Fátima sedia em março a I Conferência Internacional das Cidades-Santuário

Santuário de Fátima, em Portugal - foto Viagens de Fé, a revista brasileira de viagens de turismo religioso

Santuário de Fátima, em Portugal – foto Viagens de Fé



Principal destino de turismo religioso de Portugal e um dos mais importantes do mundo, Fátima recebe no próximo dia 7 de março a I Conferência Internacional das Cidades-Santuário.
O evento, que integra a programação dos VII Workshops Internacionais de Turismo Religioso (WITR), é co-organizado pela Câmara Municipal de Ourém e tem como tema “Experiências, Lugares e Redes de Turismo Religioso e Peregrinação na Europa”.

Programação
A programação da I Conferência Internacional das Cidades Santuário inclui quatro painéis:
Painel A | Destinos de Peregrinação e Turismo Religioso: fatores de (re)valorização

Moderador: Alexandre Marto Pereira |Vice-Presidente da ACISO (Portugal)
Oradores: Kevin A. Griffin | Dublin Institute of Technology (Irlanda) e Silvia Aulet Serrallonga| Universidad de Girona (Espanha)

Painel B | Desafios da dimensão experiencial – perfis, motivações e comportamentos dos visitantes dos santuários

Moderador: Rui Costa | Universidade de Aveiro (Portugal)
Oradores: Jaime Ruiz | Presidente da Red de Destinos y Caminos Espirituales (Espanha), Sílvia de Ascaniis | Università della Svizzera Italiana – USI, Lugano (Itália) e José António Folgado | Universidade da Extremadura (Espanha)

Painel C | Redes e organizações de apoio à peregrinação e ao turismo religioso – pontes para o intercâmbio cultural e intergeracional

Moderador: Margarida Franca | Investigadora Colaboradora do CEGOT – Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território, Universidade de Coimbra (Portugal); Investigadora Colaboradora do CITER – Centro de Investigação em Teologia e Estudos da Religião, Universidade Católica Portuguesa (Portugal)
Oradores: Júlia Lourenço | Universidade do Minho (Portugal) e Tomasz Duda|Universidade de Szczecin (Polónia)

Painel D | Rotas Culturais da Europa – oportunidades e desafios para a competitividade e inovação dos destinos

Moderador: Nuno Lopes | Chief Operating Officer – IDTOUR
Oradores: Eleonora Berti | Conselho Europeu das Rotas Culturais (Luxemburgo), Quintin Correas | Rota do Imperador Carlos V – Rota Cultural do Conselho da Europa (Espanha) e Anna Trono | Via Francigena – Rota Cultural do Conselho da Europa (Itália)

Santuario Nossa Senhora de Lourdes - França

Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, na França



Objetivos
A Conferência tem cinco objetivos:
  • Reflexão e debate sobre as características comuns e dos fatores de diferenciação das várias cidades-santuário envolvidas;
  • Contribuição para uma gestão mais sustentável dos recursos dos lugares em causa;
  • Promoção de um acolhimento mais inclusivo nas cidades receptoras destes fluxos;
  • Apresentação dos principais desafios e oportunidades para o turismo religioso e a peregrinação na Europa, repensando-os numa ótica prospetiva.
  • Criação de uma rede científica interdisciplinar com plataformas (virtuais e físicas) de investigação colaborativa.

 

Santuário de Czestochowa, na Polõnia - Wikimedia

Santuário de Czestochowa, na Polõnia



Justificativas
A organização da Conferência justifica que as cidades santuário e os lugares sagrados, em geral, como destinos de fluxos humanos de motivação religiosa – peregrinação e turismo religioso – fazem parte do património da Europa. Trata-se de uma realidade que é importante proteger e valorizar, projetando todo um conhecimento adquirido e uma cultura enraizada, que o fenómeno da laicização presente em muitos países europeus não põe em causa.
O turismo religioso aparece no contexto de alterações dos padrões de comportamento religioso que afetam as sociedades ocidentais desde há algum tempo. Assiste-se atualmente a uma secularização das nossas sociedades. Assim, a peregrinação como prática religiosa vai perdendo ou reconfigurando o seu papel e o turismo religioso vai aumentando, dando lugar a um segmento de mercado cada vez mais exigente.
O mercado do turismo religioso e da peregrinação aparece na atualidade muito mais segmentado e com um crescimento digno de nota. Quem investiga nesta área dá-se conta do aparecimento de nichos. Estas viagens são para todas as idades, incluem variadas motivações (que não apenas as especificamente religiosas) e abrangem visitantes provenientes do espaço urbano e do rural, numa considerável diversidade de escalas.

Site: www.iwrt.pt/conferencia

Compartilhe

Notícias recentes

Faltam 30 dias para o iníco da Festa da Penha

Faltam 30 dias para o iníco da Festa da Penha

Faltam só 30 dias para o início da 455ª edição da tradicional Festa da Penha,… Continue lendo

Santuário de Lourdes passa a ter programação oficial em Português

Santuário de Lourdes passa a ter programação oficial em Português

O Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, na França, está ampliando a sua estrutura de… Continue lendo

Hotéis oferecem descontos durante a Festa da Penha

Hotéis oferecem descontos durante a Festa da Penha

Quem for ao Espírito Santo participar da 455ª edição da Festa da Penha vai poder… Continue lendo

Festa da Penha, no Espírito Santo, chega em abril aos 455 anos

Festa da Penha, no Espírito Santo, chega em abril aos 455 anos

A tradicional Festa da Penha, no Espírito Santo, chega este ano à sua 455ª edição,… Continue lendo

IWRT em Fátima se consolida como principal evento de turismo religioso

IWRT em Fátima se consolida como principal evento de turismo religioso

A décima-segunda edição dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso, iniciada hoje no Santuário de Fátima,… Continue lendo

Turismo religioso é destaque em Natal

Turismo religioso é destaque em Natal

A capital do Rio Grande do Norte vem se destacando pela atenção que vem dedicando… Continue lendo

Clique para ouvir este este artigo!