Avião na pista de aeroporto

Você quer ir para Aparecida ou a Canção Nova, dois dos destinos de turismo religioso mais visitados do Brasil, mora longe e o meio mais prático e rápido de viajar é de avião.

Antes de reservar a passagem bate a dúvida: qual é o aeroporto mais próximo de Aparecida e da Canção Nova? Que aeroporto é o mais recomendado?

Como nem Aparecida nem Cachoeira Paulista, onde fica a Canção Nova, têm aeroportos próprios a opção é utilizar um dos dois aeroportos comerciais de São Paulo, Guarulhos e Congonhas.

O aeroporto de São Paulo – Guarulhos é o mais recomendado para ir para Aparecida ou à Canção Nova na maior parte dos casos, apesar de ficar a 155 km de distância de Aparecida e a 189 km, de Cachoeira Paulista.

Ônibus do aeroporto até Aparecida e Cachoeira Paulista

ônibus da empresa Pássaro Marron em frente ao Santuário Nacional de Aparecida

Além de ser servido por todas as principais empresas aéreas nacionais, Guarulhos (GRU) tem a vantagem de  oferecer a ligação por ônibus com Aparecida e Cachoeira Paulista saindo da área externa do próprio aeroporto.

A empresa Pássaro Marron oferece 15 opções de horário por dia saindo do próprio aeroporto, desde as 6h50 até as 23h59.

A viagem de ônibus é dividida em duas etapas: do aeroporto até o terminal rodoviário de São José dos Campos e de lá até Aparecida ou Cachoeira Paulista, após trocar de ônibus.

Caso prefira outra opção de transporte, Guarulhos é servido por várias das principais locadoras de veículos, no caso de quem prefere alugar um carro.

O site Rentcars.com.br permite escolher as melhores ofertas das principais locadoras e oferece tarifas muito competitivas que já incluem quilometragem ilimitada e seguro.

Guarulhos, o aeroporto mais recomendado para ir para Aparecida
Interior de um dos terminais do Aeroporto Internacional de Guarulhos

Interior do terminal 2 do Aeroporto Internacional de Guarulhos

 

LEIA TAMBÉM  Veja quanto custa viajar de Guarulhos para a Canção Nova e Aparecida

O aeroporto de Guarulhos é o maior e mais movimentado do Brasil e também o melhor.

Os passageiros têm ao seu dispor uma excelente e variada oferta de alimentação ( lanchonetes, restaurantes, cafeterias e máquinas de auto-serviço), comércio e serviços, com muitas lojas, farmácias, agências bancárias e até hotéis. Confira a lista completa no site do aeroporto: www.gru.com.br.

Por outro lado, isso também significa que o aeroporto é muito grande, obrigando os passageiros a caminhar basatante e a gastarem muito tempo para irem desde a área de “check-in” até os portões de embarque ou vice-versa.

Em função do grande número de passageiros, as filas para fazer o “check-in” e despachar bagagens nos balcões das empresas aéreas costumam ser extensas.

A compensação é que a quantidade de terminais de auto-serviço também é grande.

São três terminais: o 1 e o 2, dedicados aos voos nacionais e o 3, exclusivo dos voos internacionais. O terminal 1 é usado pela Azul e o 2 pela Gol, pela Latam e pela Passaredo. Existem ônibus gratuitos que fazem a interligação dos três terminais.

Congonhas, segunda opção

Aeroporto de Congonhas, em São Paulo - Divulgação
A segunda opção de aeroporto é o de Congonhas. Localizado na Zona Sul de São Paulo, não oferece ônibus para Aparecida ou Cachoeira Paulista e está longe das estradas que ligam São Paulo a essas cidades.

Isso obriga quem quer ir de ônibus ou de carro a atravessar boa parte da cidade de São Paulo até o Terminal Rodoviário Tietê, de onde saem ônibus para Aparecida (da Viação Cometa e da Empresa Pássaro Marron) e para Cachoeira Paulista (só da Pássaro Marron).

Em função da distância e do pesado trânsito de São Paulo, o trajeto de Congonhas até o Terminal Tietê  muitas vezes pode demorar até uma hora.

Apesar disso, Congonhas é servido por voos de todas as principais empresas aéreas nacionais e oferece uma boa estrutura de alimentação e serviços para os passageiros, além de diversas opções de locadoras.

Leia também:

 

LEIA TAMBÉM  Guias de turismo especializados enriquecem viagens de turismo religioso