de São Paulo – Muito Prazer!” apresenta curiosidades, sentimentos, emoções, relatos pessoais, históricos e técnicos do museu.

Esse canal também permite acessar vídeos de exposições temporárias realizadas no MAS/SP, onde todo esse conteúdo foi pensado com recursos de acessibilidade aos deficientes auditivos.

Detalhe de ostensório - acervo do Museu de Arte Sacra de São Paulo

Detalhe de ostensório do acervo do Museu de Arte Sacra de São Paulo

Além disso, o museu – que está temporariamente fechado para visitação em função da pandemia de coronavírus – liberou o acesso gratuito a diversos catálogos de exposições e livros na sua página na plataforma online para leitura Issuu (https://issuu.com/museudeartesacra).

Ao mesmo tempo, continua publicando diariamente curiosidades, informações, destaques do acervo e pequenos games interativos em seus perfis no Instagram, Facebook e Twitter.

Museu de Arte Sacra de São Paulo – Muito Prazer!
Museu de Arte Sacra de São Paulo - divulgação

Detalhe do Museu de Arte Sacra de São Paulo

Conduzido pelos diálogos, o documentário conduz o público num passeio pelos corredores do Mosteiro da Luz, que abriga a sede do Museu de Arte Sacra, com seu rico acervo, inserido na área central de uma das maiores metrópoles do mundo.

O Mosteiro da Imaculada Conceição da Luz foi fundado por Santo Antônio de Sant’anna Galvão, o Frei Galvão, que o projetou e trabalhou na sua construção.

Sua construção teve início em 1774, o que faz dele um dos prédios mais antigos do período colonial paulistano. 

O túmulo com o corpo de Frei Galvão, primeiro santo brasileiro e famoso pelas tradicionais “pílulas de Frei Galvão”, está na capela do Mosteiro.

Detalhe de talha do acervo do Museu de Arte Sacra de São Paulo

Detalhe de talha do acervo do Museu de Arte Sacra de São Paulo

A sensibilidade visual do diretor Ricardo van Steen exibe, em cerca de trinta minutos, recortes de uma das maiores coleções de arte barroca do Estado de São Paulo, da estatuária a numismática e/ou da indumentária até a própria arquitetura do edifício.

O arco narrativo do documentário é bastante amplo, subdividido em temáticas como “Arte e Paz”, “Guardiões da Cultura”, “Do Barroco a Modernidade”, “Sabedorias”, “O Cofre”, “Curiosidades” e “Futuro”; todos comentados por profissionais de destaque em suas áreas de expertise, enriquecido por imagens significativas.

Com roteiro e direção do artista multimídia Ricardo Van Steen, o documentário apresenta registros de depoimentos de vários personagens que, de formas diversas, tem laços de carinho e/ou profissional com a instituição, como: padre Arnaldo Juliano, Capelão do Mosteiro da Luz; os artistas Carlos Eduardo Uchoa, Elisa Stecca e Paulo von Poser, o curador Renato de Cara e o designer Rodrigo Edelstein. 

 

Serviço

logo Museu de Arte Sacra de São PauloMuseu de Arte Sacra de São Paulo

O Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo

Site: museuartesacra

Youtube: www.youtube.com/channel/UCfkikExncOClD5pHBA9uARw

Instagram: museuartesacra

Facebook: MuseuArteSacra

Twitter: MuseuArteSacra

Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo (ao lado da estação Tiradentes do Metrô)

Telefone: 11 3326-5393

Mosteiro da Luz

Site: www.mosteirodaluz.org.br

 

LEIA TAMBÉM  Museu da Liturgia de Tiradentes, a nova atração do turismo religioso em Minas Gerais

O post Museu de Arte Sacra de São Paulo reforça a presença online apareceu primeiro em Viagens de Fé.

]]>
https://viagensdefe.com.br/museu-de-arte-sacra-de-sao-paulo-reforca-a-presenca-online/feed/ 0
Aparecida recebe Romaria do Terço das Mulheres https://viagensdefe.com.br/aparecida-recebe-romaria-do-terco-das-mulheres/ https://viagensdefe.com.br/aparecida-recebe-romaria-do-terco-das-mulheres/#respond Wed, 11 Mar 2020 14:50:49 +0000 https://viagensdefe.com.br/?p=17505 Terço das Mulheres, no Sabntuário Nacional de Aparecida - foto Thiago Leon

O Santuário Nacional de Aparecida recebe neste final de semana milhares de mulheres de todo o Brasil para a sétima edição da Romaria do Terço das Mulheres. A peregrinação, que é realizada todos os anos próxima ao Dia Internacional da Mulher, acontece no próximo sábado, 14 de março. A programação conta com missa, momento de […]

O post Aparecida recebe Romaria do Terço das Mulheres apareceu primeiro em Viagens de Fé.

]]>
Terço das Mulheres, no Sabntuário Nacional de Aparecida - foto Thiago Leon

O Santuário Nacional de Aparecida recebe neste final de semana milhares de mulheres de todo o Brasil para a sétima edição da Romaria do Terço das Mulheres.

A peregrinação, que é realizada todos os anos próxima ao Dia Internacional da Mulher, acontece no próximo sábado, 14 de março.

A programação conta com missa, momento de catequese, oração do terço e a consagração a Nossa Senhora Aparecida.

O terço das mulheres será realizado aqui em Aparecida com muita alegria. Alegria de perceber que desde o início do Cristianismo, as mulheres sempre estiveram entre as primeiras seguidoras de Jesus”, destaca o reitor do Santuário Nacional, padre Eduardo Catalfo.

“É verdade que Ele chamou vários apóstolos e discípulos, mas entre estes discípulos, as mulheres sempre se fizeram presentes e perseveraram no seguimento do Senhor e do seu Evangelho“, continua.

Neste ano os grupos irão refletir o tema “Terço das Mulheres: Perseverantes na Oração!” e o lema “Maria, Mãe das Famílias, ensina-nos a Rezar”.

A temática quer motivar a reflexão sobre qual é o verdadeiro caminho para estar mais perto de Deus.

Este tema nos faz pensar no sentido próprio da oração do terço. Por ser uma oração cotidiana, ela nos ensina a perseverar e nos colocar em contato com Deus. Um dos salmos nos faz pensar na importância de progredir na Lei de Deus e a perseverança na oração é o melhor caminho para nos aproximarmos do Senhor e viver segundo a sua vontade“, explica padre Eduardo.

A acolhida dos grupos se inicia a partir das 6h30 na Tribuna Papa Bento XVI. Um dos principais momentos acontece às 9h, com a celebração da Missa Solene no Altar Central da Basílica, seguida por um momento de catequese com as coordenadoras e auxiliares dos grupos.

Às 14h, também no interior da Basílica, é a vez das mulheres rezarem a oração do terço e a Consagração a Nossa Senhora Aparecida.

Durante a peregrinação, também será sorteada uma imagem fac-símile da Padroeira para um dos grupos femininos presentes.

O grupo sorteado terá a missão de realizar trabalhos pastorais e sociais nas comunidades de sua região.

Desde a última edição da Romaria, a imagem peregrina encontra-se na Paróquia Bom Jesus de Matosinhos, de São João Del Rei (MG), sorteada no ano passado.

Para participar do sorteio, os grupos devem confirmar presença se inscrevendo antecipadamente por meio do site www.a12.com/tercodasmulheres.

Na mesma página também é possível conferir a programação completa da Romaria deste ano.

 

LEIA TAMBÉM  Terço dos Homens leva mais de 70 mil romeiros a Aparecida

 

O post Aparecida recebe Romaria do Terço das Mulheres apareceu primeiro em Viagens de Fé.

]]>
https://viagensdefe.com.br/aparecida-recebe-romaria-do-terco-das-mulheres/feed/ 0
Procissão luminosa abre a 60ª Romaria e Festa de Nossa Senhora de Caravaggio https://viagensdefe.com.br/procissao-luminosa-abre-a-60a-romaria-e-festa-de-nossa-senhora-de-caravaggio/ https://viagensdefe.com.br/procissao-luminosa-abre-a-60a-romaria-e-festa-de-nossa-senhora-de-caravaggio/#respond Wed, 11 Mar 2020 13:47:24 +0000 https://viagensdefe.com.br/?p=17494 Procissão Luminosa durante a Festa e Romnaria de Nossa Senhora de Caravaggio, em Canela, RS

A sexagésima edição da tradicional Romaria e Festa em honra a Nossa Senhora de Caravaggio, em Canela, no Rio Grande do Sul, terá início no próximo sábado, 14, com a Procissão Luminosa. Esta será a primeira vez que a Procissão Luminosa, saindo da Igreja Matriz, fará parte da programação oficial do evento. Também integram a […]

O post Procissão luminosa abre a 60ª Romaria e Festa de Nossa Senhora de Caravaggio apareceu primeiro em Viagens de Fé.

]]>
Procissão Luminosa durante a Festa e Romnaria de Nossa Senhora de Caravaggio, em Canela, RS

A sexagésima edição da tradicional Romaria e Festa em honra a Nossa Senhora de Caravaggio, em Canela, no Rio Grande do Sul, terá início no próximo sábado, 14, com a Procissão Luminosa.

Esta será a primeira vez que a Procissão Luminosa, saindo da Igreja Matriz, fará parte da programação oficial do evento.

Também integram a programação a Jornada Diocesana da Juventude e Romaria dos Jovens, no dia 23 de maio; a Romaria Motorizado e de Motociclistas, dia 24; e a grande Romaria a Pé, no dia em que a Igreja Católica rende homenagens a Mãe de Caravaggio, no dia 26 de maio.

Na Procissão Luminosa, os fiéis percorrerão o caminho, da Catedral de Pedra até o Santuário de Caravaggio, percorrendo uma distância de 7km, carregando velas e lanternas, entoando cânticos religiosos e em oração, seguindo a imagem peregrina de Mãe de Caravaggio.

Na chegada, subirão a escadaria da penitência, rumo a cripta do templo em construção, onde será celebrada uma Missa.

Imagem peregrina de Nossa Senhora de Caravaggio - Canela, Rs

Imagem peregrina de Nossa Senhora de Caravaggio

O Reitor do Santuário, padre Victor Farias, convida para o evento dizendo: “aguardamos a todos para esse grande momento de fé. Queremos caminhar com Maria que nos conduz ao seu filho Jesus. Nossas velas representam a luz de Deus que deve brilhar em todos nós”

Os festejos da Romaria e Festa contarão ainda com visitas às comunidades católicas de Canela, a partir do dia 13 de abril, iniciando com a comunidade do Saiqui, com celebração no Santuário. Já a novena em preparação ao evento, iniciará no dia 9 de maio.

A Romaria e Festa em honra a Nossa Senhora de Caravaggio é uma realização da Paroquia Nossa Senhora de Lourdes de Canela com apoio da Prefeitura Municipal.

LEIA TAMBÉM  Conheça as principais atrações do Santuário de Fátima

 

O post Procissão luminosa abre a 60ª Romaria e Festa de Nossa Senhora de Caravaggio apareceu primeiro em Viagens de Fé.

]]>
https://viagensdefe.com.br/procissao-luminosa-abre-a-60a-romaria-e-festa-de-nossa-senhora-de-caravaggio/feed/ 0
JMJ 2022: Papa convida jovens de todo o mundo para Jornada em Lisboa https://viagensdefe.com.br/jmj-2022-papa-convida-jovens-de-todo-o-mundo-para-jornada-em-lisboa/ https://viagensdefe.com.br/jmj-2022-papa-convida-jovens-de-todo-o-mundo-para-jornada-em-lisboa/#respond Thu, 05 Mar 2020 17:46:13 +0000 https://viagensdefe.com.br/?p=17387 Jornada Mundial da Juventude

  O Papa Francisco convidou hoje os jovens católicos para a Jornada Mundial da Juventude – JMJ 2022, que será realizada que em Lisboa no verão de 2022, evocando a história missionária de Portugal. “Como destino da vossa próxima peregrinação intercontinental, em 2022, escolhi a cidade de Lisboa, capital de Portugal“, afirmou o Papa em […]

O post JMJ 2022: Papa convida jovens de todo o mundo para Jornada em Lisboa apareceu primeiro em Viagens de Fé.

]]>
Jornada Mundial da Juventude

 

O Papa Francisco convidou hoje os jovens católicos para a Jornada Mundial da Juventude – JMJ 2022, que será realizada que em Lisboa no verão de 2022, evocando a história missionária de Portugal.

Como destino da vossa próxima peregrinação intercontinental, em 2022, escolhi a cidade de Lisboa, capital de Portugal“, afirmou o Papa em mensagem divulgada pelo Vaticano.

De lá, nos séculos XV e XVI, inúmeros jovens, incluindo muitos missionários, partiram para terras desconhecidas a fim de partilhar a sua experiência de Jesus com outros povos e nações”, continuou.

O texto recorda o tema escolhido para a Jornada Mundial da Juventude de 2020, que este ano é celebrado a nível diocesano durante a Semana Santa: “Jovem, Eu te digo, levanta-te!”.

Em 2021, o tema será “Levanta-te! Eu te constituo testemunha do que viste!“; já para a JMJ 2022, em Lisboa, o tema será “Maria levantou-Se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39).

A mensagem do Papa Francisco

Papa Francisco - Wikimedia

Na sua mensagem para a jornada de 2020, Francisco desafia as novas gerações a ver uma realidade que vai além do virtual.

Hoje muitas vezes há ‘conexão’, mas não comunicação. Se o uso dos aparelhos eletrônicos não for equilibrado, pode levar-nos a ficar sempre colados a uma tela”.

O texto lança aos jovens o desafio de “uma mudança cultural”, a partir da mensagem de Jesus.

Numa cultura que quer os jovens isolados e debruçados sobre mundos virtuais, façamos circular esta palavra de Jesus: ‘Levanta-te’. É um convite a abrir-se para uma realidade que vai muito além do virtual”.

Francisco sublinha as “paixões” e “sonhos” dos mais novos, que podem ajudar a sociedade e a Igreja, “no campo espiritual, artístico e social”.

Deixai que vos repita na minha língua materna: ‘hagan lío”, fazei-vos ouvir!”, acrescenta.

Na mensagem, Francisco recorda o Sínodo dos Bispos dedicado aos jovens sobre o tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, em 2018, afirmando que através dele a Igreja Católica lançou um processo de reflexão sobre a situação dos jovens no mundo atual.

Jornada Mundial da Juventude

A Jornada Mundial da Juventude nasceu por iniciativa de São João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.

Segundo ele, …a esperança de um mundo melhor está numa juventude sadia, com valores, responsável e, acima de tudo, voltada para Deus e para o próximo“. 

Depois dessa primeira edição, a JMJ teve como sede Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Częstochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000). Toronto (2002),
Colônia (2005), Sydney (2008), Madri (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Cidade do Panamá (2019).

A Jornada é um evento religioso com cerca de uma semana de duração que reúne milhões de jovens e adultos católicos de todo o mundo.

Apesar de ser organizada pela Igreja Católica, a JMJ é aberta a todos os jovens do mundo.

A JMJ é realizada anualmente a nível diocesano no Domingo de Ramos ou em data a definida por cada diocese, alternando com um encontro internacional a cada dois ou três anos, numa grande cidade.

As edições internacionais destas jornadas promovidas pela Igreja Católica são um acontecimento religioso e cultural que reúne centenas de milhares de jovens de todo o mundo, durante cerca de uma semana.

Nota do Editor

Santuário de Fátima, em Portugal - foto Viagens de Fé, a revista brasileira de viagens de turismo religioso p- foto Viagens de Fé

Santuário de Fátima, em Portugal – foto Viagens de Fé

O Santuário de Fátima, um dos principais destinos de turismo religioso mais visitados do mundo, certamente será ponto de passagem obrigatória para os milhões de participantes da JMJ de Lisboa. 

Além da sua importância, o santuário mariano conta ainda com a vantagem de estar a pouco menos de uma hora e meia de viagem de Lisboa, o que certamente deverá incentivar a visitação.

Na edição deste ano dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso – IWRT, importante evento do segmento de turismo religioso, os preparativos para a JMJ 2022 fizeram parte dos temas apresentados durante a abertura.

Fonte: Agência Ecclesia

LEIA TAMBÉM  Fátima realiza VIII Workshops Internacionais de Turismo Religioso em Março

O post JMJ 2022: Papa convida jovens de todo o mundo para Jornada em Lisboa apareceu primeiro em Viagens de Fé.

]]>
https://viagensdefe.com.br/jmj-2022-papa-convida-jovens-de-todo-o-mundo-para-jornada-em-lisboa/feed/ 0
Rota da Fé atrai mais de 500 na primeira peregrinação de 2020 https://viagensdefe.com.br/rota-da-fe-atrai-mais-500-primeira-peregrinacao-2020/ https://viagensdefe.com.br/rota-da-fe-atrai-mais-500-primeira-peregrinacao-2020/#comments Mon, 02 Mar 2020 21:23:18 +0000 https://viagensdefe.com.br/?p=17328 Peregrinos chema à igreja de Nossa Senhora Mãe de Deus, em Juranda - Rota da fé

  Mais de 500 pessoas participaram no último dia 16 de fevereiro da 59ª edição da peregrinação Rota da Fé, em Campo Mourão, no Paraná. Nessa edição, os peregrinos visitaram as cidades de Juranda, conhecida como a “Cidade do Milagre” e Farol, onde a Fonte de João Maria atrai muitos visitantes em função da fama […]

O post Rota da Fé atrai mais de 500 na primeira peregrinação de 2020 apareceu primeiro em Viagens de Fé.

]]>
Peregrinos chema à igreja de Nossa Senhora Mãe de Deus, em Juranda - Rota da fé
Peregrinos chema à igreja de Nossa Senhora Mãe de Deus, em Juranda - Rota da fé

Chegada dos peregrinos à igreja de Nossa Senhora Mãe de Deus, em Juranda

 

Mais de 500 pessoas participaram no último dia 16 de fevereiro da 59ª edição da peregrinação Rota da Fé, em Campo Mourão, no Paraná.

Nessa edição, os peregrinos visitaram as cidades de Juranda, conhecida como a “Cidade do Milagre” e Farol, onde a Fonte de João Maria atrai muitos visitantes em função da fama das propriedades curativas sua água. 

A bordo de nove ônibus e diversos outros veículos, os peregrinos partiram às 7h00 da Catedral de São José, em Campo Mourão. Antes disso, tomaram café da manhã, receberam a bênção solene e fizeram as orações que abriram a peregrinação.

Juranda, a cidade do milagre dos pastorinhos

Imagens de Nossa Senhora de Fátima e de Santa Jacinta e São Francisco Marto - Viagens de Fé

Imagens de Nossa Senhora de Fátima, Santa Jacinta e São Francisco Marto, na entrada da igreja

Depois de percorrerem os 69 quilômetros de distância até a entrada na cidade de Juranda, os peregrinos encontraram mais um ônibus com outras 44 pessoas vindas de outra cidade e seguiram em oração, caminhando por uma pista auxiliar paralela à rodovia, até a igreja de Nossa Senhora Mãe de Deus.

Lá, foram recebidos pelas imagens de Nossa Senhora de Fátima e de Santa Jacinta Marto e São Francisco Marto, posicionadas na entrada da igreja e em seguida participaram da celebração da Santa Missa.

Testemunho da familia de Lucas Maeda Oliverira - Viagens de Fé

Testemunho da família de Lucas Maeda Oliveira

Antes da bênção final, puderam ouvir o testemunho da família do menino Lucas Maeda de Oliveira, que foi milagrosamente curado aos cinco anos de idade depois de um grave acidente que lhe causou um traumatismo craniano com perda de massa cerebral e o deixou em coma.

O milagre foi atribuído a Jacinta Marto e Francisco Marto, dois dos pequenos pastorinhos de Fátima e foi fundamental para a canonização das duas crianças portuguesas, que foi oficiliazada em 13 de maio de 2017.

Imagens de Nossa Senhora de Fátima e de Santa Jacinta e São Francisco Marto

Peregrinos em frente às relíquias de Santa Jacinta e São Francisco Marto

Localizada a poucas quadras de distância do prédio onde aconteceu o acidente, a igreja de Nossa Senhora Mãe de Deus expõe em destaque no seu presbitério relíquias de de Santa Jacinta Marto e São Francisco Marto, bem como suas imagens junto à de Nossa Senhora de Fátima. 

Caminhando em oração pelas ruas da cidade, os peregrinos pararam em frente ao prédio onde aconteceu o acidente com Lucas, ao hospital onde ele foi socorrido e visitaram a bonita igreja ucraniana de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Igreja ucraniana Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Juranda - PR

Frente da igreja ucraniana Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Depois de um saboroso almoço no Salão Paroquial da igreja de Nossa Senhora Mãe de Deus, os participantes da 59ª edição da Rota da Fé voltaram aos ônibus para seguir até a pequena cidade de Farol, onde visitaram a Fonte de João Maria, que atrai muitos visitantes em função da fama das propriedades curativas sua água. 

Fonte Profeta Joao Maria - Farol, PR - Rota da Fé

Peregrinos colhem água da Fonte Profeta João Maria

 

Confira a reportagem da TV Evangelizar sobre a 59ª edição da peregrinação Rota da Fé:

 

LEIA TAMBÉM  Rota da Fé chega aos 12 anos unindo romaria à pé, família, oração e reflexão

 

Logomarca e slogan da Rota da Fé, romaria de turismo religioso no Paraná

Rota da Fé

Focada no turismo religioso sustentável, a Rota da Fé, é caracterizada pela caminhada dos fiéis por igrejas e locais de manifestação da fé, pelo contato com a natureza e pelo conhecimento da história e costumes da região.

A peregrinação, organizada pela Fundação São José de Ciências Humanas e Religiosas, de Campo Mourão, cria oportunidades para um encontro das famílias e das pessoas que desejam fazer uma experiência religiosa.

 

Serviço

Site: www.rotasdafe.com.br

Informações: rotasdafe@gmail.com


A Viagens de Fé participou da 59ª peregrinação Rota da Fé a convite da organização, com apoio do Expresso Nordeste e do hotel Paraná Palace.

 

 

O post Rota da Fé atrai mais de 500 na primeira peregrinação de 2020 apareceu primeiro em Viagens de Fé.

]]>
https://viagensdefe.com.br/rota-da-fe-atrai-mais-500-primeira-peregrinacao-2020/feed/ 2
Websérie vai destacar atrativos de Aparecida https://viagensdefe.com.br/webserie-vai-destacar-atrativos-de-aparecida/ https://viagensdefe.com.br/webserie-vai-destacar-atrativos-de-aparecida/#respond Sun, 01 Mar 2020 17:26:33 +0000 https://viagensdefe.com.br/?p=17342 Santuário Nacional de Aparecida - foto Thiago Leon

Destino de turismo religioso mais visitado do Brasil, Aparecida ganha nesta semana uma websérie com dez episódios focando os seus principais locais de peregrinação e visitação. A iniciativa faz parte do projeto Descubra Aparecida e Região, que tem como objetivo promover a valorização das práticas receptivas na região, por meio de atividades de capacitação e […]

O post Websérie vai destacar atrativos de Aparecida apareceu primeiro em Viagens de Fé.

]]>
Santuário Nacional de Aparecida - foto Thiago Leon
Santuário Nacional de Aparecida - foto Thiago Leon

Santuário Nacional de Aparecida

Destino de turismo religioso mais visitado do Brasil, Aparecida ganha nesta semana uma websérie com dez episódios focando os seus principais locais de peregrinação e visitação.

A iniciativa faz parte do projeto Descubra Aparecida e Região, que tem como objetivo promover a valorização das práticas receptivas na região, por meio de atividades de capacitação e fortalecimento do turismo.

Marca projeto Aparecida e Região

Os episódios da websérie são apresentados pela experiente guia de turismo Zenilda Cunha, que ajudou a desenvolver, implantou e dirigiu por vários anos o projeto de visitas noturnas guiadas do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

Além de destinos obrigatórios, como o Santuário Nacional e todos os seus monumentos, os vídeos trazem também detalhes de locais importantes da devoção a Nossa Senhora Aparecida, como a Basílica Velha, a Passarela da Fé, o Morro do Cruzeiro, o Caminho do Rosário, o Porto Itaguaçu e o Memorial dos Redentoristas.

Além disso, os episódios também apresentam atrativos turísticos ligados ao Santuário Nacional, como os Bondinhos Aéreos, o Trem do Devoto e o Memorial da Devoção.

LEIA TAMBÉM  Região de Aparecida tem muitas atrações interessantes para visitar

 

Descubra Aparecida e Região

Cruzeiro que marca a entrada da comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista, SP

Cruzeiro na entrada da Canção Nova,

O projeto Descubra Aparecida e Região tem como objetivo promover a valorização das práticas receptivas na região, por meio de atividades de capacitação e fortalecimento do turismo.

Além da websérie, a iniciativa também inclui palestras, treinamentos, workshops e eventos de divulgação dos atrativos, pontos de peregrinação e elementos culturais dos municípios que integram o Circuito Religioso Vale Paraibano.

O projeto é uma iniciativa da Agência Turismo da Fé, com apoio da Secretária de Turismo de Aparecida, Conselho Municipal de Turismo de Aparecida, Conselho Municipal de Turismo de Cachoeira Paulista, Pastoral de Turismo de Aparecida, Sebrae-SP, Região Turística da Fé, Sindicato de Hotéis, Restaurantes Bares e Similares de Aparecida e Vale Histórico, AGCTUR, Associação Comercial e Industrial de Aparecida e Associação Comercial e Industrial de Guaratinguetá.

LEIA TAMBÉM  Visita noturna ao Santuário Nacional é um excelente programa

 

O post Websérie vai destacar atrativos de Aparecida apareceu primeiro em Viagens de Fé.

]]>
https://viagensdefe.com.br/webserie-vai-destacar-atrativos-de-aparecida/feed/ 0
Aparecida recebe Romaria do Terço dos Homens neste final de semana https://viagensdefe.com.br/aparecida-recebe-romaria-terco-dos-homens/ https://viagensdefe.com.br/aparecida-recebe-romaria-terco-dos-homens/#respond Tue, 11 Feb 2020 14:50:32 +0000 https://viagensdefe.com.br/?p=17267 Romaria do Terço dos Homens no Santuário Nacional de Aparecida - foto Thiago Leon

A Romaria do Terço dos Homens deve atrair neste final de semana dezenas de milhares de homens de todo o Brasil ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Essa é a peregrinação que mais romeiros leva ao Santuário Nacional. No ano de 2019, foi contabilizada a participação de 78 mil romeiros de todas as regiões […]

O post Aparecida recebe Romaria do Terço dos Homens neste final de semana apareceu primeiro em Viagens de Fé.

]]>
Romaria do Terço dos Homens no Santuário Nacional de Aparecida - foto Thiago Leon

Romaria do Terço dos Homens no Santuário Nacional de Aparecida - foto Thiago Leon

A Romaria do Terço dos Homens deve atrair neste final de semana dezenas de milhares de homens de todo o Brasil ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

Essa é a peregrinação que mais romeiros leva ao Santuário Nacional. No ano de 2019, foi contabilizada a participação de 78 mil romeiros de todas as regiões do país.

A grande novidade da romaria neste ano é a extenção da programação, que passou dos dois dias de atividades das edições anteriores para três dias.

Além das orações, o encontro passa a promover a caridade entre os grupos, com a doação de alimentos não perecíveis para as instituições de caridade auxiliadas pela Arquidiocese de Aparecida.

Programação Terço dos Homens 2020

Celebração de missa durante a Romaria Nacional do Terço dos Homens 2017, no Santuário Nacional de Aparecida - foto Thiago Leon

A programação da Romaria do Terço dos Homens 2020 terá início na sexta-feira, 14 de fevereiro, com a Missa de Abertura, celebrada no Altar Central da Basílica Nova às 20h.

Logo após, uma Procissão Luminosa seguirá pela Passarela da Fé até a Basílica Velha, onde acontecerá uma adoração campal ao Santíssimo Sacramento, seguida de vigília até a meia noite.

Após esse horário, as atividades prosseguirão na Capela do Santíssimo do Santuário Nacional, com outra vigília ao longo de toda a noite.

LEIA TAMBÉM  Visita noturna ao Santuário Nacional é um excelente programa

No sábado, dia 15, a programação começa cedo com a Missa Solene, considerada a principal da Romaria, às 7h30.

Para acolher o grande número de fiéis, a celebração acontece do lado externo da Basílica Nova, na Tribuna Dom Aloísio Lorscheider.

No mesmo dia, às 13h, no Altar Central da Basílica, homens testemunham suas vivências de fé a partir da oração do Rosário.

O momento prepara os participantes para a oração do Terço Solene, às 13h45, no mesmo local.

A tradicional Consagração à Nossa Senhora Aparecida, às 15h, encerra as atividades da tarde de sábado da Romaria do Terço dos Homens.

A partir das 19h00, uma Procissão Luminosa vai percorrer os pátios da Basílica, saindo da Tribuna Papa Bento XVI, em direção à Tribuna Dom Aloísio Lorscheider, onde haverá um show às 20h.

Participam da apresentação a cantora Mariângela Zan e os padres Antônio Maria, Camilo Júnior e Reginaldo Carreira.

Domingo, último dia da Romaria do Terço dos Homens, a programação começa às 6h45, com um momento de formação no Altar Central do Santuário, preparando os fiéis para a Missa de Encerramento, que terá início às 8h00.

Às 9h00, na Tribuna Dom Aloísio Lorscheider, o programa Terra da Padroeira será transmitido ao vivo pela TV Aparecida, com programação especialmente dedicada aos homens do terço.

Gesto concreto

Romaria Nacional do Terço dos Homens 2017, no Santuário Nacional de Aparecida - foto Thiago Leon

Além das atividades religiosas, neste ano, os participantes da peregrinação são convidados a participarem do gesto concreto da Romaria, doando alimentos não perecíveis.

A ação vai beneficiar 15 obras sociais que recebem auxílio da Arquidiocese de Aparecida.

“A coordenação do Terço dos Homens  tem afirmado que não basta rezar, é preciso agir. E a ação solidária é uma forma de darmos nossa contribuição concreta de amor aos mais necessitados”, afirma o Irmão João Batista de Viveiros, um dos animadores e articuladores da Romaria.

Terço dos Homens

“O Terço dos Homens, que está acontecendo de maneira tão maravilhosa neste Brasil, é um movimento de iniciativa do laicato, com o apoio entusiasta do clero, dos bispos e diáconos da Igreja. O Terço dos Homens é uma bênção para a Igreja, uma bênção para a família”, explica Dom Gil Antônio Moreira, Arcebispo de Juiz de Fora (MG) e Bispo Referencial para o Terço dos Homens.

O movimento, que iniciou timidamente há alguns anos no Brasil, ganhou força com o passar do tempo e hoje todos os estados brasileiros possuem grupos de homens dedicados à oração do rosário mariano.

De acordo com Dom Gil, já são mais de um milhão e quinhentos mil homens rezando o terço.

 

LEIA TAMBÉM  Região de Aparecida tem muitas atrações interessantes para visitar

 

O post Aparecida recebe Romaria do Terço dos Homens neste final de semana apareceu primeiro em Viagens de Fé.

]]>
https://viagensdefe.com.br/aparecida-recebe-romaria-terco-dos-homens/feed/ 0
Santuário de Fátima acolheu 6,3 milhões de peregrinos em 2019 https://viagensdefe.com.br/santuario-de-fatima-acolheu-63-milhoes-de-peregrinos-em-2019/ https://viagensdefe.com.br/santuario-de-fatima-acolheu-63-milhoes-de-peregrinos-em-2019/#respond Tue, 11 Feb 2020 03:37:34 +0000 https://viagensdefe.com.br/?p=17251 Santuário de Fátima, em Portugal - foto Viagens de Fé, a revista brasileira de viagens de turismo religioso p- foto Viagens de Fé

  O Santuário de Fátima acolheu 6,3 milhões de peregrinos durante 2019, segundo dados divulgados no 42º Encontro Anual com os Hoteleiros, promovido pelo Santuário na última quinta-feira. Embora sejam 10% inferiores aos registrados em 2018, esses números confirmam a tendência de estabilização das peregrinações depois do pico de visitação registrado durante o Centenário das […]

O post Santuário de Fátima acolheu 6,3 milhões de peregrinos em 2019 apareceu primeiro em Viagens de Fé.

]]>
Santuário de Fátima, em Portugal - foto Viagens de Fé, a revista brasileira de viagens de turismo religioso p- foto Viagens de Fé

 

O Santuário de Fátima acolheu 6,3 milhões de peregrinos durante 2019, segundo dados divulgados no 42º Encontro Anual com os Hoteleiros, promovido pelo Santuário na última quinta-feira.

Embora sejam 10% inferiores aos registrados em 2018, esses números confirmam a tendência de estabilização das peregrinações depois do pico de visitação registrado durante o Centenário das Aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos, em 2017.

Grupos

Colunata e basílica de Nossa Senhora do Rosário - Fátima, Portugal

A basílica de Nossa Senhora do Rosário e parte da colunata

Esses 6,3 milhões de peregrinos compreeendem tanto os que fazem parte de peregrinaçoes que se registtram junto ao Departamento de Acolhimento de Peregrinos do Santuário, num total de 4.384 grupos, quanto os que visitam a Cova da Iria de maneira informal.

Os números mostram que a quantidade de peregrinos que diariamente chegam ao Santuário e participam de pelo menos uma celebração, é muito superior aos dos que fazem parte de grupos que se registram.

Dos grupos registrados, 65% são estrangeiros (2.854 grupos, 69 a mais que em 2018), mas são os grupos portugueses que respondem por 79,8% (um pouco mais de 500 mil) do total dos peregrinos inscritos.

Entre os grupos estrangeiros, os provenientes da Espanha (565), da Itália (340) e da Polónia (254) continuam a ser os mais expressivos na medida em que com eles vêm sempre muitos peregrinos.

Só estes três países levaram à Cova da Iria 58 mil dos 126 mil peregrinos estrangeiros registados em 2019.

LEIA TAMBÉM  Conheça as principais atrações do Santuário de Fátima

Asia e Américas

O Santuário tem estimulado o crescimento do fluxo de visitantes oriundos da Ásia, com destaque para as Filipinas, a Coréia do Sul e o Vietnam.

Desde 2016 a quantidade de grupos asiáticos tem crescido e em 2019 foram convidados prelados asiáticos para presidirem às grandes peregrinações internacionais aniversárias.]

Foi o caso das de maio, com a presidência do Cardeal Tagle, das Filipinas, e das de outubro com a presidência do Cardeal Soo-Jung, da Coreia do Sul.

Em 2019 o Santuário de Fátima recebeu 476 grupos asiáticos, num total de 15.102 peregrinos. Desse total, a Coreia do Sul foi a origem de 116 grupos; as Filipinas, de 99 e o Vietnam, de 55 grupos.

Já os países das Américas continuam a ser muito presentes no Santuário, com os Estados Unidos respondendo por 40,1% dos grupos provenientes da região, com muitos pertegrinos de origem asiática.

Estre os demais países do continente, o destaque ficou com o Brasil, com 227 grupos, Colômbia e México.

Meses e locais mais visitados

Procissão noturna à luz de velas - Santuário de Fátima, Portugal

Procissão à luz de velas no Santuário de Fátima

Os meses de janeiro e fevereiro, meses de inverno, continuam a ser os menos procurados para peregrinações organizadas. O Santuário registrou apenas 30 e 47 grupos, respectivamente, nesses meses de 2019.

As grandes peregrinações de maio e outubro, icónicas no mundo católico, por corresponderem à primeira e última aparição da Virgem na Cova da Iria, continuam a ser as mais disputadas pelos grupos estrangeiros organizados, embora os portugueses também viagem a Fátima em número muito significativo em setembro.

Além das celebrações, os peregrinos de Fátima aproveitam a passagem pela Cova da Iria para participarem de concertos e visitarem os espaços museológicos que narram o acontecimento e perpetuam a mensagem de Fátima.

Mais de 1,2 milhões dos peregrinos que estiveram em Fátima visitaram a exposição permanente Fátima Luz e Paz, no Museu do Santuário; a Casa Museu de Aljustrel; as casas onde nasceram são Francisco e santa Jacinta Marto e Lúcia de Jesus e, ainda, a exposição temporária Capela Múndi, que evocou o centenário da construção da Capelinha das Aparições.

Essa exposição temporária foi a que registou o maior número de visitas: 310 mil visitantes, 36% a mais do que na exposição anterior.

Também a casa onde nasceu a vidente mais velha, Lúcia de Jesus, e a que teve a vida mais longa, registou quase meio milhão de visitas, isto é, mais 21% que no ano anterior, o que não deixa de ter uma leitura relacionada com o processo de canonização que decorre em Roma e cuja resolução se espera para breve, despertando maior curiosidades dos peregrinos.

A Capelinha das Aparições, juntamente com o Recinto de Oração e as Basílicas continuam a ser os locais mais visitados pelo maior número de peregrinos de Fátima.

LEIA TAMBÉM  Aproveite para conhecer Fátima e Lourdes numa única viagem

 

O post Santuário de Fátima acolheu 6,3 milhões de peregrinos em 2019 apareceu primeiro em Viagens de Fé.

]]>
https://viagensdefe.com.br/santuario-de-fatima-acolheu-63-milhoes-de-peregrinos-em-2019/feed/ 0
Saiba como ir de Aparecida para a Canção Nova https://viagensdefe.com.br/saiba-como-ir-de-aparecida-para-a-cancao-nova/ https://viagensdefe.com.br/saiba-como-ir-de-aparecida-para-a-cancao-nova/#respond Mon, 10 Feb 2020 09:00:57 +0000 http://viagensdefe.com.br/?p=16425 Placa na Via Dutra sinalizando a proximidade da Canção NMova, em Cachoeira Paulista - foto Viagens de Fé

Uma ótima dica para quem vai a Aparecida é aproveitar para visitar a Canção Nova, em Cachoeira Paulista. Cada vez mais devotos de Nossa Senhora Aparecida estão aproveitando para fazer este excelente programa. Nos últimos anos, muitos romeiros passaram a aproveitar o investimento feito na viagem a Aparecida para enriquecer a experiência e também visitar […]

O post Saiba como ir de Aparecida para a Canção Nova apareceu primeiro em Viagens de Fé.

]]>
Placa na Via Dutra sinalizando a proximidade da Canção NMova, em Cachoeira Paulista - foto Viagens de Fé

Placa na Via Dutra sinalizando a proximidade da Canção NMova, em Cachoeira Paulista - foto Viagens de Fé

Uma ótima dica para quem vai a Aparecida é aproveitar para visitar a Canção Nova, em Cachoeira Paulista. Cada vez mais devotos de Nossa Senhora Aparecida estão aproveitando para fazer este excelente programa.

Nos últimos anos, muitos romeiros passaram a aproveitar o investimento feito na viagem a Aparecida para enriquecer a experiência e também visitar a Canção Nova ou cidades como Guaratinguetá, Lorena, Campos do Jordão, Cunha e Parati.

A sede da comunidade católica Canção Nova fica em Cachoeira Paulista, cidade a 35 quilometros de distância de Aparecida, onde se chega pela Via Dutra depois de uma viagem de só 25 minutos de carro ou 70 minutos de ônibus.

Como ir de Aparecida à Canção Nova de carro

Placa na Via Dutra sinalizando acesso a Cachoeira Paulista, onde fica a Canção Nova - foto Viagens de Fé

Para quem está de carro, chegar à sede da comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista, é bastante fácil e rápido.

Basta utilizar quaisquer uma das vias de acesso de Aparecida à Via Dutra e seguir a sinalização que indica o sentido Rio de Janeiro, que é para a esquerda de quem sai de Aparecida.

Uma vez na Via Dutra, é só continuar em frente, passando pelos acessos às cidades de Guaratinguetá e Lorena, até chegar em Cachoeira Paulista.

O trecho tem cerca de 35 quilômetros e pode ser percorrido em aproximadamente 20 minutos, dependendo do acesso utilizado para sair de Aparecida e de qual das duas entradas escolhida para entrar em Cachoeira Paulista e chegar à Canção Nova.

A cidade tem dois acessos bem sinalizados na Via Dutra: o primeiro fica no km 40 (saída 39) e o segundo, que é recomendado pela sinalização, fica no km 38, dois quilõmetros mais para a frente (saída 38).

Usando o primeiro acesso à Canção Nova

Placa na Via Dutra sinalizando acesso a Cachoeira Paulista, onde fica a Canção Nova - foto Viagens de Fé

Quem chega de Aparecida encontra primeiro a saída 39, que acessa Cachoeira Paulista através de um viaduto. Depois de percorrer a alça em curva, basta seguir reto pela avenida Sarah Kubitschek até o seu final, onde há um semáforo.

Nesse ponto, é preciso virar à direita, seguindo pela rua Sete de Setembro até a rua Mario Bueno, onde existe uma pequena praça.

Placa em Cachoeira Paulistana indica o sentido para a Canção Nova, - foto Viagens de Fé

Nesse ponto, uma placa marrom indica a necessidade de se virar novamente à direita. Cerca de 100 metros depois começa à direita uma rua em aclive que leva à entrada principal da Canção Nova.

Usando o primeiro acesso à Canção Nova

Placa indicando o acesso à Canção Nova no km 38 da Via Duitra - foto Viagens de Fé

O segundo acesso para quem vem de Aparecida, a saída 38, fica dois quilômetros depois do primeiro e é o recomendado pela sinalização.

Saindo pelo lado direito da estrada, basta passar por baixo dela, contornar uma rotatória e acompanhar as placas de sinalização indicando Canção Nova.

Placa em Cachoeira Paulistana indica o sentido para a Canção Nova, - foto Viagens de Fé

Depois de seguir reto por uma rua por alguns quarteirões, o motorista verá à sua esquerda uma placa indicando para entrar à direita em direção à Canção Nova.

Aí basta seguir em frente para chegar ao portão da Canção Nova em frente ao Santuário Pai das Misericórdias.

LEIA TAMBÉM  Região de Aparecida tem muitas atrações interessantes para visitar

Como ir de Aparecida à Canção Nova de ônibus

Ônibus da viação Pássaro Marron em Aparecida - divulgação

Quem não está de carro em Aparecida também pode chegar com facilidade à Canção Nova, em Cachoeira Paulista.

O terminal rodoviário de Aparecida, em frente à igreja de São Benedito, no centro da cidade, fica a cerca de 750 metros do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

A viação Pássaro Marron oferece ônibus rodoviários que fazem a conexão entre as duas cidades

A viagem é oferecida diariamente durante o ano todo, com 18 horários que vão desde as 05h20 até as 23h00.

São 12 horários diretos (40 minutos de viagem) e outros seis via Lorena (1h10 de viagem), todos com passagens a R$11,85.

Elas podem ser compradas diretamente no guichê da empresa no Terminal Rodoviário ou através do site da empresa (www.passaromarron.com.br).

Em Cachoeira Paulista os ônibus para no Terminal Rodoviário, na entrada da cidade, de onde é possível tomar um táxi, pedir um carro de aplicativo ou mesmo ir caminhando até a Canção Nova.

LEIA TAMBÉM  Conheça a programação de eventos da Canção Nova em 2020

 

O post Saiba como ir de Aparecida para a Canção Nova apareceu primeiro em Viagens de Fé.

]]>
https://viagensdefe.com.br/saiba-como-ir-de-aparecida-para-a-cancao-nova/feed/ 0
Aproveite para conhecer Fátima e Lourdes numa única viagem https://viagensdefe.com.br/aproveite-para-conhecer-fatima-e-lourdes-numa-unica-viagem/ https://viagensdefe.com.br/aproveite-para-conhecer-fatima-e-lourdes-numa-unica-viagem/#respond Sat, 08 Feb 2020 00:24:43 +0000 https://viagensdefe.com.br/?p=17113 Santuário de Lourdes, na França - Procissão à luz de velas

  Que tal visitar os Santuários de Lisboa e Lourdes em uma única viagem, de forma econômica, rápida e prática? Uma ligação aérea entre Lisboa e Lourdes oferecida pela Ryanair, maior empresa aérea de baixo custo da Europa, agora permite otimizar o investimento na passagem aérea entre o Brasil e a Europa, conhecendo os dois […]

O post Aproveite para conhecer Fátima e Lourdes numa única viagem apareceu primeiro em Viagens de Fé.

]]>
Santuário de Lourdes, na França - Procissão à luz de velas

Boeing 737-800 da Ryanair

 

Que tal visitar os Santuários de Lisboa e Lourdes em uma única viagem, de forma econômica, rápida e prática?

Uma ligação aérea entre Lisboa e Lourdes oferecida pela Ryanair, maior empresa aérea de baixo custo da Europa, agora permite otimizar o investimento na passagem aérea entre o Brasil e a Europa, conhecendo os dois mais importantes santuários marianos europeus e uma única viagem.

Empresa respeitada pela segurança e qualidade dos seus serviços, a Ryanair oferece voos entre os aeroportos de Lisboa, que fica a uma hora de Fátima, e de Lourdes duas vezes por semana em modernos aviões Boeing 737-800.

Isso permite que quem vai a Portugal visitar o Santuário de Fátima também possa conhecer o Santuário de Lourdes, na França, na mesma viagem sem ter de gastar muito ou perder muito tempo viajando.

Da mesma forma, quem for visitar Lourdes, na região dos Montes Pirineus, na França, também pode aproveitar os voos da Ryanair para conhecer Lisboa e Fátima.

Não chega a ser o popular “dois pelo preço de um“, mas é uma excelente oportunidade para aproveitar a oportunidade (e o pesado investimento na passagem internacional) para conhecer dois dos mais importantes santuários  do mundo sem gastar muito. 

Voos baratos entre Lisboa e Lourdes

 

Vista de Lisboa - foto Visit Lisboa

A empresa oferece voos em ambos os sentidos em dois dias por semana, às terças e sábados, durante o ano inteiro.

Com pouco menos de duas horas de duração, eles saem de Lisboa para Lourdes todas as terças-feiras às 12h05 e chegando em Lourdes às 14h5; e sábados, decolando às 12h35 e pousando às 15h25.

Em sentido inverso, de Lourdes para Lisboa, os voos partem todas as terças-feiras às 15h25, pousando em Lisboa às 16h15, e sábados, decolando às 15h50 e pousando às 16h40.

Passagens de Lisboa para Lourdes

 

As passagens têm preços bastante acessíveis, a partir de 9,90 euros (cerca de R$49,00), dependendo da data escolhida e do prazo entre a data de compra e a do voo. 

A compra de passagens deve ser feita diretamente no website da empresa, que identifica quem acessa do Brasil e já exibe o conteúdo em Português.

É importante lembrar que os preços exibidos são da passagem básica, que só inclui o transporte de uma peça de bagagem de mão (ou “bagagem de cabine”) pesando até 10kg.

Caso seja preciso despachar bagagem de porão, como malas maiores ou mais pesadas, é cobrada um taxa adicional fixa de 55 euros por volume de até 20 kg, caso seja paga no website ou 40 euros, caso seja paga no aeroporto.

O check-in é gratuito quando é feito pelo website mas custa 55 euros se for feita no aeroporto. Portanto, ao voar pela Ryanair, trate de fazer tudo pelo site para evitar cobranças adicionais e ganhar tempo.

Com a passagem comprada e o check-in feito, é bom mandar o cartão de embarque para o seu celular, assim não vai ter de imprimi-lo ou – pior – de pagar para que ele seja impresso no aeroporto.

Uma opção para não pagar o adicional de bagagem, que pode acabar ficando mais caro do que a passagem, é viajar só com a bagagem de mão e deixar malas maiores no depósito do aeroporto de Lisboa, que cobra 3,39 euros/dia para volumes até 10 quilos, 5,03 euros/dia para volumes de 10 a 30 quilos e 9,97 euros/dia para volumes acima de 30 quilos.

LEIA TAMBÉM  Saiba como ir de Lisboa a Fátima

 

Os Santuários de Fátima e Lourdes

SANTUÁRIO DE FÁTIMA

 

Basílica de Nossa Senhora do Rosário - Santuário de Fátima, Portugal

Basílica de Nossa Senhora do Rosário, no Santuário de Fátima,

O Santuário de Fátima, fica a pouco mais de umas hora de viagem de Lisboa. Ele é o principal destino de turismo religioso de Portugal, o mais visitado da Europa e um dos mais visitados em todo o mundo, tendo recebido 7 milhões de peregrinos em 2018.

Ele foi construído na Cova da Iria, o local onde a Virgem Maria apareceu em 1917 para três crianças, hoje conhecidas como “os três pastorinhos“, que haviam ido até lá levar o seu rebanho de ovelhas.

Essas aparições marianas se repetiram desde o dia 13 de maio até 13 de outubro de 1917 e desde então Fátima vem atraindo peregrinos.

Imagem original na Capelinha das Aparições - Santuario de Fátima - Portugal

Imagem original de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, exposta na Capelinha das Aparições

O Santuário abrange duas basílicas, a de Nossa Senhora do Rosário, onde estão os túmulos dos três pastorinhos, e a moderna Basílica da Santíssima Trindade, além da Capelinha das Aparições, construída no mesmo local onde ocorreram as aparições.

A imagem original de Nossa Senhora de Fátima é exibida numa caixa de vidro blindado no local exato onde estava a árvore (azinheira) sobre a qual a Virgem Maria apareceu para Lúcia de Jesus e seus primos Jacinta Marto e Francisco Marto.

Basílica da Santíssima Trindade e Cruz Alta, no Santuário de Fátima

Basílica da Santíssima Trindade e Cruz Alta, no Santuário de Fátima

Site do Santuário de Fátimawww.fatima.pt

Site do Turismo de Fátimawebsig.cm-ourem.pt/fatima/

LEIA TAMBÉM  Conheça as principais atrações do Santuário de Fátima

 

SANTUÁRIO DE LOURDES

 

Basílicas do Rosário e da Imacukada Conceição, no Santuário de Lourdes

A cidade francesa de Lourdes, na região montanhosa dos Altos Pireneus, é o destino de turismo religioso mais visitado do país e um dos mais visitados em todo o mundo, tendo recebido mais de cinco milhões de peregrinos no ano passado.

Foi lá que a Virgem Maria apareceu em  11 de fevereiro de 1858 para a humilde jovem Bernadette Soubirous, que tinha 14 anos de idade, quando ela estava em frente à Gruta de Massabielle (hoje mais conhecida como Gruta das Aparições) procurando galhos e gravetos para esquentar o lugar onde morava com a família.

Missa na Gruta de Massabielle, em Lourdes

Peregrinos participam da missa na Gruta de Massabielle, em Lourdes

Essa foi a primeira de dezoito aparições, durante as quais ela ouviu Nossa Senhora se identificar como “a Imaculada Conceição” e pedir a ela que bebesse da água que brotava da Gruta, que o povo fosse até lá em procissão e construisse ali uma capela, entre outras coisas.

Ao mesmo tempo, começaram a acontecer uma série de curas que a Medicina não conseguiu explicar. Desde então, a fama de Lourdes como lugar de curas milagrosas se espalhou pelo mundo.

LEIA TAMBÉM  Lourdes, sinônimo de esperança, curas e milagres

Hoje a Igreja reconhece 70 dessas curas como milagrosas e os médicos listam mais de 7 mil outras como cientificamente inexplicáveis.

As centenas de pessoas que acompanharam Bernadette (depois proclamada Santa Bernadette) nas suas últimas visitas durante as aparições logo se tornaram milhares. 

 

Procissão à luz de velas no Santuário de Lourdes, na França

Santuário de Lourdes, na França

O grande volume de peregrinos fez que pequena capela construída sobre a Gruta atendendo ao pedido de Nossa Senhora logo precisasse ser complementada pela Basílica Imaculada Conceição e, mais tarde, pelas Basílicas de Nossa Senhora do Rosário e de São Pio X.

Site do Santuário de Lourdes (em Espanhol):  www.lourdes-france.org/es

Site da cidade de Lourdesbr.lourdes-infotourisme.com

Ryanair

A empresa aérea irlandesa Ryanair existe desde 1985 e se especializou em oferecer vôos de baixo custo (low cost), entre as capitais européias e os principais destinos turísticos e de negócios de dezenas de países do Continente Europeu.

Hoje, ela é a principal empresa europeia nesse segmento e atende 83 destinos europeus com uma frota de 455 modernos aviões Boeing 737-800, que fazem mais de 2.400 voos diários.

Site (em Português): www.ryanair.com/pt/pt

 

LEIA TAMBÉM  Lourdes: conheça o ingrediente essencial da água famosa no mundo todo

 

O post Aproveite para conhecer Fátima e Lourdes numa única viagem apareceu primeiro em Viagens de Fé.

]]>
https://viagensdefe.com.br/aproveite-para-conhecer-fatima-e-lourdes-numa-unica-viagem/feed/ 0