Correio do leitor - dúvidas sobre turismo religiosoOlá, Amadeu.
Pretendo fazer esta caminhada (até Aparecida) em 2017.
Não conheço nada, moro em Salvador.
Estou pretendendo realizar em outubro de 2017.
No dia, irei para S Paulo e aí partiria para a aventura.
Haroldo de Souza
 
separador de textos correio do leitor
 
Olá, Haroldo.
Muito obrigado pelo contato e por ler a Viagens de Fé, a revista eletrônica brasileira de turismo religioso e peregrinações.
Até outubro de 2017 você tem bastante tempo para pesquisar as melhores rotas para ir Aparecida à pé e para entrar em contato com outros peregrinos.
Basicamente, as rotas para ir Aparecida à pé são duas: pela Via Dutra e pela Rota da Luz.
A primeira é a estrada mais movimentada do Brasil, com um volume de tráfego muito alto de carros, ônibus e caminhões.
A caminhada é feita pelo acostamento e a concessionária Nova Dutra recomenda que a caminhada seja feita em grupo e em fila indiana.
Para quem chega pelo aeroporto de Guarulhos essa é a opção mais próxima, pois a estrada passa a poucos quilômetros do aeroporto.
Basta sair do terminal e ir caminhando, mas é bom ir pelo acostamento em sentido contrário ao do tráfego de veículos, tendo em mente que as vias de acesso ao aeroporto não foram projetadas para pedestres.
A segunda opção para ir Aparecida à pé é pela Rota da Luz, que foi criada justamente em função dos problemas de segurança dos peregrinos que faziam a caminhada pela Via Dutra.
Ela sai de Mogi das Cruzes, cidade na região metropolitana de São Paulo,  e vai até Aparecida por vias secundárias, permitindo uma peregrinação mais tranquila e segura.
Mogi das Cruzes fica a 28 quilômetros de distância do aeroporto. Para ir à pé do aerioporto até lá é preciso usar várias estradas, o que pode ser um pouco complicado.
Uma opção melhor seria ir de ônibus até a cidade. A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo), oferece a linha de ônibus nº 800, que sai do Terminal 3 do aeroporto e vai até Mogi das Cruzes.
A tarifa atual é de R$13,55 e os diversos horários dos dias úteis diminuem nos finais de semana.
Antes de viajar vale a pena conferir horários e preços da linha 800 no site da EMTU:  www.emtu.sp.gov.brwww.emtu.sp.gov.br/emtu/itinerarios-e-tarifas/encontre-uma-linha/pelo-numero-da-linha.fss
Como essa será a sua primeira peregrinação à pé para Aparecida, aproveite para deixar os seus dados de contato aqui e para obter o de outros leitores, assim vocês podem ir se comunicando, trocar experiências e até combinar para fazerem a caminha juntos.
Deus o abençoe,
Amadeu