Cartaz da Romaria do Divino Pai Eterno de 2018, em Trindade, Goiás

Cartaz da Festa do Divino Pai Eterno de 2018


 
Começa nesta sexta-feira, 22 de junho, mais uma edição da tradicional Romaria do Divino Pai Eterno, que deve levar à cidade goiana de Trindade, na região metropolitana de Goiânia, mais de 2,5 milhões de romeiros de todas as partes do Brasil.
Serão dez dias de celebrações e festividades na Capital da Fé de Goiás, encerradas no dia 1º de julho, quando é comemorada a Festa do Divino Pai Eterno.
Chamada oficialmente de Tradicional Festa em Louvor ao Divino Pai Eterno, para os milhões de brasileiros que acorrem a Trindade para pagar promessas, agradecer pelas graças alcançadas, pedir graças à Santíssima Trindade e dar testemunho da sua fé, ela é conhecida simplesmente como a Romaria do Divino Pai Eterno.
 
Carros de boi na Romaria do Divino Pai Eterno - Trindade - Goiás - divulgação

Os tradicionais carros de boi são marca registrada da Romaria


 
Em 2018, na extensa programação da festa religiosa, prevê a realização de 121 missas, 45 novenas, 27 orações do terço e 11 procissões, além de centenas de batizados e confissões, alvoradas e vigílias.
Além disso, os festejos também incluem tradicionais desfiles e encontros, como os de carros de boi, cavaleiros e foliões, que revivem uma tradição regional centenária.
Depois de receber 2,7 milhões de romeiros em 2016, quantidade que aumentou para 2,9 milhões no ano passado, este ano a organização da Romaria espera que Trindade receba um mínimo de 2,5 milhões de pessoas durante os dez dias.
 

Romaria à pé

 

Milhões de romeiros percorrem à pé a distância entre Goiânia e o Santuário do Divino Pai Eterno, em Trindade - divulgação CRER

Milhões de romeiros percorrem à pé a distância entre Goiânia e o Santuário do Divino Pai Eterno, em Trindade


 
Grande parte desses romeiros deve chegar ao Santuário Basílica do Divino Pai Eterno depois de percorrer à pé os 18 km. de distância que o separam da capital goiana.
Essa caminhada será feita numa pista exclusiva para pedestres construída paralelamente à Rodovia dos Romeiros, que liga Goiânia a Trindade.
Como já se tornou tradição, o governo do estado de Goiás montará uma completa estrutura de serviços para receber os romeiros e garantir que a caminhada possa ser feita sem problemas.
Ao  longo de todo o caminho, serão instalados 100 banheiros químicos, 110 lixeiras, postos de atendimento de saúde, e 160 barracas para venda de alimentos, além de toda a estrutura de segurança.
 
A Viagens de Fé estará em Trindade fazendo a cobertura da Romaria do Divino Pai Eterno a convite da Afipe – Associação Filhos do Pai Eterno
 
 

LEIA TAMBÉM  Anchieta, no Espírito Santo, recebe seminário sobre legado Jesuítico