Diferents vistes a distància de la Façana de la Passió fetes des d'un terrat del carrer Sicília.
Barcelona é a cidade mais visitada da Espanha. E, antes da pandemia, dois dos três locais mais visitados pelo turistas na cidade eram igrejas.
Ou seja, o patrimônio religioso era o principal motor do turismo da capital da região espanhola da Catalunha.
Como na maior parte do mundo, com o início da pandemia de coronavírus e a adoção de medidas necessárias para evitar a sua disseminação, o turismo praticamente parou, na maior crise já enfrentada nesse segmento.
Para ajudar na recuperação do setor turístico da cidade, a Arquidiocese de Barcelona criou um portal dedicado ao turismo religioso, oferecendo aos visitantes informações detalhadas sobre o patrimônio religioso e os serviços existentes.
O novo portal de turismo religioso de Barcelona
O novo portal, criado para promover a experiência e o acesso à informação para turistas e entidades civis promotoras do turismo, oferece diversos serviços.
Entre eles, facilita a localização e promoção de visitas a templos diocesanos tão importantes como a Basílica da Sagrada Família ou os principais eventos religiosos e suas tradições em Barcelona.
O acesso a bilhetes de entrada válidos para diferentes templos também será promovido. O primeiro vai abranger a Basílica da Sagrada Família, a Catedral de Santa Cruz e Santa Eulália e a Basílica de Santa Maria Del Mar.
Mostra também os horários das missas internacionais na Basílica da Sagrada Família e na Basílica de Santa María del Mar ou das celebrações em igrejas emblemáticas da Arquidiocese, como a Catedral da Santa Cruz e Santa Eulália, a Basílica da Sagrada Família, a Basílica de Santa Maria de Mataró, a Basílica da Virgem de Barcelona, padroeira da cidade e o Templo Expiratório Sagrado Coração de Jesus, no monte Tibidabo.
Além disso, o portal também mostra as paróquias de Barcelona onde se celebra a Santa Missa dominical em outras línguas, como português, inglês, italiano, francês, alemão, ucraniano, polonês, chinês e tagalog.
Finalmente, também é possível encontrar informações sobre alojamentos religiosos e alojamentos monásticos para grupos de peregrinos, ciclos de concertos de órgãos, missas polifônicas ou um motor de busca de peregrinação ágil com todas as informações necessárias para decidir o destino e o momento em que deseja fazer a peregrinação.
Igrejas, o principal patrimônio turístico
Detalhe do interior da Catedral de Santa Cruz e Santa Eulália
Antes da pandemia, 1 em cada 3 turistas que visitavam os monumentos e locais de interesse de Barcelona optavam pelo patrimônio religioso da cidade, somando mais de 8 milhões de visitas anuais de um total de 25,7 milhões registradas na cidade.
Isto significa que as igrejas da cidade são o seu patrimônio turístico mais importante, seguido pelos museus (com 6,5 milhões de visitantes) e de locais de interesse como o Parque Güell (3,1 milhões de visitantes), a Casa Batlló ou La Pedrera, as conhecidas obras de Gaudi, arquiteto que também projetou a Basílica da Sagrada Família.
Detalhe da fachada da Natividade da Basílica da Sagrada Família
Dos três primeiros locais da cidade que mais recebem visitantes, o primeiro e o terceiro foram templos religiosos: a Basílica da Sagrada Família e a Catedral da Santa Cruz e Santa Eulália.
“Nestes tempos difíceis, a Igreja de Barcelona deve ajudar a sociedade, no povo de Deus, com todas as ferramentas que temos em nossa disposição. E este site, onde poderá conhecer todo o patrimônio cultural e cultural que a Igreja de Barcelona oferece, está ao serviço de todos, mas principalmente do tecido turístico e econômico da diocese para ajudar na sua recuperação. Confiamos que nosso patrimônio tangível e intangível servirá à capacidade de mobilização e unificação do povo de Deus.“, declarou o monsenhor Josep Maria Turull, diretor do Secretariado de Turismo, Peregrinações e Santuários da Arquidiocese de Barcelona e reitor da Basílica da Sagrada Família,
Sites para visitar
Conheça melhor as três igrejas mais visitadas de Barcelona visitando os seus respectivos sites:
* Texto também publicado no portal Diário do Turismo
Leia também:
[irp posts=”50704″ name=”Rosário de Cristal, uma tradição de Zaragoza”]
[irp posts=”50664″ name=”Barcelona oferece 13 santuários e basílicas para visitar”]
[irp posts=”50566″ name=”Mar de Santiago: a nova opção do Caminho de Santiago”]
[su_box title=”CONHEÇA AS ATRAÇÕES DE TURISMO RELIGIOSO DA ESPANHA” style=”glass” box_color=”#006df2″ title_color=”#ffffff”]A Viagens de Fé é Media Partner do XVI Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável, que acontecerá em Pamplona, Espanha, de 21 a 24 de setembro de 2021. www.congresoturismoreligioso.com/[/su_box]
Quem for ao Espírito Santo participar da 455ª edição da Festa da Penha vai poder… Continue lendo
A tradicional Festa da Penha, no Espírito Santo, chega este ano à sua 455ª edição,… Continue lendo
A décima-segunda edição dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso, iniciada hoje no Santuário de Fátima,… Continue lendo
A capital do Rio Grande do Norte vem se destacando pela atenção que vem dedicando… Continue lendo
A Secretaria de Turismo de Santana do Ipanema, em Alagoas, passa a contar com um… Continue lendo
Com o objetivo de passar a atuar de uma maneira ainda mais abrangente e eficaz,… Continue lendo
Este website usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência de navegação. Em nenhuma hipótese os dados coletados são compartilhados com terceiros.