Festa de Nossa Senhora do MOnte Serrat, em Santos, SP
Neste final de semana o turismo religioso tem seu ponto alto na cidade litorânea de Santos, a 72 km. da capital do estado de São Paulo, com o encerramento das festividades em comemoração a sua Padroeira, Nossa Senhora do Monte Serrat.
Desde 25 de agosto a imagem de Nossa Senhora do Monte Serrat recebe as atenções dos fiéis em local de destaque na Catedral de Santos, onde ficará até este domingo, 8 de setembro, quando o município rende homenagem à sua Padroeira.
A comemoração foi iniciada quando o andor com a imagem foi carregado, sob frio e garoa, pelos 415 degraus da escadaria, desde o Santuário de Nossa Senhora do Monte Serrat, situado no alto do morro que leva o seu nome, no centro da cidade.
Após missas solenes com o Pe. José Maria da Silva às 7h00, com o Pe.Caetano Rizzi às 8h00, o bispo Dom Jacyr Francisco Braido celebrará a missa campal em frente à igreja. Em seguida acontecerá a procissão conduzindo a imagem venerada até o Paço Municipal, onde haverá Renovação da Consagração da cidade a Nossa Senhora do Monte Serrat.  Depois dessas atividades, ela retornará ao seu Santuário .
A capela foi construída em 1603, mas a santa ganhou a confiança do povo em 1614, quando as pessoas ali se refugiaram dos piratas holandeses que invadiam a cidade.
O desmoronamento de uma parte do morro, que soterrou os corsários e acabou salvando os habitantes, passou a ser interpretado como um milagre de Nossa Senhora.