A Prefeitura de Aparecida liberou na terça-feira (11 de agosto), a reabertura gradual para consumo local em bares e restaurantes da cidade.

As medidas de flexibilização valem tanto para os restaurantes e lanchonetes localizados no Centro de Apoio ao Romeiro quanto para os que funcionam em hotéis e pousadas, além dos que funcionam em shoppings, galerias e similares, bem como em outros locais da cidade.

Entre outras restrições e cuidados, por enquanto o horário de funcionamento será restrito ao período entre as 10:00 e as 16:00 horas de segunda-feira a domingo, com limitação de ocupação de só 40% das mesas e cadeiras. 

Após as 16:00 horas os estabelecimento que desejarem poderão funcionar somente no sistema drive thru, delivery e take away.

Centro de Apoio ao Romeiro - Santuário Nacional de Aparecida
  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter

Mesmo assim, segundo a Assessoria de Imprensa do Santuário Nacional nem todos os estabelecimentos de alimentação do Centro de Apoio ao Romeiro já voltaram a funcionar, já que alguns ainda precisam se adequar às medidas.

A concorrida Casa do Pão, que não é enquadrada como restaurante ou lanchonete, ainda não tem previsão de retorno ao atendimento, dentro do planejamento de retomada do Santuário Nacional.
Os salões de refeições de hotéis, pousadas e similares poderão atender sem restrição de horário, mas com limitação de ocupação de só 40% das suas mesas e cadeiras.
No caso dos bares, restaurantes e similares fora de hotéis, pousadas, shoppings, galerias e similares, o horário de funcionamento diário será das 11:00 às 17:00 horas, com restrição de ocupação de 40%  dos lugares disponíveis, e após esse horário no sistema drive thru, delivery e take away.]
Flexibilização

Como o município passou para a da Fase 2 – Laranja para a Fase 3 – Amarela do “Plano São Paulo” estabelecido pelo governo Estado de São Paulo, a Prefeitura de Aparecida pôde publicar o Decreto 4.753, que também transfere a data de reabertura gradual da feira livre da cidade (“feirinha”) para o dia 05 de setembro. 

É importante lembrar que quem visitar Aparecida durante o período da pandemia de coronavírus continua tendo de obedecer medidas de higiene como uso obrigatório de máscara de proteção, uso frequente de água e sabão ou álcool gel para higienização das mãos e manutenção de distanciamento social.

São medidas que valem tanto para o Santuário Nacional de Aparecida quanto para os hotéis, pousadas, restaurantes e outros meios de alimentação da cidade.

Confira em detalhes o Decreto 4.753 que flexibilizou o funcionamento de restaurantes, lanchonetes e bares em Aparecida clicando no link: www.aparecida.sp.gov.br/publicos/decreto_covid_amarelo_11070016.pdf