Os governos de Minas Gerais e SãoPaulo estão coordenando esforços em torno do CRER – Caminho Religioso da Estrada Real, roteiro de peregrinação ligando Aparecida ao Santuário Santuário de Nossa Senhora da Piedade, em Caetés, cidade da Grande Belo Horizonte.
Como reflexo dessa união, no dia 6 de março o  governador Geraldo Alkmin recebeu no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, os conselheiros do CRER.
Conselheiros do Caminho Reliogioso da Estrada Real no Palácio dos Bandeirantes, onde se reuniram com o governadior Geraldo Alkmin
  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter

Na ocasião, Alfredo Gimenez, que  é Delegado Regional de Turismo do Vale do Paraíba e Litoral Norte e também diretor de Turismo Religioso da CNTur, foi apresentado formalmente como interlocutor para o CRER no estado de São Paulo.

Caminho Religioso da Estrada Real


O Caminho Religioso da Estrada Real é uma iniciativa do governo mineiro no sentiodo de criar um roteiro de peregrinação que liga Aparecida, principal destino de turismo religioso do Brasil, ao Santuário de Nossa Senhora da Piedade, em Caetés, cidade da Grande Belo Horizonte.
logotipo da Estrada Real
  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
O CRER segue parte do traçado da lendária Estrada Real, que no período colonial ligava Minas Gerais ao porto de Parati, no litoral do Rio de Janeiro.
Os governos de Minas Gerais e São Paulo vão coordenar esforços para a estruturação do CRER e a iniciativa será lançada oficialmente no mês de setembro, com a “Romaria 550”.
Essa romaria vai comemorar os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida e os 250 do Santuário de Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Minas Gerais.
 
Preparação
 
As cidades do circuito turístico religioso estiveram reunidas em Aparecida no dia 24 de fevereiro com o subsecretário de Turismo de Minas Gerais, Gustavo Pessoa Arrais, para conhecer melhor e discutir detalhes do projeto do CRER – Caminho Religioso da Estrada Real.
Os municípios foram convidados oficialmente pela Secretaria de Turismo do Estado da São Paulo para participarem do projeto.
A próxima reunião acontecerá dia 4 de abril em Lorena, cidade vizinha a Aparecida.