Aparecida do Norte continua sendo o nome mais usado

Apesar de errado, o termo Aparecida do Norte continua sendo o mais usado para designar a cidade que é o principal destino de turismo religioso do Brasil.

Como se sabe, Aparecida está localizada no Vale do Paraíba, no Estado de São Paulo, que fica na região Sudeste e não na Região Norte do País.

Origem do nome Aparecida do Norte

[su_spacer]

A antiga Estação do Norte, no bairro do Brás, em São Paulo

Como a Viagens de Fé já detalhou na matéria “Aparecida ou Aparecida do Norte, qual o nome correto?“, publicada em 2015, o nome da cidade nunca foi Aparecida do Norte.

O uso desse termo teve início quando o trem ainda era o principal meio de acesso à cidade e a Estação do Norte, em São Paulo, era o ponto de partida da maioria dos fiéis.

Inicialmente eles diziam que iam a “Aparecida, da Estação do Norte”, mas logo a referência à estação ferroviária sumiu e se passou a usar apenas Aparecida do Norte.

O nome correto já aparece na estação ferroviária de Aparecida (Apparecida, na grafia da época)

Desde então, a pequena capela foi substituída por uma Basílica (hoje chamada de Basílica Velha) e, mais tarde pelo atual Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, um dos maiores de todo o mundo.

Com o passar do tempo, a construção da Via Dutra, inaugurada em 1951, facilitou o acesso à cidade.

Depois de algumas décadas, o acesso passou a ser feito por ônibus e automóveis e a estrada se tornou o principal eixo de ligação de Aparecida com o resto do Brasil.

Com a queda no volume de passageiros transportados e a queda na qualidade dos serviços, a estrada de ferro caiu em desuso e hoje atende apenas o transporte de cargas.

Não é preciso dizer que o nome Aparecida do Norte “pegou” e com o tempo passou a ser usado em todo o Brasil, mesmo mais de 140 anos depois da inauguração da ligação entre São Paulo e Aparecida por estrada de ferro, em 1875.

Uma rápida busca na Internet mostra que esse nome continua a ser usado por muitas agências de viagem, operadoras de turismo, órgão de imprensa e até por autoridades, sem falar em organizadores de caravanas, romarias e peregrinações.

Seja qual seja o nome usado, o importante é que Aparecida é o principal destino de turismo religioso do Brasil e um dos mais visitados em todo o mundo.

Leia a matéria Aparecida ou Aparecida do Norte, qual o nome correto?

Compartilhe

Notícias recentes

Vai para Aparecida? Confira os valores de pedágio na Via Dutra em 2026.

Quem vai a Aparecida na maior parte das vezes tem de trafegar pela Via Dutra… Continue lendo

Fórum Nacional de Turismo Religioso 2026 será na histórica Congonhas

Congonhas, uma das cidades históricas de Minas Gerais, vai receber a edição de 2026 do… Continue lendo

Aparecida agora é oficialmente parte da Região Turística da Fé

Até recentemente, a região que engloba Aparecida e outros destinos de turismo religioso como Guaratinguetá,… Continue lendo

Catedral da Sé, em São Paulo, atrai visitantes com show de luz e som

O interior da bela Catedral da Sé, em São Paulo, passa a servir de palco… Continue lendo

Começa amanhã o 7⁠º Fórum Nacional de Turismo Religioso

A sétima edição do Fórum Nacional de Turismo Religioso, considerado o maior evento técnico, científico… Continue lendo

Caminhos da Fé e Criatividade destaca turismo religioso e experiências culturais na Paraíba

O roteiro Caminhos da Fé e Criatividade, na região do Brejo Paraibano, é uma nova… Continue lendo

Este website usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência de navegação. Em nenhuma hipótese os dados coletados são compartilhados com terceiros.

Clique para ouvir este este artigo!