Conforme anunciado no final de junho, o Santuário Nacional de Aparecida retoma nesta terça-feira, 28 de julho, a celebração de missas com a presença do público.
Na última sexta-feira, a Prefeitura de Aparecida, através de seu Departamento de Comunicação Social, havia nos informado por telefone que a reabertura anunciada dia 29 de junho tinha sido reavaliada e não iria mais ocorrer.
No entanto, ante os novos critérios divulgados ontem pelo Governo do Estado de São Paulo, o Município decidiu manter a data inicialmente fixada para a retomada de atividades.
“A Prefeitura de Aparecida informa que, por estar de acordo com o Plano São Paulo de Flexibilização, por ter implantado os protocolos sanitários específicos para reabertura gradual da economia, e de acordo com a decisão judicial Processo nº 1001283-59.2020.8.26.0028, proferida pela 2ª Vara Civil da Comarca de Aparecida, ficam mantidos os prazos fixados no Decreto 4.738/2020, podendo ser revisto a qualquer momento, observando os índices epidemiológicos e cumprindo as decisões do Governo Estadual“, informa o comunicado oficial.
Embora tenha permanecido formalmente aberto desde o início da pandemia, nesse período o Santuário Nacional teve os bancos retirados e permitiu apenas as visitas de fiéis, com as celebrações religiosas sendo realizadas apenas a portas fechadas.
Conforme inicialmente previsto pelo decreto 4.738/2020 da Prefeitura de Aparecida as atividades da rede hoteleira e das pousadas da cidade também poderão ser retomadas a partir de hoje.
Esses estabelecimentos deverão funcionar com ocupação reduzida e seguindo as normas de prevenção em vigor.
Já o retorno das atividades das feiras livres está previsto para o dia 15 de agosto.
Sinalização de solo de distanciamento social no Santuário Nacional
Para voltar a receber os romeiros com toda a segurança que o momento exige, o Santuário Nacional elaborou um protocolo e implantou diversas medidas.
Entre os pontos do protocolo estão o estabelecimento de um trajeto obrigatório para os romeiros desde quando seguir ao chegarem ao Santuário, os locais de permanência permitidos dentro da Basílica, respeitando a distância de segurança entre as pessoas e os pontos em que será feita a medição da temperatura corporal.
Durante a celebração das missas na Basílica, a presença será limitada a um máximo de 1.000 pessoas, sendo apenas duas em cada banco.
Além de sinalização específica e da rigorosa higienização das instalações, a administração do Santuário instalou totens com álcool em gel para uso dos romeiros, que deverão utilizar máscaras de proteção o tempo todo, como é obrigatório em todo o estado de São Paulo.
Embora o Santuário retome suas atividades no dia 28 de julho, as lojas do Centro de Apoio ao Romeiro só serão reabertas na próxima semana, dia 4 de agosto (com exceção das praças de alimentação).
Fonte: Santuário Nacional, Prefeitura de Aparecida
[irp posts=”8690″ name=”Conhecendo algumas das belezas da região de Aparecida”]
Faltam só 30 dias para o início da 455ª edição da tradicional Festa da Penha,… Continue lendo
O Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, na França, está ampliando a sua estrutura de… Continue lendo
Quem for ao Espírito Santo participar da 455ª edição da Festa da Penha vai poder… Continue lendo
A tradicional Festa da Penha, no Espírito Santo, chega este ano à sua 455ª edição,… Continue lendo
A décima-segunda edição dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso, iniciada hoje no Santuário de Fátima,… Continue lendo
A capital do Rio Grande do Norte vem se destacando pela atenção que vem dedicando… Continue lendo
Este website usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência de navegação. Em nenhuma hipótese os dados coletados são compartilhados com terceiros.