A Jornada Mundial da Juventude e a visita do Papa Francisco a Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida prometem ser o ponto alto do turismo religioso no pais este ano.
Como já informamos anteriormente, o acesso ao Santuário Nacional para participar da Santa Missa a ser presidida pelo Papa Francisco na próxima quarta-feira, dia 24 será limitado a 12 mil fiéis.
O acesso terá início às 5h30 do dia 24 e os peregrinos serão selecionados por ordem de chegada.
A fila para ingresso à basílica será formada no Pátio das Palmeiras, parte do Santuário Nacional voltada para o centro de Aparecida.
Nesta fila os fiéis receberão pulseiras que permitirão seu acesso ao interior da Basílica, rigorosamente limitadas a 12 mil unidades.
Por questão de segurança, antes de entrar,  todos os selecionados para participar  da Missa dentro da Basílica serão submetido a revista com detectores de metal.
Quando se esgotarem os lugares dentro da Basílica, os fiéis que estiverem na fila serão direcionados para a frente da Tribuna Bento XVI, do lado oposto, onde estarão disponíveis 6.500 cadeiras e 4 telões de LED de alta definição,  medindo 8,5m x 5m. cada um.
Os peregrinos que entrarem pelos demais portões serão acomodados em frente à Tribuna Bento XVI e acompanharão a celebração em pé.
 

Amplas oportunidades para ver o Papa

 
Após a Santa Missa, o Papa Francisco irá à Tribuna para uma consagração a  Nossa Senhora Aparecida e depois saudará os peregrinos.
Em seguida, seguirá no Papamóvel para o Seminário Bom Jesus para almoço, após o qual deverá abençoar uma imagem de Santo Antonio de Santana Galvão, o Frei Galvão, primeiro santo brasileiro.
O povo terá amplas oportunidades de ver de perto e interagir com o Papa Francisco durante esse percurso, que será o seguinte:  da Tribuna Bento XVI, segue sentido Capela do Batismo e, posteriormente, até uma avenida interna do Santuário que dá acesso à avenida Getúlio Vargas. Segue pela avenida Anchieta, passa pela Praça Benedito Meirelles e chega à rua Barão do Rio Branco.
O percurso de volta é o mesmo e, ao chegar ao Santuário, o Papa segue até o heliponto, onde embarca de volta para o Rio de Janeiro
Além disso, os fiéis também poderão ver o Papa Francisco no momento do desembarque do helicóptero e no percurso rumo ao Santuário.
 
Trânsito e estacionamento
 
Confira abaixo o esquema de trânsito no Santuário Nacional em Aparecida para a visita do Papa Francisco: