page contents
Assuntos: AparecidaDestaques

Conheça os passeios que você não pode perder em Aparecida

Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, um dos passeios que você não pode perder em Aparecida - turismo religioso - reprodução

O Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida visto ao entardecer

O que se pode fazer em Aparecida? Quais são as atrações que não se deve deixar de conhecer no destino religioso mais visitado do Brasil? Quais são os passeios imperdíveis na cidade e na região de Aparecida?

Centenas de milhares de brasileiros estão acostumados a visitar Aparecida todos os anos, mas muitos deles acabam cedendo à rotina e fazendo sempre as mesmas coisas.

Outros vão pela primeira vez e terminam aproveitando a viagem menos do que poderiam.

Aparecida vive um processo de constante atualização, com novas atrações, passeios, hotéis, restaurantes. Assim, a cadsa nova visita é posspivel conhecer novidades.

Duas atrações que não se deve deixar de conhecer em Aparecida em nenhuma hipótese são o Santuário Nacional e a Matriz Basílica, mais conhecida como Basílica Velha, sua antecessora.

Passeios e atrações no Santuário Nacional de Aparecida

Imagem original de Nossa Senhora Aparecida em seu nicho no Santuário Nacional - reprodução

Imagem original de Nossa Senhora Aparecida em seu nicho no Santuário Nacional

Só o Santuário oferece um sem fim de coisas para conhecer, começando pela imagem original de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, exposta dia e noite num nicho blindado, uma visita obrigatória para todos que vão à cidade.

Participar da Santa Missa é outra atividade praticamente obrigatória. Já fazer uma visita ao Santuário à noite é um passeio imperdível.

Celebração sa Santa Missa no santuário Nacional

Celebração sa Santa Missa no Santuário Nacional

Vale a pena começar percorrendo devagar o seu interior, observando todos os detalhes da sua bela arquitetura e decoração. Teto, piso, paredes, vitrais e portas são cuidadosamente trabalhados e têm detalhes que merecem ser descobertos aos poucos, com calma.

Ainda no interior, vale a pena visitar as belíssimas capelas do Santíssimo e de São José, de teto mais baixo e aspecto intimista, que convida o visitante à oração.

Ostensório exposto na Capela do Santíssimo do Santuário Nacional - foto Viagens de Fé

Ostensório exposto na Capela do Santíssimo do Santuário Nacional

Os vitrais, que projetam luz colorida no interior do Santuário, são outra atração que merece um tempo à parte, primeiro observados de longe e, mais tarde, tendo seus detalhes descobertos mais de perto.

Vale lembrar que o Santuário Nacional pode ser visitado tanto de dia quanto de noite. Embora à primeira vista possa parecer que não, as duas visitas permitem conhece-lo de maneiras muito diferentes.

Detalhes do piso e dos painéis na parede do Santuario Nacional onde está o nicho com a imagem de Nossa Senhora Aparecida

Detalhes do piso (que lembra um rio) e dos painéis na parede do Santuario Nacional onde está o nicho com a imagem de Nossa Senhora Aparecida

À noite, quando a quantidade de romeiros é muito menor, é possível observar detalhes que praticamente não são vistos à luz do dia, como os desenhos representando um rio e peixes que decoram o piso do corredor que leva os fiéis ao nicho onde está exposta a imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Objetos usados pelos Papas que visitaram Aparecida fazem parte do acervo do Museu Nossa Senhora Aparecida

Objetos usados pelos Papas que visitaram Aparecida fazem parte do acervo do Museu

Do lado externo, o Santuário Nacional tem muito mais para se conhecer, como o Mirante e o Museu Nossa Senhora Aparecida, ambos na Torre Brasília.

Capela das velas do Santuário Nacional de Aparecida - SeturSP

A Capela das Velas

Outras atrações são o estúdio da tv Aparecida e a Sala das Promessas, que ficam no subsolo; o novo Campanário (que muda de cor durante a noite); a Capela das Velas e as Capelas do Batismo e da Ressurreição.

Ainda na área do Santuário, merecem ser visitados o Memorial da Devoção, que tem um interessante museu de cera e um cinema, e o Bondinho, que leva os romeiros do Santuário até a Torre Mirante, no Morro do Cruzeiro, do outro lado da Via Dutra.

Outros passeios e atrações em Aparecida

Basílica Velha em Aparecida - Thiago Leon

Basílica Velha, em Aparecida

Fora do Santuário, a Basílica Velha é outra visita imperdível. Uma opção interessante é ir do Santuário Nacional à Basílica Velha percorrendo os 392 metros de extensão da Passarela da Fé.

Outra visita marcante é o Porto Itaguassú, que marca o local junto ao Rio Paraíba do Sul onde há trezentos anos atrás foi encontrada a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Uma vez lá, o interessante passeio de balsa pelo rio é uma ótima pedida.

O Santuário Nacional visto do Porto Itaguassu, junto ao rio Paraíba do Suil

O Santuário Nacional visto do Porto Itaguassu, junto ao rio Paraíba do Sul

Na entrada para o Porto Itaguassú, aproveite para conhecer a igreja de São Geraldo, construída no local aonde havia a capelinha que por muitos anos abrigou a imagem original de Nossa Senhora Aparecida.

Passeios e atrações na região de Aparecida

Casa e Museu de Frei Galvão, em Guaratinguetá - foto: Viagens de Fé

Casa e Museu de Frei Galvão, em Guaratinguetá

Depois de conhecer as atrações de Aparecida, é muito interessante aproveitar para visitar outras atrações de turismo religioso da região.

Em Guaratinguetá, a apenas 8 km. de distância, vale a pena conhecer a Casa Frei Galvão e o Museu do Frei Galvão, dedicados ao primeiro santo brasileiro, que nasceu e viveu na cidade. O local guarda diversas relíquias e objetos de Frei Galvão.

Situada na zona rural da cidade, a bonita Fazenda da Esperança, visitada pelo Papa Bento XVI, tem acesso por estrada asfaltada e também merece ser visitada.

Vista do interior do Santuário do Pai das Misericíordias, na Canção Nova, em Cachoeira Paulista

Interior do Santuário do Pai das Misericíordias, na Canção Nova, em Cachoeira Paulista

Outro programa imperdível é ir conhecer a sede da comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista, a pouco menos de 30 minutos de distância. Lá, uma das muitas atrações é o belo Santuário do Pai das Misericórdias.

Caso haja tempo, outro passeio interessante é Campos do Jordão, uma conhecida estância de montanha a pouco mais de uma hora de viagem.

No caminho, vale a pena fazer uma parada para conhecer Taubaté, que tem belas igrejas e abriga o Sítio do Pica-Pau Amarelo, inspirado nas estórias de Monteiro Lobato.

Lavandário em Cunha, SP - divulgação

O Lavandário, em Cunha

Outra opção ainda é ir à praia. A partir de Aparecida é possível ir conhecer Parati, parando no caminho para visitar Cunha, cidade colonial onde está o único campo de lavanda do Brasil.

Compartilhe

Ver comentários

  • Deus abençoe.

  • Boa tarde, irei em Aparecida em julho, com um grupo em excursão. 10 pessoas querem ir à praia. Gostaria de saber se em Aparecida existe serviço de aluguel de van para este grupo e qual praia mais próxima e que seja boa. Obrigada! Jaqueline

    • Olá, Jaqueline.

      Muito obrigado pela sua consulta e por ler a Viagens de Fé, a revista eletrônica brasileira sobre viagens de fé e devoção.

      O que você relata vem acontecendo cada vez mais, com os romeiros desejando aproveitar para complementar a viagem a Aparecida com passeios e viagens de lazer para cidades como Campos do Jordão, Cunha, Paraty e Caraguatatuba, entre outras.

      Em Aparecida a empresa Fast Turística (telefone e WhatsApp 12-99649-6948) aluga vans com motorista.

      A cidade de praia mais próxima de Aparecida é Paraty, mas a viagem é mais demorada do que Caraguatatuba, que fica um pouco mais longe mas tem acesso por estradas de pista dupla, permitindo chegar mais rápido, e oferece maior variedade de praias.

      Façam boa viagem e que Deus os abençoe,

      Amadeu

  • Tenho um dúvida, espero que me auxiliem. Vou de Cuiaba para Guarulhos em dezembro com minha mãe ( 65 anos), meu esposo e nosso filho de 4anos, com desejo de ir a Aparecida, Guaratingueta, Canção Nova, Taubaté e Campos do Jordão e temos algumas dúvidas. O caminho de carro (alugado) para visitar as cidades religiosas é de fácil acesso? Pensamos em transfer até Aparecida e lá alugar carro para percorrer as cidades citadas. Ou o caminho é confuso? Outra duvida, recomendam que nos hospedemos apenas em Aparecida ou que pela distância convém hospedar um dia em Campos do Jordão?
    Ufa! E a última dúvida é que a volta sera por congonhas, existe transfer de Aparecida até algum hotel daquela região? Muitíssimo obrigada e aguardo ansiosa por auxílio!

    • Olá, Ana Carolina.

      Muito obrigado pela consulta e por ler a Viagens de Fé, a revista eletrônica brasileira sobre viagens de fé e devoção.

      Parabéns, a sua viagem promete ser muito completa e interessante! Um número cada vez maior de visitantes aproveita para enriquecer a sua viagem a Aparecida incluindo também a Canção Nova, Guaratinguetá e outras cidades como Taubaté e Campos do Jordão.

      Respondendo à sua pergunta, o caminho é de fácil acesso e com estradas seguras e nodernas.

      Como Aparecida não tem nenhuma locadora de veículos, sugerimos que vocês aluguem o carro no aeroporto de Guarulhos, onde é bastante fácil chegar às cidades do seu roteiro, que são ligadas pela via Dutra, estrada federal pedagiada que passa ao lado do aeroporto. Campos do Jordão é a única das cidades listadas que não é cortada por essa estrada, mas o acesso até lá parte da Via Dutra, em Taubaté.

      Se hospedar em Aparecida pode ser uma boa ideia para visitar Guaratinguetá e a Canção Nova, que ficam pertinho, mas no caso de Taubaté e Campos do Jordão, que ficam entre Aparecida e o aeroporto, já no sentido de quem volta, o melhor e mais lógico é passar a noite e Campos do Jordão e aproveitar para curtir o clima de montanha.

      Uma boa opção para a sua viagem seria aproveitar o calor de dezembro e incluir um dia para descer até o litoral. Saindo da via Dutra em São José dos Campos (ainda no sentido de volta para o aeroporto) é possível chegar rapidamente às praias de Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela.

      Se a sua volta é pelo aeroporto de Congonhas, o carro alugado em Guarulhos pode ser devolvido lá, desde que para a mesma locadora. Assim, não é preciso gastar com um transfer.

      Não é preciso se preocupar com dirigir em São Paulo ou na via Dutra. Basta usar serviços como o Waze e o Google Maps do seu celular, que vão orientá-los facilmente.

      Em caso de qualquer dúvida, volte a nos escrever.

      Façam uma santa viagem e que Deus os abençoe,

      Amadeu

Matérias recentes

Turismo religioso no Paraná inclui santuários, romarias e celebrações

Turismo religioso no Paraná inclui santuários, romarias e celebrações

O turismo religioso atrai milhares de visitantes a romarias, festejos e locais de peregrinação do Paraná, movimentando a economia e… Continue lendo

19 de agosto de 2019 06:00
São Paulo recebe Fórum de Turismo e Espiritualidade em setembro

São Paulo recebe Fórum de Turismo e Espiritualidade em setembro

Embora o destino de turismo religioso mais visitado do Brasil - Aparecida - fique no estado de São Paulo, quando… Continue lendo

16 de agosto de 2019 06:00
Evento internacional de turismo religioso elege Viagens de Fé como media partner

Evento internacional de turismo religioso elege Viagens de Fé como media partner

Pelo terceiro ano consecutivo a Viagens de Fé, revista eletrônica brasileira sobre turismo religioso, foi escolhida como media partner (parceira… Continue lendo

24 de julho de 2019 07:00
XV Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável foi um sucesso

XV Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável foi um sucesso

Com centenas de participantes, presença de autoridades civís e eclesiásticas, uma ampla programação que reuniu especialistas da Europa, da América… Continue lendo

20 de julho de 2019 07:06
Festa de Santa Paulina atrai 20 mil devotos a Nova Trento

Festa de Santa Paulina atrai 20 mil devotos a Nova Trento

  Mais de 20 mil devotos participaram da 28ª Festa de Santa Paulina no Santuário Santa Paulina, no último domingo,… Continue lendo

17 de julho de 2019 18:55
Começa hoje o XV Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável

Começa hoje o XV Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável

  Começa hoje em Guarapuava, no estado do Paraná, a 15ª edição do Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável,… Continue lendo

10 de julho de 2019 05:00