Exposição no Museu de Arte Sacra de São Paulo homenageia os santos Benedito das Flores e Antonio do Categeró

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, o Museu de Arte Sacra de São Paulo, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, abre a exposição temporária Benedito das Flores e Antonio do Categeró, cujo cerne é constituído por obras de seu acervo, do Museu Afro Brasil e de vários colecionadores particulares.

A mostra, com curadoria do expert Emanoel Araujo, traz 170 esculturas em materiais diversos, como madeira, barro cozido, gesso e acessórios em prata, imagens que retratam esses dois santos, que têm em comum a origem negra e uma grande quantidade de devotos por todo o mundo.

Como atração extra, no dia 17 de novembro chega ao Museu de Arte Sacra a escultura do Cristo doada pelo casal Lais e Telmo Porto. A imagem em madeira, de 98 x 25cm, é do século XVIII.

Museu de Arte Sacra de São Paulo

Localizado no antigo Convento da Luz, projetado e construído por frei Antônio de Santana Galvão, o Frei Galvão, o Museu de Arte Sacra de São Paulo é uma atração imperdível na capital paulista.

Tem um acervo muito rico, muito bem exposto e conservado, que infelizmente não conta com espaço suficiente para ser exposto na íntegra.

Junto ao museu, está o túmulo de Frei Galvão, agora Santo Antônio de Santana Galvão, primeiro santo brasileiro.

Infelizmente, a visita ao túmulo do santo é pouco valorizada, tanto pelos fiéis quanto pelas autoridades.

São Paulo é uma das poucas cidades do mundo oferecem a oportunidade de se visitar o túmulo de um santo.

Serviço
Exposição:    Benedito das Flores e Antônio do Categeró
Curadoria:    Emanoel Araujo
Abertura:      17 de novembro, quinta-feira, às 19h
Período:         18 de novembro de 2011 a 10 de março de 2012
Local:             Museu de Arte Sacra de São Paulo – www.museuartesacra.org.br
Endereço:     Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo (fácil acesso pela estação Tiradentes do Metrô)
Telefone:       (11) 3326-5393 – agendamento/ educativo para visitas monitoradas
Horários:      De  terça a domingo, das 10h00 às 18h00

[irp posts=”6077″ name=”Conheça as atrações de turismo religioso do Centro de São Paulo”]

 

Arte religiosaConvento da LuzCristoDia da Consciência NegraEmanoel AraujoEscultura de CristoEstação TiradentesExposiçãoFrei Antonio de Santana GalvãoFrei GalvãoImagemimagensMuseu Afro BrasilMuseu de Arte Sacra de São Pauloprimeiro santo brasileirosantoSanto Antonio de Santana GalvãoSanto Antonio do CategeróSão Benedito das FloresSão PauloSecretaria de Estado da Culturatúmulo de santoturismo religioso