Viagens de Fé https://viagensdefe.com.br Tudo sobre turismo religioso e espiritual Tue, 07 Jul 2020 14:52:59 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=5.4.2 Aparecida reabre Santuário Nacional no fim de julho https://viagensdefe.com.br/aparecida-reabre-santuario-nacional-no-fim-de-julho/ https://viagensdefe.com.br/aparecida-reabre-santuario-nacional-no-fim-de-julho/#respond Tue, 07 Jul 2020 09:30:45 +0000 https://viagensdefe.com.br/?p=19970 Vista do interior do Santuário Nacional de Aparecida a partir da cúpula - Thiago Leon

O post Aparecida reabre Santuário Nacional no fim de julho apareceu primeiro em Viagens de Fé.

]]>
Vista do interior do Santuário Nacional de Aparecida a partir da cúpula - Thiago Leon
O Santuário Nacional de Aparecida foi autorizado a reabrir gradualmente a partir do próximo dia 28 de julho, terça-feira.

Embora tenha permanecido formalmente aberto desde o início da pandemia, nesse período o Santuário Nacional teve os bancos retirados e permitiu apenas as visitas de fiéis, com as celebrações religiosas sendo realizadas a portas fechadas.

Um decreto publicado pela prefeitura de Aparecida no último dia 29 autorizou que a partir do dia 28 de julho o Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida volte a realizar para celebrações públicas, desde que as missas na Basílica tenham número reduzido de fiéis e que sejam tomadas diversas medidas preventivas.

A permissão, no entanto, é condicional, pois só acontecerá se nessa data a região se mantiver na fase 2 do “plano de retomada consciente” do Governo do Estado de São Paulo.

Ou seja, caso o número de casos de contaminação por coronavírus (Covid-19) aumente, ela poderá ser revogada.

Retomada das atividades do Santuário Nacional

Sinalização de solo - distanciamento social - Santuário de Aparecida

Sinalização de solo de distanciamento social no Santuário Nacional

O Santuário Nacional já elaborou um protocolo e implantou diversas medidas para voltar a receber os romeiros. 

Entre os pontos do protocolo estão o estabelecimento de um trajeto obrigatório para os romeiros desde quando seguir ao chegarem ao Santuário, os locais de permanência permitidos dentro da Basílica, respeitando a distância de segurança entre as pessoas e os pontos em que será feita a medição da temperatura corporal.

Além de sinalização específica e da rigorosa higienização das instalações, a administração do Santuário instalou totens com álcool em gel para uso dos romeiros, que deverão utilizar máscaras de proteção o tempo todo, como é obrigatório em todo o estado de São Paulo.

Embora o Santuário retome suas atividades no dia 28 de julho, as lojas do Centro de Apoio ao Romeiro só serão reabertas dia 4 de agosto, na semana seguinte (com exceção das praças de alimentação).

Rede hoteleira e comércio de Aparecida

Por enquanto os meios de hospedagem da cidade continuam fechados. O decreto da prefeitura de Aparecida prevê a retomada das atividades da rede hoteleira e das pousadas da cidade só a partir do dia 28 de julho.

Esses estabelecimentos deverão funcionar com ocupação reduzida e seguindo as normas de prevenção em vigor.

O retorno das atividades das feiras livres está previsto para o dia 15 de agosto.

 

Fontes: Aleteia, Santuário Nacional, Prefeitura de Aparecida

LEIA TAMBÉM:  Conhecendo algumas das belezas da região de Aparecida

 

O post Aparecida reabre Santuário Nacional no fim de julho apareceu primeiro em Viagens de Fé.

]]>
https://viagensdefe.com.br/aparecida-reabre-santuario-nacional-no-fim-de-julho/feed/ 0
Santuário de Lourdes promove peregrinação virtual dia 18 de julho https://viagensdefe.com.br/santuario-de-lourdes-promove-peregrinacao-virtual-dia-18-de-julho/ https://viagensdefe.com.br/santuario-de-lourdes-promove-peregrinacao-virtual-dia-18-de-julho/#respond Mon, 06 Jul 2020 09:30:23 +0000 https://viagensdefe.com.br/?p=19930 Peregrinação virtual Lourdes United

O post Santuário de Lourdes promove peregrinação virtual dia 18 de julho apareceu primeiro em Viagens de Fé.

]]>
Peregrinação virtual Lourdes United

O Santuário de Lourdes, na França, promove uma inédita peregrinação virtual no próximo dia 18 de julho, sábado.

 

Reagindo aos efeitos gerados pela pandemia de coronavírus, que afetou duramente a presença de peregrinos de outros países, o Santuário decidiu inovar, realizando uma peregrinação virtual internacional e multilíngue.

 

Dessa maneira, peregrinos de todo o mundo que foram impedidos de ir até Lourdes pela pandemia, que fechou fronteiras e suspendeu conexões aéreas, poderão participar como se estivessem em frente à imagem de Nossa Senhora de Lourdes na Gruta das Aparições, coração do Santuário.

 

Peregrinação virtual Lourdes United

Imagem original de Nossa Senhora de Lourdes, na Gruta das Aparições, em Lourdes

Imagem original de Nossa Senhora de Lourdes, na Gruta das Aparições

Batizada de “Lourdes United”, a peregrinação será realizada no próximo dia 18 de julho, data em que se rememora a última das 18 aparições da Virgem Maria a Santa Bernadette Soubirous na Gruta de Massabielle.

 

A proposta do Santuário dedicado a Nossa Senhora de Lourdes ao promover o evento é de reunir milhões de pessoas de todos os continentes, através da televisão, rádio e redes sociais, sob o símbolo da esperança e da solidariedade.

 

Serão 15 horas de programação, entre missas, procissões, recitações do rosário e orações, com transmissão direta em 10 línguas – inclusive o Português – feita diretamente da Gruta das Aparições, o local onde a Virgem apareceu à jovem Bernadette.

 

Além disso, das 11h00 às 13h00 (horário do Brasil) será transmitido um novo programa de televisão durante o qual personalidades religiosas e civis irão testemunhar o papel que Lourdes desempenha nas suas vidas, enquanto as câmeras irão aos bastidores do belíssimo Santuário para melhor explicar a sua missão.

 

Numerosas intervenções sobre os temas da solidariedade, fraternidade, empenho, ajuda, esperança e procura de sentido, bem como reportagens, vídeos de arquivo, música ao vivo e outros destaques, completarão estas duas horas de cobertura ao vivo.

 

Em resumo, um momento de reencontro, de esperança e de solidariedade para reconectar os fiéis de todo o mundo com o espírito de Lourdes.

 

Um centro de peregrinação internacional, o Santuário de Lourdes, mobiliza anualmente quase 100.000 voluntários para acolher três milhões de peregrinos e visitantes de todo o mundo, incluindo mais de 50.000 pessoas doentes e deficientes.

 

Multi-geracional e multicultural, a peregrinação virtual “Lourdes United” reunirá todos aqueles que, nos quatro cantos do mundo, vêem Lourdes como um farol de fé, compromisso, partilha e esperança.

 

O mundo enfrenta uma crise econômica e social sem precedentes, aliada a uma busca sem precedentes de significado.

 

A fraternidade, a generosidade e a esperança que o Santuário carrega há 162 anos nunca foi tão essencial. Em Lourdes, os pobres, os frágeis, os doentes e os deficientes têm o primeiro lugar.

 

Lourdes unida enfrenta a crise

Gruta das Aparições, no Santuário de Lourdes, na Françs

A Gruta das Aparições

Os capelães do Santuário de Lourdes sempre levaram à Gruta as orações pelo mundo e com o mundo, em tempos normais e, principalmente, durante a crise global que estamos a viver.

 

Desde o início da pandemia, centenas de milhares de mensagens, gritos de ajuda, gritos de sofrimento, mas também testemunhos de esperança, continuam a chegar a Lourdes.

 

Fechado por mais de dois meses pela primeira vez na sua história, o Santuário teve todas as peregrinações canceladas.

 

Atualmente, apesar da sua reabertura parcial, o Santuário só pode acolher um número muito limitado de peregrinos, de acordo com um rigoroso protocolo sanitário.

 

E uma Lourdes sem peregrinos é uma Lourdes sem recursos para levar a cabo a sua missão, para manter todo o local, para garantir a sua durabilidade e os empregos dos seus 320 empregados.

 

O Santuário prevê um prejuízo histórico de 8 milhões de euros. Além disso, quase toda a área econômica de Lourdes está em imensa dificuldade.

 

Perante uma situação sem precedentes, uma iniciativa sem precedentes: o Santuário aproveitará a peregrinação virtual “Lourdes United”, no dia 16 de Julho, para apelar à generosidade de todos aqueles que desejem ajudar Lourdes a continuar o seu trabalho.

 

Serviço

 

Site do Santuário de Lourdes: www.lourdes-france.org/pt-br/

 

Facebook: www.facebook.com/ndlourdes

 

YouTube: www.youtube.com/c/LeSanctuaireNotreDamedeLourdes

 

Instagram: www.instagram.com/sanctuairedelourdes/channel/

 

LEIA TAMBÉM:  Lourdes, sinônimo de esperança, curas e milagres

 

Imagem original de Nossa Senhora de Lourdes, na Gruta das Aparições

O post Santuário de Lourdes promove peregrinação virtual dia 18 de julho apareceu primeiro em Viagens de Fé.

]]>
https://viagensdefe.com.br/santuario-de-lourdes-promove-peregrinacao-virtual-dia-18-de-julho/feed/ 0
Catedral Imperial de Petrópolis vai passar por ampla restauração https://viagensdefe.com.br/catedral-imperial-de-petropolis-vai-passar-por-ampla-restauracao/ https://viagensdefe.com.br/catedral-imperial-de-petropolis-vai-passar-por-ampla-restauracao/#respond Thu, 02 Jul 2020 09:30:25 +0000 https://viagensdefe.com.br/?p=19912 Catedral Imperial - Petrópolis, RJ - Wania Corredo - MTur

A Catedral de São Pedro de Alcântara, também conhecida como Catedral Imperial, localizada no centro histórico de Petrópolis, na região serrana do estado do Rio de Janeiro, prepara-se para passar por obras de restauração externa e interna. O prédio da igreja, que foi incluído no plano de urbanização da cidade pelo imperador Pedro II e [...]

O post Catedral Imperial de Petrópolis vai passar por ampla restauração apareceu primeiro em Viagens de Fé.

]]>
Catedral Imperial - Petrópolis, RJ - Wania Corredo - MTur

A Catedral de São Pedro de Alcântara, também conhecida como Catedral Imperial, localizada no centro histórico de Petrópolis, na região serrana do estado do Rio de Janeiro, prepara-se para passar por obras de restauração externa e interna.

O prédio da igreja, que foi incluído no plano de urbanização da cidade pelo imperador Pedro II e sua filha, a princesa Isabel, começou a ser construído em 1884 e foi inaugurado em 29 de novembro de 1925.

“A catedral precisava passar por essa reforma porque apresenta estrutura que deve ser aberta para o público com toda a segurança”, disse à Agência Brasil o bispo da Mitra Diocesana de Petrópolis, dom Gregório Paixão.

A Paróquia São Pedro de Alcântara é a gestora direta do patrimônio cultural do projeto de restauração da catedral, que tem apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com recursos não reembolsáveis do Fundo Cultural da instituição, no valor de R$ 13,1 milhões. A participação do BNDES representa 98% do investimento global, de R$ 13,4 milhões.

Dom Gregório Paixão ressaltou que se trata da restauração de um monumento que faz parte da história do Brasil e destacou um aspecto importante na construção da catedral.

Segundo o bispo, foi uma obra que teve continuidade “por força muito forte das mulheres daquele período [Império], que a levaram adiante. Por isso, a obra tem também um viés da importância da presença feminina, que foi capaz de construir um prédio que, depois, se tornou um símbolo da cidade e um símbolo nacional”.

Turismo religioso
Vista noturna da Catedral Imperial - Petrópolis, RJ - Wikimedia

Vista noturna da Catedral Imperial

De acordo com dom Gregório, a catedral de Petrópolis recebe cerca de 300 mil turistas por ano, e as visitas são gratuitas. A expectativa é que, após a conclusão das obras, o número de visitantes aumente 20% e 25%.

O secretário de Turismo de Petrópolis, Marcelo Valente, enfatiza que a Catedral São Pedro de Alcântara é um dos principais atrativos turísticos e o mais procurado dentro do circuito religioso na cidade.

“Nosso município recebe, por ano, mais de 2 milhões de turistas, e a preservação do patrimônio histórico e cultural é fundamental para continuarmos atraindo cada vez mais visitantes”, disse Valente.

Já o BNDES estima que, após o restauro, a catedral receberá cerca de 5,2 mil visitantes por mês.

Na avaliação do banco, o projeto reforçará a vocação da cidade como polo de turismo histórico-cultural no Brasil. Com o aumento do turismo local, a perspectiva é de incremento anual à economia petropolitana em torno de R$ 10 milhões.

Com a restauração, será reaberto ao público o mausoléu onde estão os restos mortais de dom Pedro II, da imperatriz Teresa Cristina, da princesa Isabel, de seu marido, o conde d’Eu, e do primogênito do casal, dom Pedro de Alcântara, e sua esposa dona Elisabeth.

Atualmente, as áreas superiores da catedral, que reúnem órgão, coro, torres e telhado, assim como o mausoléu, estão fechadas para o público.

Dom Gregório salientou também a importância das obras na catedral para a geração de empregos, uma vez que a ideia é contratar profissionais da própria região.

Ele disse acreditar que muitas pessoas trabalharão na reforma, o que será muito positivo diante do crescimento do número de desempregados na região por causa do fechamento de vagas provocado pela pandemia do novo coronavírus.

Novidade
Interior da Catedral Imperial - Petrópolis, RJ - Agência Brasil

Interior da Catedral Imperial

Uma das novidades que a reforma trará será a abertura da torre da igreja ao público. “As pessoas não só vão ter uma visão panorâmica da cidade, mas poderão conhecer a história da catedral, de uma construção que se confunde com a própria história do Brasil”, disse dom Gregório.

Ele destacou que a catedral, embora seja administrada pela igreja católica, é aberta a todas as pessoas, de todos os credos. “É patrimônio do povo brasileiro.”

De acordo com o bispo, a catedral precisa de um trabalho de estruturação porque apresenta rachaduras em alguns pontos. A restauração devolverá o monumento “mais seguro, mais belo e informativo” à população”.

Para dom Gregório, a segurança é uma questão fundamental porque boa parte dos visitantes é constituída de crianças de colégios de todo o estado.

“Essas crianças poderão visitar o monumento de forma integral, terão uma visão geral sobre arte, sobre cultura, e de uma forma profundamente ecumênica”. A igreja está aberta ainda aos que quiserem participar das celebrações, rezar ou assistir a concertos musicais.

Etapas

O projeto foi proposto ao BNDES pela Mitra Diocesana de Petrópolis e faz parte de um conjunto de investimentos que vêm sendo implementados para promover a cidade como destino turístico relevante.

A restauração da catedral ocorrerá em três ações: restauro externo do edifício, abrangendo a recuperação da cobertura e do madeiramento estrutural, elementos de ornamentação e calhas, recolocação das rosáceas e modernização de toda a parte elétrica no interior e exterior da igreja, assim como instalação de sistema de combate a incêndio.

Serão realizados também o restauro e a requalificação interna, com recuperação de elementos artísticos.

Finalmente, haverá a implantação de uma galeria expositiva nos dois primeiros pavimentos da torre que antecedem o sino.

Nas cúpulas e agulhas neogóticas da catedral serão instaladas uma passarela e telas de projeção para contar a história da construção do prédio e exibir documentos históricos da fundação da cidade.

A nova área permitirá a visitação do público à torre, que tem 70 metros de altura e proporciona uma vista panorâmica da cidade.

Fonte: Agência Brasil

 

O post Catedral Imperial de Petrópolis vai passar por ampla restauração apareceu primeiro em Viagens de Fé.

]]>
https://viagensdefe.com.br/catedral-imperial-de-petropolis-vai-passar-por-ampla-restauracao/feed/ 0
Cristo Redentor recebe hoje primeiro grande tributo às vítimas da pandemia https://viagensdefe.com.br/cristo-redentor-recebe-hoje-primeiro-grande-tributo-as-vitimas-da-pandemia/ https://viagensdefe.com.br/cristo-redentor-recebe-hoje-primeiro-grande-tributo-as-vitimas-da-pandemia/#respond Wed, 01 Jul 2020 09:00:48 +0000 https://viagensdefe.com.br/?p=19900 Para cada vida - Missa Covid 19 no Cristo Redentor

A partir das 19h00 de hoje, dia 1◦ de julho, a estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, será cenário da celebração de uma missa em tributo às vítimas do Covid-19 transmitida para todo o Brasil pelo Facebook e pelo YouTube da CNBB. A celebração, que tem como tema “Para Cada Vida”, trará mensagens [...]

O post Cristo Redentor recebe hoje primeiro grande tributo às vítimas da pandemia apareceu primeiro em Viagens de Fé.

]]>
Para cada vida - Missa Covid 19 no Cristo Redentor

A partir das 19h00 de hoje, dia 1◦ de julho, a estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, será cenário da celebração de uma missa em tributo às vítimas do Covid-19 transmitida para todo o Brasil pelo Facebook e pelo YouTube da CNBB.

A celebração, que tem como tema “Para Cada Vida”, trará mensagens de solidariedade às famílias fortemente afetadas pelas perdas nesta pandemia, de gratidão aos trabalhadores e voluntários anônimos, assim como aos profissionais da saúde, e de esperança a todos os brasileiros.

Estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro - foto Luciola Vilella - MTur

Estátua do Cristo Redentor

Cenário da celebração, a estátua do Cristo Redentor integra o Santuário Cristo Redentor e foi eleita uma das sete maravilhas do mundo e considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO

Participam da organização do evento a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Cáritas Brasileira, com apoio do Verificado – iniciativa das Nações Unidas para combate à desinformação.

A missa terá a honra de contar com uma mensagem de solidariedade e uma benção do Papa Francisco, vibrando pela chegada de dias melhores, e também com uma mensagem de dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidente da CNBB.

A cerimônia religiosa será presidida pelo cardeal brasileiro dom Orani João Tempesta.

A nossa arquidiocese foi escolhida para ser o lugar de manifestar a nossa solidariedade e oração por aqueles que faleceram com essa pandemia. Justamente nesse altar, que é o Cristo Redentor, queremos colocar todas as pessoas do mundo inteiro que partiram, para que sejam recebidas na casa do Pai. E rezar pelos seus familiares para que consolados prossigamos na procura do bem e da paz.”, disse o Cardeal.

Para cada vida - Missa Covid 19 no Cristo Redentor

Em seguida, uma projeção impactante será transmitida no Cristo Redentor, um dos maiores cartões-postais do mundo.

Para encerramento da celebração, haverá um show da cantora Alcione, contribuindo para promover um momento de esperança, essencial em meio ao sentimento de fragilidade do cenário atual.

Com a celebração, a CNBB, a Cáritas Brasileira e o Verificado têm o objetivo de proporcionar uma homenagem para cada vida, além de humanizar este momento crítico pelo qual o mundo está passando, dando luz às vidas perdidas, que tendem a serem apenas estatísticas devido ao alto número de óbitos diários.

Como assistir à missa

You Tubewww.youtube.com/user/CNBBNacionalBrasilia

Facebook: www.facebook.com/cnbbnacional

Santuário Cristo Redentor

Site: santuariocristoredentor.com.br

 

Fonte: CNBB

O post Cristo Redentor recebe hoje primeiro grande tributo às vítimas da pandemia apareceu primeiro em Viagens de Fé.

]]>
https://viagensdefe.com.br/cristo-redentor-recebe-hoje-primeiro-grande-tributo-as-vitimas-da-pandemia/feed/ 0
Fórum Nacional de Turismo Religioso começa hoje às 14h https://viagensdefe.com.br/forum-nacional-de-turismo-religioso-comeca-hoje-14h/ https://viagensdefe.com.br/forum-nacional-de-turismo-religioso-comeca-hoje-14h/#respond Wed, 24 Jun 2020 09:30:33 +0000 https://viagensdefe.com.br/?p=19372 Santuário de Fátima vazio em razão do coronavírus - foto Humberto Magro -reprodução Facebook

A quarta edição do Fórum Nacional de Turismo Religioso, um dos principais eventos desse segmento no país, começa nesta quarta-feira às 14h00. Devido às restrições impostas pela pandemia de coronavírus (Covid-19), desta vez o evento será realizado online, com transmissão ao vivo gratuita pelo Facebook e também pelo YouTube. O evento terá como tema “O [...]

O post Fórum Nacional de Turismo Religioso começa hoje às 14h apareceu primeiro em Viagens de Fé.

]]>
Santuário de Fátima vazio em razão do coronavírus - foto Humberto Magro -reprodução Facebook

A quarta edição do Fórum Nacional de Turismo Religioso, um dos principais eventos desse segmento no país, começa nesta quarta-feira às 14h00.

Devido às restrições impostas pela pandemia de coronavírus (Covid-19), desta vez o evento será realizado online, com transmissão ao vivo gratuita pelo Facebook e também pelo YouTube.

O evento terá como tema “O Turismo Religioso diante da Pandemia de Covid-19“, e irá debater as perspectivas do turismo religioso no Brasil diante dos reflexos causados pela pandemia, buscando ainda aprofundar o conhecimento sobre o segmento.

O 4o. Fórum Nacional de Turismo Religioso se estenderá por três dias, terminando nesta sexta-feira, dia 26 de junho, sempre com inicio às 14h00 de cada dia.

Manoel Sidnésio de Moura, do Fórum Nacional de Turismo Religioso

Sidnésio de Moura

Uma das principais referências do turismo religioso no Brasil e Coordenador do Fórum Nacional de Turismo Religioso, Sidnésio de Moura, explica que, ao contrário do que pode parecer, esse não é um evento para mostrar o turismo sob o prisma religioso, e sim um espaço para que acadêmicos, jornalistas, religiosos e empresários do segmento discutam realidades e ideias, e proponham alternativas e soluções.

Estamos passando por uma dificuldade que afetou toda a esfera econômica no mundo. O Turismo foi o primeiro a sentir este impacto e com certeza será o último a sair”, justifica Sidnésio, que também foi o idealizador do Grupo de Trabalho de Turismo Religioso no Rio Grande do Norte.

Fórum Nacional de Turismo Religioso

Pandemia justifica Fórum online

Depois de três edições presenciais, este ano, em função às restrições impostas pela pandemia de coronavírus, o Fórum Nacional de Turismo Religioso será online, com transmissão simultânea ao vivo pelo Facebook e pelo YouTube.

A programação será bastante ágil, com cada palestra ou debate com duração de 40 minutos, sendo 30 minutos dedicados à palestra ou debate e 10 minutos para perguntas e respostas.

Palestra de abertura do Fórum vai revelar pesquisa inédita

A palestra de abertura do evento, às 14h20 de hoje, com o tema “Perspectivas do Turismo Religioso Pós-pandemia no Brasil e no Exterior”, será apresentada por Amadeu Castanho, jornalista especializado em turismo religioso e palestrante, além de Editor da Viagens de Fé.

Além de analisar e discutir as perspectivas de retomada das atividades de turismo religioso no Brasil e no Exterior, o palestrante irá apresentar em primeira mão os resultados de uma pesquisa realizada pela publicação especializada junto a agências e operadoras do segmento.

A palestra também vai indicar sugestões de adaptações e mudanças para que agências e operadoras do segmento enfrentem melhor os efeitos da atual pandemia.

Programação do 4º Fórum Nacional de Turismo Religioso

 

24/06 – Quarta-feira

14h00 – Solenidade de Abertura;

14h40 – Palestra: Perspectivas do Turismo Religioso Pós-pandemia no Brasil e no Exterior (jornalista Amadeu Castanho, especialista em turismo religioso e Editor da revista eletrônica Viagens de Fé);

15h20 – Mesa de Debate: A imprensa e o Turismo Religioso (Convidados: jornalistas Amadeu Castanho, Cristina Lira e Rogério Almeida – Moderador: Sidnesio Moura)

16h00 – Palestra: Metodologia Rota da Fé (Ruben Moyano, idealizador e Coordenador do Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável, com 15 edições, e da Peregrinação Rota da Fé, com 59 edições);

16h40 – Palestra: Cultura, Religiosidade dos Ciganos na Rota do Turismo Religioso (Dr. Zarco Fernandes, Diretor Presidente do Projeto Cigano, e um dos principais líderes ciganos mundiais)

17h20 – Apresentação Cultural (Dança Cigana, apresentada pelo Projeto Cigano);

18h00 – Encerramento

25/06 – Quinta-feira

14h00 – Abertura

14h20 – Palestra: Jornalismo e o Turismo Religioso (jornalista Rogério Almeida);

15h00 – Mesa de Debate: As religiões e o Turismo Religioso (Convidado: Padre Rodrigo de Castro, Reitor do Santuário da Sagrada Família- Goiânia/GO, e Missão Somos Um – Moderador: Izaias Carneiro, Coordenador e Fundador da Comunidade Católica Coração Novo-RJ, e co-presidente da Missão Somos Um)

15h40 – Palestra: Como devemos nos comportar em uma pandemia de acordo com a religião Islâmica (Muhamad Taufik, Presidente da Associação Muçulmana do RN, um dos principais motivadores para o diálogo inter-religioso no Brasil );

16h20 – Palestra: Retomada das Peregrinações e Romarias, como será? (Pedro Kempe, Diretor da Operadora Domus Viagens e ex-presidente da ABAV Paraná);

17h00 – Mesa de Debate: Estudos acadêmicos sobre Turismo Religioso (Convidados: Professor Dr. Eduardo Taborda, Professor Dr. João Batista de Freitas; Professor Dr. Michel Vieira – Moderador: Professor Dr. Sidcley Alegrini)

18h00 – Encerramento

26/06 – Sexta-feira

14h00 – Abertura

14h20 – Palestra: A prática cristã nos Negócios do Turismo dos destinos de Fé (Vadis da Silva, Coordenador Nacional do e-Marketplace do Turismo Receptivo Brasileiro);

15h00 – Palestra: O papel dos eventos para o fortalecimento do Turismo Religioso no Brasil (Marta Rossi, Sócia da empresa Rossi & Zorzanello, idealizadora, Promotora e Organizadora do FESTURIS);

15h40 – Palestra: A Pastoral do Turismo como instância aglutinadora para o Turismo Religioso (Padre Manoel de Oliveira Filho, Coordenador Nacional da Pastoral do Turismo. Do Clero de São Salvador da Bahia. Professor da Universidade Católica de Salvador);

16h20 – Mesa de Debate: Cases de Sucesso (Convidados: Padre Vicente Neto, Reitor do Santuário de Santa Rita de Cassia em Santa Cruz/RN, Janes Cleia Jaques, Turismóloga, Coordenação da Pastoral do Turismo de Belém/PA e João Gilberto de Oliveira, idealizador da Romaria dos Profissionais de Turismo a Aparecida e Coordenador da Pastoral do Turismo de Aparecida – Moderador: Sidnesio Moura );

17h00 – Palestra: O Turismo Religioso como Busca do Sentido da Vida (Eduardo Taborda de Jesus, Doutor em Turismo e Hospitalidade (UCS). Professor do curso de Hospedagem da CEFET-MG).

18h00 – Encerramento: Santa Missa direto do Santuário da Sagrada Família em Goiânia/GO (Celebrante: Padre Rodrigo de Castro Ferreira Goiânia – GO Coordenador Arquidiocesano da Pastoral do Turismo, Responsável pelo Setor Vida e Família, Membro do Conselho Presbiteral e de Formadores e Reitor do Santuário Sagrada Família)

Inscrições para o Fórum Nacional de Turismo Religioso

As inscrições para o evento são gratuitas e abertas a todos que tenham o interesse de conhecer o potencial do segmento de turismo religioso. 
Os interessados podem se inscrever online, bastando preencher e enviar um formulário.
Todos os participantes inscritos terão direito a um certificado de participação.
Link para fazer a inscrição: forms.gle/Ux61kWZfcjsbtDXr9

Links para acompanhar o Fórum Nacional de Turismo Religioso

Canal do Fórum no Youtube: www.youtube.com/channel/UCh4_6wV5sZDfj6jBHlkaSYw

Transmissões no Facebook

Dia 24/06 – https://www.facebook.com/forumnacionaldeturismoreligioso/videos/266670337932003/

Dia 25/06 – https://www.facebook.com/forumnacionaldeturismoreligioso/videos/291714185211475/

Dia 26/06 – https://www.facebook.com/forumnacionaldeturismoreligioso/videos/707804430007098/

Transmissões no YouTube

Dia 24/06 – https://youtu.be/5UzjaTmc40k

Dia 25/06 – https://youtu.be/GumMsAZfd5Y

Dia 26/06 – https://youtu.be/Lqtv3d3j_dg

LEIA TAMBÉM:  Conheça as principais atrações do Santuário de Fátima

 

O post Fórum Nacional de Turismo Religioso começa hoje às 14h apareceu primeiro em Viagens de Fé.

]]>
https://viagensdefe.com.br/forum-nacional-de-turismo-religioso-comeca-hoje-14h/feed/ 0
Fórum Nacional de Turismo Religioso começa nesta quarta-feira https://viagensdefe.com.br/forum-nacional-de-turismo-religioso-comeca-nesta-quarta/ https://viagensdefe.com.br/forum-nacional-de-turismo-religioso-comeca-nesta-quarta/#respond Mon, 22 Jun 2020 09:30:42 +0000 https://viagensdefe.com.br/?p=19358 Peregrinos em frente à imagem coroada de Nossa Senhora de Lourdes, no Santuário de Lourdes - reprodução Facebook

Começa nesta quarta-feira, 24 de junho, a quarta edição do Fórum Nacional de Turismo Religioso, desta vez em versão online devido às restrições impostas pela pandemia de coronavírus (Covid-19). A proposta do evento, que terá como tema central “O Turismo Religioso diante da Pandemia de Covid-19“, é de debater as perspectivas do turismo religioso no [...]

O post Fórum Nacional de Turismo Religioso começa nesta quarta-feira apareceu primeiro em Viagens de Fé.

]]>
Peregrinos em frente à imagem coroada de Nossa Senhora de Lourdes, no Santuário de Lourdes - reprodução Facebook

Começa nesta quarta-feira, 24 de junho, a quarta edição do Fórum Nacional de Turismo Religioso, desta vez em versão online devido às restrições impostas pela pandemia de coronavírus (Covid-19).

A proposta do evento, que terá como tema central “O Turismo Religioso diante da Pandemia de Covid-19“, é de debater as perspectivas do turismo religioso no Brasil diante dos efeitos negativos da pandemia, bem como de aprofundar o conhecimento sobre o segmento.

O 4o. Fórum Nacional de Turismo Religioso terá início no próximo dia 24, se estendendo até o dia 26, com transmissão ao vivo simultânea pelo Facebook e pelo YouTube, sempre com inicio às 14h00 de cada dia.

Manoel Sidnésio de Moura, do Fórum Nacional de Turismo Religioso

Sidnésio de Moura

Sidnésio de Moura, Coordenador do Fórum Nacional de Turismo Religioso, idealizador do Grupo de Trabalho de Turismo Religioso no Rio Grande do Norte e uma das principais referências do turismo religioso no Brasil, explica que , ao contrário do que pode parecer, esse não é um evento para mostrar o turismo sob o prisma religioso, e sim um espaço para que acadêmicos, jornalistas, religiosos e empresários do segmento discutam realidades e ideias, e proponham alternativas e soluções.

Estamos passando por uma dificuldade que afetou toda a esfera econômica no mundo. O Turismo foi o primeiro a sentir este impacto e com certeza será o último a sair”, justifica Sidnésio.

Fórum Nacional de Turismo Religioso

Pandemia justifica evento online

Em função às restrições impostas pela pandemia de coronavírus, este ano o Fórum, cujas edições anteriores foram realizadas em Natal, no Rio Grande do Norte, não será presencial.

Além de ser transmitida ao vivo pelo Facebook e pelo YouTube, cada item da programação terá 40 minutos de duração, sendo 30 minutos dedicados à palestra ou debate e 10 minutos para perguntas e respostas.

A programação abrange palestras e mesas de debates, além de uma apresentação cultural, sendo encerrada com a celebração de uma missa.

Fórum começa com palestra que vai revelar pesquisa inédita

A palestra de abertura do evento, no dia 24 às 14h20, será apresentada pelo Editor da Viagens de Fé, Amadeu Castanho, que abordará o tema “Perspectivas do Turismo Religioso Pós-pandemia no Brasil e no Exterior”.

Além de discutir as perspectivas de retomada das atividades de turismo religioso no Brasil e no Exterior, a palestra vai apresentar em primeira mão os resultados de uma pesquisa realizada pela publicação especializada junto a agências e operadoras do segmento.

Finalmente, a palestra também vai indicar sugestões de adaptações e mudanças para que agências e operadoras do segmento enfrentem melhor os efeitos da atual pandemia.

Programação do 4º Fórum Nacional de Turismo Religioso

 

24/06 – Quarta-feira

14h00 – Solenidade de Abertura;

14h40 – Palestra: Perspectivas do Turismo Religioso Pós-pandemia no Brasil e no Exterior (jornalista Amadeu Castanho, especialista em turismo religioso e Editor da revista eletrônica Viagens de Fé);

15h20 – Mesa de Debate: A imprensa e o Turismo Religioso (Convidados: jornalistas Amadeu Castanho, Cristina Lira e Rogério Almeida – Moderador: Sidnesio Moura)

16h00 – Palestra: Metodologia Rota da Fé (Ruben Moyano, idealizador e Coordenador do Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável, com 15 edições, e da Peregrinação Rota da Fé, com 59 edições);

16h40 – Palestra: Cultura, Religiosidade dos Ciganos na Rota do Turismo Religioso (Dr. Zarco Fernandes, Diretor Presidente do Projeto Cigano, e um dos principais líderes ciganos mundiais)

17h20 – Apresentação Cultural (Dança Cigana, apresentada pelo Projeto Cigano);

18h00 – Encerramento

25/06 – Quinta-feira

14h00 – Abertura

14h20 – Palestra: Jornalismo e o Turismo Religioso (jornalista Rogério Almeida);

15h00 – Mesa de Debate: As religiões e o Turismo Religioso (Convidado: Padre Rodrigo de Castro, Reitor do Santuário da Sagrada Família- Goiânia/GO, e Missão Somos Um – Moderador: Izaias Carneiro, Coordenador e Fundador da Comunidade Católica Coração Novo-RJ, e co-presidente da Missão Somos Um)

15h40 – Palestra: Como devemos nos comportar em uma pandemia de acordo com a religião Islâmica (Muhamad Taufik, Presidente da Associação Muçulmana do RN, um dos principais motivadores para o diálogo inter-religioso no Brasil );

16h20 – Palestra: Retomada das Peregrinações e Romarias, como será? (Pedro Kempe, Diretor da Operadora Domus Viagens e ex-presidente da ABAV Paraná);

17h00 – Mesa de Debate: Estudos acadêmicos sobre Turismo Religioso (Convidados: Professor Dr. Eduardo Taborda, Professor Dr. João Batista de Freitas; Professor Dr. Michel Vieira – Moderador: Professor Dr. Sidcley Alegrini)

18h00 – Encerramento

26/06 – Sexta-feira

14h00 – Abertura

14h20 – Palestra: A prática cristã nos Negócios do Turismo dos destinos de Fé (Vadis da Silva, Coordenador Nacional do e-Marketplace do Turismo Receptivo Brasileiro);

15h00 – Palestra: O papel dos eventos para o fortalecimento do Turismo Religioso no Brasil (Marta Rossi, Sócia da empresa Rossi & Zorzanello, idealizadora, Promotora e Organizadora do FESTURIS);

15h40 – Palestra: A Pastoral do Turismo como instância aglutinadora para o Turismo Religioso (Padre Manoel de Oliveira Filho, Coordenador Nacional da Pastoral do Turismo. Do Clero de São Salvador da Bahia. Professor da Universidade Católica de Salvador);

16h20 – Mesa de Debate: Cases de Sucesso (Convidados: Padre Vicente Neto, Reitor do Santuário de Santa Rita de Cassia em Santa Cruz/RN, Janes Cleia Jaques, Turismóloga, Coordenação da Pastoral do Turismo de Belém/PA e João Gilberto de Oliveira, idealizador da Romaria dos Profissionais de Turismo a Aparecida e Coordenador da Pastoral do Turismo de Aparecida – Moderador: Sidnesio Moura );

17h00 – Palestra: O Turismo Religioso como Busca do Sentido da Vida (Eduardo Taborda de Jesus, Doutor em Turismo e Hospitalidade (UCS). Professor do curso de Hospedagem da CEFET-MG).

18h00 – Encerramento: Santa Missa direto do Santuário da Sagrada Família em Goiânia/GO (Celebrante: Padre Rodrigo de Castro Ferreira Goiânia – GO Coordenador Arquidiocesano da Pastoral do Turismo, Responsável pelo Setor Vida e Família, Membro do Conselho Presbiteral e de Formadores e Reitor do Santuário Sagrada Família)

Inscrições para o Fórum Nacional de Turismo Religioso

As inscrições para o evento são gratuitas e abertas a todos que tenham o interesse de conhecer o potencial do segmento de turismo religioso. 
Os interessados podem se inscrever online, bastando preencher e enviar um formulário.
Todos os participantes inscritos terão direito a um certificado de participação.
Link para fazer a inscrição: forms.gle/Ux61kWZfcjsbtDXr9

Links para acompanhar o Fórum Nacional de Turismo Religioso

Canal do Fórum no Youtube: www.youtube.com/channel/UCh4_6wV5sZDfj6jBHlkaSYw

Transmissões no Facebook

Dia 24/06 – https://www.facebook.com/forumnacionaldeturismoreligioso/videos/266670337932003/

Dia 25/06 – https://www.facebook.com/forumnacionaldeturismoreligioso/videos/291714185211475/

Dia 26/06 – https://www.facebook.com/forumnacionaldeturismoreligioso/videos/707804430007098/

Transmissões no YouTube

Dia 24/06 – https://youtu.be/5UzjaTmc40k

Dia 25/06 – https://youtu.be/GumMsAZfd5Y

Dia 26/06 – https://youtu.be/Lqtv3d3j_dg

LEIA TAMBÉM:  Lourdes, sinônimo de esperança, curas e milagres

 

O post Fórum Nacional de Turismo Religioso começa nesta quarta-feira apareceu primeiro em Viagens de Fé.

]]>
https://viagensdefe.com.br/forum-nacional-de-turismo-religioso-comeca-nesta-quarta/feed/ 0
Fátima inaugura a Rota dos Pastorinhos https://viagensdefe.com.br/fatima-inaugura-a-rota-dos-pastorinhos/ https://viagensdefe.com.br/fatima-inaugura-a-rota-dos-pastorinhos/#respond Mon, 22 Jun 2020 01:45:04 +0000 https://viagensdefe.com.br/?p=19432 Painel da Rota dos Pastorinhos, em Ourém

O município de Ourém, em Portugal, onde está localizado o Santuário de Fátima, inaugurou neste sábado, uma nova atração para os seus milhões de peregrinos. A Rota dos Pastorinhos é um percurso interpretativo montado em torno da vida dos três pastorinhos de Fátima, que passa por vários pontos turísticos e culturais do concelho de Ourém. [...]

O post Fátima inaugura a Rota dos Pastorinhos apareceu primeiro em Viagens de Fé.

]]>
Painel da Rota dos Pastorinhos, em Ourém

O município de Ourém, em Portugal, onde está localizado o Santuário de Fátima, inaugurou neste sábado, uma nova atração para os seus milhões de peregrinos.

A Rota dos Pastorinhos é um percurso interpretativo montado em torno da vida dos três pastorinhos de Fátima, que passa por vários pontos turísticos e culturais do concelho de Ourém.

Esta rota apresenta um percurso baseado em dez lugares que marcaram a história das crianças de Fátima para as quais a Virgem Maria apareceu diversas vezes em 1917, dando origem à devoção de Nossa Senhora de Fátima e ao Santuário.

Mapa da Rota dos Pastorinhos, em Fátima, Portugal

Rota dos Pastorinhos

Ao percorrer a Rota dos Pastorinhos, os visitantes vão encontrar painéis interpretativos e outros elementos onde poderão obter informações sobre a vida dos três pastorinhos e sobre os vários recursos turísticos existentes.

A nova atração turística leva os peregrinos por um roteiro que inclui locais emblemáticos como Aljustrel, Fátima e Ourém e outros menos conhecidos, como Olival e Soutaria, narrando episódios menos conhecidos da vida das três crianças e permitindo conheçam melhor a região em que elas viveram.

Painel da Rota dos Pastorinhos, em Aljustrel, Portugal

Painel da Rota dos Pastorinhos, em Aljustrel,

As 10 etapas da Rota dos Pastorinhos
  1. Os pastorinhos na Cova da Iria
  2. Aljustrel, a aldeia dos pastorinhos
  3. O batismo dos pastorinhos na igreja paroquial de Fátima
  4. O administrador e os pastorinhos, encontros para a Historia!
  5. Os pastorinhos na casa do administrador
  6. Os pastorinhos nas festas de Nossa Senhora da Piedade
  7. Jacinta Marto no Hospital de Santo Agostinho
  8. Jacinta Marto sepultada no Cemitério Municipal
  9. Os pastorinhos na casa da senhora Emília
  10. Os pastorinhos na casa do pároco de Olival

O projeto é financiado por fundos comunitários e conta com placas informativas, painéis interativos, bancos e módulos de suporte de bicicletas.

LEIA TAMBÉM:  Conheça as principais atrações do Santuário de Fátima

 

O post Fátima inaugura a Rota dos Pastorinhos apareceu primeiro em Viagens de Fé.

]]>
https://viagensdefe.com.br/fatima-inaugura-a-rota-dos-pastorinhos/feed/ 0
Fórum Nacional de Turismo Religioso discute perspectivas pós-Covid https://viagensdefe.com.br/forum-nacional-de-turismo-religioso-discute-perspectivas-pos-covid/ https://viagensdefe.com.br/forum-nacional-de-turismo-religioso-discute-perspectivas-pos-covid/#respond Wed, 17 Jun 2020 16:49:17 +0000 https://viagensdefe.com.br/?p=19333 Fórum Nacional de Turismo Religioso

Buscando debater as perspectivas do turismo religioso no Brasil e aprofundar o conhecimento sobre o segmento, o Fórum Nacional de Turismo Religioso chega à sua quarta edição em versão online, devido às restrições impostas pela pandemia de coronavírus. O evento será realizado nos próximos dias 24, 25 e 26 de junho, sempre no período da [...]

O post Fórum Nacional de Turismo Religioso discute perspectivas pós-Covid apareceu primeiro em Viagens de Fé.

]]>
Fórum Nacional de Turismo Religioso

Buscando debater as perspectivas do turismo religioso no Brasil e aprofundar o conhecimento sobre o segmento, o Fórum Nacional de Turismo Religioso chega à sua quarta edição em versão online, devido às restrições impostas pela pandemia de coronavírus.

O evento será realizado nos próximos dias 24, 25 e 26 de junho, sempre no período da tarde, a partir das 14h00, com transmissão ao vivo simultânea pelo Facebook e pelo YouTube.

Manoel Sidnésio de Moura, do Fórum Nacional de Turismo Religioso

Sidnésio de Moura

De acordo com Sidnésio de Moura, Coordenador do Fórum Nacional de Turismo Religioso, idealizador do Grupo de Trabalho de Turismo Religioso no Rio Grande do Norte e uma das principais referências do turismo religioso no Brasil, não se trata de um evento apenas com a visão religiosa, mas um evento em que acadêmicos, jornalistas, religiosos e empresários do segmento discutem e apontam caminhos.

Estamos passando por uma dificuldade que afetou toda a esfera econômica no mundo, o Turismo foi o primeiro a sentir este impacto e com certeza será o último a sair. Por isso, este ano o evento tem como tema central: “O Turismo Religioso diante da Pandemia de Covid-19“, explica Sidnésio.

Evento online

Adaptando-se à dinâmica das transmissões online, cada item da programação terá 40 minutos de duração, sendo 30 minutos dedicados à palestra ou debate e 10 minutos para perguntas e respostas.

A programação abrange palestras e mesas de debates, além de uma apresentação cultural. O evento será encerrado com a celebração de uma missa.

Palestra de abertura inclui pesquisa inédita

A palestra de abertura do evento, abordará o tema Perspectivas do Turismo Religioso Pós-pandemia no Brasil e Exterior e será apresentada pelo Editor da Viagens de Fé, Amadeu Castanho.

Além de discutir as perspectivas de retomada das atividades de turismo religioso no Brasil e no Exterior, a palestra vai apresentar os resultados de uma pesquisa inédita realizada pela publicação especializada junto a agências e operadoras do segmento.

O conteúdo da palestra inclui ainda propostas de adaptações e mudanças para que o mercado enfrente melhor os efeitos da atual pandemia.

Programação do 4º Fórum Nacional de Turismo Religioso

 

24/06 – Quarta-feira

14h00 – Solenidade de Abertura;

14h40 – Palestra: Perspectivas do Turismo Religioso Pós-pandemia no Brasil e Exterior (jornalista Amadeu Castanho, especialista em turismo religioso e Editor da revista eletrônica Viagens de Fé);

15h20 – Mesa de Debate: A imprensa e o Turismo Religioso (Convidados: jornalistas Amadeu Castanho, Cristina Lira e Rogério Almeida – Moderador: Sidnesio Moura)

16h00 – Palestra: Metodologia Rota da Fé (Ruben Moyano, idealizador e Coordenador do Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável, com 15 edições, e da Peregrinação Rota da Fé, com 59 edições);

16h40 – Palestra: Cultura, Religiosidade dos Ciganos na Rota do Turismo Religioso (Dr. Zarco Fernandes, Diretor Presidente do Projeto Cigano, e um dos principais líderes ciganos mundiais)

17h20 – Apresentação Cultural (Dança Cigana, apresentada pelo Projeto Cigano);

18h00 – Encerramento

25/06 – Quinta-feira

14h00 – Abertura

14h20 – Palestra: Jornalismo e o Turismo Religioso (jornalista Rogério Almeida);

15h00 – Mesa de Debate: Estudos acadêmicos sobre Turismo Religioso (Convidados: Professor Dr. Eduardo Taborda, Professor Dr. João Batista de Freitas; Professor Dr. Michel Vieira – Moderador: Professor Dr. Sidcley Alegrini)

15h40 – Palestra: Como devemos nos comportar em uma pandemia de acordo com a religião Islâmica (Muhamad Taufik, Presidente da Associação Muçulmana do RN, um dos principais motivadores para o diálogo inter-religioso no Brasil );

16h20 – Palestra: Retomada das Peregrinações e Romarias, como será? (Pedro Kempe, Diretor da Operadora Domus Viagens e ex-presidente da ABAV Paraná);

17h00 – Mesa de Debate: As religiões e o Turismo Religioso (Convidado: Padre Rodrigo de Castro, Reitor do Santuário da Sagrada Família- Goiânia/GO, e Missão Somos Um – Moderador: Izaias Carneiro, Coordenador e Fundador da Comunidade Católica Coração Novo-RJ, e co-presidente da Missão Somos Um);

18h00 – Encerramento

26/06 – Sexta-feira

14h00 – Abertura

14h20 – Palestra: A prática cristã nos Negócios do Turismo dos destinos de Fé (Vadis da Silva, Coordenador Nacional do e-Marketplace do Turismo Receptivo Brasileiro);

15h00 – Palestra: O papel dos eventos para o fortalecimento do Turismo Religioso no Brasil (Marta Rossi, Sócia da empresa Rossi & Zorzanello, idealizadora, Promotora e Organizadora do FESTURIS);

15h40 – Palestra: A Pastoral do Turismo como instância aglutinadora para o Turismo Religioso (Padre Manoel de Oliveira Filho, Coordenador Nacional da Pastoral do Turismo. Do Clero de São Salvador da Bahia. Professor da Universidade Católica de Salvador);

16h20 – Mesa de Debate: Cases de Sucesso (Convidados: Padre Vicente Neto, Reitor do Santuário de Santa Rita de Cassia em Santa Cruz/RN, Janes Cleia Jaques, Turismóloga, Coordenação da Pastoral do Turismo de Belém/PA e João Gilberto de Oliveira, idealizador da Romaria dos Profissionais de Turismo a Aparecida e Coordenador da Pastoral do Turismo de Aparecida – Moderador: Sidnesio Moura );

17h00 – Palestra: O Turismo Religioso como Busca do Sentido da Vida (Eduardo Taborda de Jesus, Doutor em Turismo e Hospitalidade (UCS). Professor do curso de Hospedagem da CEFET-MG).

18h00 – Encerramento: Santa Missa direto do Santuário da Sagrada Família em Goiânia/GO (Celebrante: Padre Rodrigo de Castro Ferreira Goiânia – GO Coordenador Arquidiocesano da Pastoral do Turismo, Responsável pelo Setor Vida e Família, Membro do Conselho Presbiteral e de Formadores e Reitor do Santuário Sagrada Família)

Inscrições para o Fórum Nacional de Turismo Religioso

As inscrições para o evento são gratuitas e abertas a todos que tenham o interesse de conhecer o potencial do turismo religioso. 
Os interessados podem se inscrever online, bastando preencher e enviar um formulário.
Todos os participantes inscritos terão direito a um certificado de participação.
Link para fazer a inscrição: forms.gle/Ux61kWZfcjsbtDXr9

Links para acompanhar o Fórum Nacional de Turismo Religioso

Canal do Fórum no Youtube: www.youtube.com/channel/UCh4_6wV5sZDfj6jBHlkaSYw
Facebook: www.facebook.com/forumnacionaldeturismoreligioso/
Programação do dia 24/06 no YouTube: youtu.be/u1ECzB5wO0k

LEIA TAMBÉM:  Rota da Fé chega aos 12 anos unindo romaria à pé, família, oração e reflexão

 

O post Fórum Nacional de Turismo Religioso discute perspectivas pós-Covid apareceu primeiro em Viagens de Fé.

]]>
https://viagensdefe.com.br/forum-nacional-de-turismo-religioso-discute-perspectivas-pos-covid/feed/ 0
Festa do Divino Pai Eterno de 2020 é cancelada definitivamente https://viagensdefe.com.br/festa-do-divino-pai-eterno-de-2020-e-cancelada-definitivamente/ https://viagensdefe.com.br/festa-do-divino-pai-eterno-de-2020-e-cancelada-definitivamente/#respond Thu, 28 May 2020 02:17:55 +0000 https://viagensdefe.com.br/?p=18885 Festa do Divino Pai Eterno

O Santuário do Divino Pai Eterno comunicou hoje que a Romaria e a Festa do Divino Pai Eterno de 2020 foram canceladas definitivamente em função da pandemia de coronavírus. A tradicional romaria e a festa religiosa que levam todos os anos cerca de três de milhões de fiéis à cidade de Trindade, em Goiás, estavam [...]

O post Festa do Divino Pai Eterno de 2020 é cancelada definitivamente apareceu primeiro em Viagens de Fé.

]]>
Festa do Divino Pai Eterno

O Santuário do Divino Pai Eterno comunicou hoje que a Romaria e a Festa do Divino Pai Eterno de 2020 foram canceladas definitivamente em função da pandemia de coronavírus.

A tradicional romaria e a festa religiosa que levam todos os anos cerca de três de milhões de fiéis à cidade de Trindade, em Goiás, estavam agendadas originalmente para o período de 26 de junho a 5 de julho, com o tema tema: “Pai Eterno, protegei-nos e curai-nos”.

O evento deste ano tinha um significado especial, pois a devoção ao Divino Pai Eterno completa 180 anos em 2020.

LEIA TAMBÉM:  Divino Pai Eterno, uma história de muita fé e devoção

Ante ao crescimento da contaminação por coronavírus em todo o Brasil, foi realizada no último dia 15 de maio, uma reunião entre os representantes de órgãos da administração pública e os responsáveis pela organização, resolvendo que este ano o evento seria apenas virtual.

No entanto, hoje um comunicado emitido pelo Santuário Basílica do Divino Pai Eterno comunicou o cancelamento definitivo da Romaria e a Festa do Divino Pai Eterno de 2020.

Confira abaixo o teor desse comunicado:

Nota de Cancelamento – Romaria 2020

Comunicamos o cancelamento da Romaria do Divino Pai Eterno 2020, que este ano, teria como tema: Pai Eterno, protegei-nos e curai-nos. Após o anúncio de que a Festa de Trindade seria realizada em sua data tradicional, porém, somente pelos meios de comunicação e sem a presença de fiéis nas celebrações (sine populo), nos surpreendemos com as recentes estatísticas do avanço no número de casos da Covid-19 em nosso País e constatamos dois pontos importantes:

– As projeções anteriores eram mais positivas, com a possibilidade de achatamento da curva no mês de junho, conforme anunciado amplamente. Por esse motivo, naquele momento, entendemos que seria possível realizar a Romaria e, por prudência, no formato virtual somente. No entanto, a realidade atual nos mostra um cenário contrário ao que estava sendo previsto, já que o número de casos e também de mortes pelo novo coronavírus tem aumentado consideravelmente dia após dia.

– Mesmo com o anúncio de que, com a realização da Romaria somente pelos meios de comunicação, e que as celebrações não seriam abertas para a participação dos fiéis presencialmente, tivemos o conhecimento de que romeiros, de vários lugares do País, continuam se preparando para fazer a peregrinação até Trindade. Essa atitude, apesar de entendermos que é movida pela fé, no cenário atual, colocaria em risco, não somente a vida desses romeiros, como também de toda a população trindadense.

Em sequência a essas constatações, recebemos do Ministério Público do Estado de Goiás a Recomendação Nº 16/2020, feita pelo Promotor de Justiça, titular da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Trindade, Sr. Dr. Francisco Bandeira de Carvalho Melo, pelo cancelamento da Romaria 2020, considerando vários pontos, dentre eles o fato de que “a realização da tradicional Romaria e Festa do Divino Pai Eterno, segundo maior evento religioso do País, em que pese a intenção de promovê-la somente pelos meios de comunicação e sem a presença física dos romeiros nas celebrações religiosas (missas), causará, inevitavelmente, enorme aglomeração de pessoas e há possibilidade de desobediência individual das recomendações, colocando em risco a saúde pública”.

Nesse sentido, mesmo com todos os cuidados planejados que seriam tomados pelos organizadores da Romaria e pelos órgãos competentes do Município de Trindade e do Estado de Goiás, concluímos que seria um grande risco aos romeiros e à população de modo geral.

Vivemos tempos difíceis e de grande instabilidade em todos os setores da sociedade. Tal decisão final é fruto da preocupação deste Santuário Basílica, da Arquidiocese de Goiânia e também dos poderes públicos, com o bem comum, responsabilidade social e preservação da vida, segurança e saúde de todos, bens inalienáveis dos quais nunca abriremos mão.

Pedimos a todos que continuem se unindo a nós em oração, pelos meios de comunicação – TV Pai Eterno, RedeVida, rádios e internet – para que, juntos, possamos rogar ao Pai Eterno a proteção de todas as nações, além da libertação e cura de todos os afetados pelo novo coronavírus. Sob a intercessão de nossa Mãe, Maria Santíssima, bênçãos e graças sejam derramadas sobre todos os devotos do Divino Pai Eterno!

Assessoria de Imprensa

Santuário Basílica do Divino Pai Eterno

LEIA TAMBÉM:  Devoção ao Divino Pai Eterno completa 180 anos em 2020

Veja abaixo o comunicado divulgado hoje pelo Santuário Basílica do Divino Pai Eterno:

Comunicado - Cancelamento da Romaria e Festa do Divino Pai Eterno 2020

Comunicado – Cancelamento da Romaria e Festa do Divino Pai Eterno 2020

O post Festa do Divino Pai Eterno de 2020 é cancelada definitivamente apareceu primeiro em Viagens de Fé.

]]>
https://viagensdefe.com.br/festa-do-divino-pai-eterno-de-2020-e-cancelada-definitivamente/feed/ 0
Canção Nova celebra a Festa de Pentecostes com evento virtual https://viagensdefe.com.br/cancao-nova-celebra-a-festa-de-pentecostes-com-evento-virtual/ https://viagensdefe.com.br/cancao-nova-celebra-a-festa-de-pentecostes-com-evento-virtual/#respond Thu, 28 May 2020 00:57:42 +0000 https://viagensdefe.com.br/?p=18876 Axampamento de Pentecostes sem público na Canção Nova

A Canção Nova realiza neste final de semana o tradicional Acampamento de Pentecostes, mas sem a presença de fiéis. Em função das restrições impostas pela pandemia de coronavírus o evento será realizado na sede da Canção Nova, em Cachoeira Paulista e transmitido pelo Sistema Canção Nova de Comunicação e pelas redes sociais. Conforme determinações dos [...]

O post Canção Nova celebra a Festa de Pentecostes com evento virtual apareceu primeiro em Viagens de Fé.

]]>
Axampamento de Pentecostes sem público na Canção Nova

A Canção Nova realiza neste final de semana o tradicional Acampamento de Pentecostes, mas sem a presença de fiéis.

Em função das restrições impostas pela pandemia de coronavírus o evento será realizado na sede da Canção Nova, em Cachoeira Paulista e transmitido pelo Sistema Canção Nova de Comunicação e pelas redes sociais.

Conforme determinações dos governos estadual e municipal e da Diocese de Lorena, os eventos e missas estão sendo realizadas sem a presença de fiéis, a fim de se controlar a disseminação do novo coronavírus.

Festa de Pentecostes
O padre Roger Luis, da Canção Nova

Padre Roger Luís

A Festa de Pentecostes é celebrada pelos católicos 50 dias após a Páscoa, de acordo com o calendário litúrgico.

Nos dois dias do evento, a programação inclui pregações, momentos de oração e missas, celebradas no Santuário do Pai das Misericórdias.

Os sacerdotes Roger Luis, Edimilson Lopes e Edilberto Carvalho e os missionários da Canção Nova, Rubens e Tânia Sabino, Antonieta Sales e Alexandre Oliveira serão os responsáveis por conduzir a programação.

Neste ano, o tema da Festa de Pentecostes é “Reinflama o Carisma de Deus que está em ti” (2Tm 1,6-11).

No sábado (30/05), às 21h, transmissão do “Cristo é o Show” com o cantor católico Eros Biondini, que, na ocasião, lançará o CD “Eros Biondini 30 anos”.

Serviço

Evento: Acampamento de Pentecostes na Canção Nova

Tema: “Reinflama o Carisma de Deus que está em ti” (2Tm 1,6-11)

Datas: 30 e 31 de maio de 2020

Evento sem público, com transmissão pelo Sistema Canção Nova de Comunicação e pelas redes sociais.

LEIA TAMBÉM:  Visita virtual mostra detalhes do interior do Santuário de Aparecida

 

O post Canção Nova celebra a Festa de Pentecostes com evento virtual apareceu primeiro em Viagens de Fé.

]]>
https://viagensdefe.com.br/cancao-nova-celebra-a-festa-de-pentecostes-com-evento-virtual/feed/ 0