Destaques

Canguaretama lembra os 376 anos do massacre dos Mártires de Cunhaú

Há 376 anos atrás aconteceu no Rio Grande do Norte um massacre envolvendo forças invasoras holandesas que vitimou dezenas de brasileiros que participavam de uma Missa em uma capela.

No dia 16 de julho de 1645, um domingo, soldados holandeses e seus aliados índígenas surpreenderam 70 fiéis que participavam da Missa em honra a Nossa Senhora do Carmo, celebrada pelo padre André de Soveral na Capela de Nossa Senhora das Candeias, localizada no Engenho Cunhaú, no território da atual cidade de Canguaretama.

Os invasores queriam que os brasileiros, se convertessem à religião calvinista e ante à recusa do sacerdote e da sua congregação, os massacram, tendo a imagem de Nossa Senhora das Candeias como testemunha.

Imagem de Nossa Senhora das Candeias, testemunha do Massacre de Cunhaú

Detalhe da imagem de Nossa Senhora das Candeias, testemunha do Massacre de Cunhaú

Esses homens, mulheres, jovens e crianças passaram a ser conhecidos como os Mártires de Cunhaú.

Três meses mais tarde, as forças invasoras massacraram dentro de outra capela mais um grupo de brasileiros e seu sacerdote, na comunidade de Uruaçú, no atual município de São Gonçalo do Amarante, vizinho a Natal, capital do Rio Grande do Norte.

Pela sua defesa heróica da fé, trinta dos mártires, entre eles os padres André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro e o leigo Mateus Moreira, foram canonizados pelo Papa Francisco 2017, passando a ser celebrados como os Santos Mártires de Cunhaú e Uruassú.

Mártires de Cunhaú e Uruassú

Mártires de Cunhaú e Uruassú

Em Canguaretama, a 78 km, de distância da capital do estado, a Capela de Nossa Senhora das Candeias, local do primeiro massacre, se tornou um ponto de peregrinação e agora é o ponto de partida do Roteiro Caminho dos Santos Mártires do Brasil, a mais recente atração de turismo religioso do Rio Grande do Norte.

A cidade também relembra a data com a realização de um novenário, com procissões luminosas e celebrações eucarísticas junto à antiga capela, cujas paredes ainda guardam marcas das balas que atingiram os mártires..

A programação pode ser acompanhada através do YouTube no perfil da TV Rainha dos Mártires

Leia também:

Caminho dos Santos Mártires é novidade no turismo religioso

 

Compartilhe

Notícias recentes

Começa amanhã o 7⁠º Fórum Nacional de Turismo Religioso

Começa amanhã o 7⁠º Fórum Nacional de Turismo Religioso

A sétima edição do Fórum Nacional de Turismo Religioso, considerado o maior evento técnico, científico… Continue lendo

Caminhos da Fé e Criatividade destaca turismo religioso e experiências culturais na Paraíba

Caminhos da Fé e Criatividade destaca turismo religioso e experiências culturais na Paraíba

O roteiro Caminhos da Fé e Criatividade, na região do Brejo Paraibano, é uma nova… Continue lendo

Nossa Senhora de Fátima de 54 metros de altura é nova atração em Crato, CE

Nossa Senhora de Fátima de 54 metros de altura é nova atração em Crato, CE

Uma estátua de Nossa Senhora de Fátima com 54 metros de altura, considerada a maior… Continue lendo

Eventos divulgam Emilia Romagna e San Marino para turismo religioso

Eventos divulgam Emilia Romagna e San Marino para turismo religioso

A região da Emilia Romagna e San Marino são o foco de dois eventos que… Continue lendo

Catedral de Sevilha, na Espanha, oferece visita guiada aos seus vitrais

Catedral de Sevilha, na Espanha, oferece visita guiada aos seus vitrais

A Catedral de Sevilha, na Espanha, é uma das muitas igrejas europeias a oferecer aos… Continue lendo

Fórum Nacional de Turismo Religioso oferece desconto em hospedagem

Fórum Nacional de Turismo Religioso oferece desconto em hospedagem

Vários hotéis e pousadas de Trindade, em Goiás, estão oferecendo um desconto especial para os… Continue lendo

Clique para ouvir este este artigo!