Guias de turismo especializados enriquecem viagens de turismo religioso

A participação de um guia de turismo ajuda a tornar qualquer viagem mais rica e interessante. Um guia de turismo é o profissional que acompanha visitantes num destino turístico, explicando tudo sobre os locais visitados, suas características e história.

No caso do turismo religioso, embora a quantidade de guias de turismo especializados ainda seja pequena, isso é muito importante, permitindo que com as suas explicações os peregrinos e romeiros aproveitem muito mais a viagem.

Um bom guia de turismo, por exemplo, vai explicar sobre as imagens religiosas, sobre a arquitetura de uma igreja, sobre os usos e costumes de uma época ou região, sobre os fatos históricos e tradições que deram início a uma celebração ou festa e assim por diante.

Essas informações ajudam o visitante a entender melhor o que está vendo, aprofundando os seus conhecimentos e apreciando melhor a visita.

Aproveitando que no dia 10 de maio se comemora o Dia do Guia de Turismo, a Viagens de Fé procurou o Presidente da Associação dos Guias do Circuito Turístico Religioso – AGCTUR, João Gilberto de Oliveira para conhecer melhor a entidade e obter mais detalhes sobre o trabalho dos guias especializados em turismo religioso.

A AGCTUR reúne guias de turismo profissionais que atuam na região onde se concentram grandes destinos de turismo religioso, como Aparecida, Cachoeira Paulista ( onde fica a sede da comunidade Canção Nova) e Guaratinguetá.

João Gilberto de Oliveira

João Gilberto de Oliveira

Para melhor entendimento, listamos as perguntas feitas e as respectivas respostas:

1) Como surgiu a idéia de fundar a AGCTUR (Associação dos Guias do Circuito Turístico Religioso)?  

Surgiu da necessidade de  proporcionar aos alunos do curso de turismo receptivo das cidades de Aparecida e Guaratinguetá uma alternativa viável de profissionalização, tornando-os guias de turismo credenciados pelo Ministério do Turismo.

Até então, o próprio trade turístico religioso não reconhecia esse profissional como um elemento importante  para a consolidação do próprio circuito turístico religioso.

2) Quando a entidade foi fundada? 

Foi fundada no dia 08 de junho de 2009, na cidade de Aparecida, que é a  sua  sede principal . hoje a AGCTUR atende todo o Circuito religioso e demais circuitos turísticos do Vale do Paraíba.

Está inserida nas principais governanças do Vale do Paraíba, assim como nos COMTUR ( Conselhos Municipais de Turismo) de Aparecida e Guaratinguetá.

O seu atual Presidente, João Gilberto de Oliveira, é o idealizador da Romaria Nacional dos Profissionais de Turismo, que acontece no mês de setembro, e que já está em sua terceira edição.

3) Quantos associados ela tem hoje? 

A Associação hoje trabalha com cerca de 30 guias de turismo associados e mantém parcerias com diversas agências  receptivas, meios de hospedagens e  de gastronomia, elaborando roteiros culturais, religiosos, rurais e pedagógicos.

4) Qual é a maior dificuldade para o guia de turismo que trabalha com grupos de turismo religioso?

Uma  dificuldade encontrada pelos profissionais guias de turismo é o desconhecimento dos outros segmentos do turismo do profissional guia de turismo, assim como a grande informalidade e ilegalidade de profissionais que atuam no turismo religioso e a falta de fiscalização pelo poder público.

Também contribuem a desorganização do turismo e a falta de um plano diretor que organize e valorize  todos os profissionais do Circuito Turísticos e região.  Aparecida e Campos do Jordão são as duas únicas cidades do Vale do Paraíba que  dispõe de legislação própria  para a categoria profissional dos guias, porém falta a fiscalização.

 

5) O trabalho do guia só é usado por grupos grandes ou também pode ser usado por visitantes que estejam sozinhos ou com suas famílias? 

Nosso guias trabalham pelo sistema de agendamento, ou seja, os grupos agendam com muita antecedência os serviços de guiamento nos circuitos de nossa região.

Porém atendemos pequenos grupos, famílias, religiosos , alunos e grupos  de profissionais de diversas áreas.

6) Existe uma tabela de custos para o trabalho dos guias no Circuito Turístico Religioso?

Os guias de turismo formalizados e credênciados, além de terem os seus dados inseridos no site do Ministério do Turismo (Cadastur)  seguem uma tabela sugerida pelo Sindicato dos Guias de Turismo do Estado de São Paulo (SINDEGTUR/SP).

7) Como é feita a cobrança (por dia, por hora, por pessoa no grupo, por passeio, etc.) e quanto é cobrado?

O valor dos serviços varia de acordo com as necessidades do cliente ( turista/visitante). geralmente é cobrado R$ 50,00 ( cinquenta reais) a hora, ou segue a tabela  que está disponível nos sites do sindicato dos guias de turismo ou da Associação dos guias do Circuito Turístico Religioso: www.agctur.com.br. No site de ambas as entidades encontramos referências dos profissionais e seus serviços prestados.

8) Quais são os meios de pagamento aceitos (cartão de crédito, cartão de débito, dinheiro) e quando o pagamento é feito (antes ou depois do passeio)? 

Geralmente os guias de turismo solicitam um sinal (adiantamento) para formalizar o agendamento. A maioria ainda  recebe em dinheiro, mas hoje em dia, outros meios também são usados para facilitar a contratação dos serviços como o cartão de débito e crédito.

9) Existem roteiros pré-formatados? Quantos e quais? 

Existem os roteiros pré-formatados e aprovados pelo SEBRAE-SP, que são diversos e  estão inseridos em 5 circuitos  turísticos do vale  do Paraíba:  Circuito Turístico Religioso, Circuito Vale Histórico, Circuito da Mantiqueira, Circuito  Cultura Caipira e  Circuito Turístico do Litoral Norte.

São centenas de roteiros para que o turista que hoje visita a Estância Turística Religiosa possa usufruir com  tranquilidade, desde que escolha ficar mais dias hospedado em Aparecida, onde encontra grande oferta de meios de hospedagens de qualidade. Outras cidades  da região também oferecem  padrão de qualidade similar.

10) Se o cliente desejar, pode ser feito um roteiro fora dos formatados ou que combine dois ou mais deles? 

Quando o cliente pede um serviço personalizado é possível atendê-lo também, assim oferecemos outros serviços agregados como transfers, hospedagem, indicação de restaurantes e  lazer.

11) O que é preciso para ser um guia de turismo?

O interessado a ser um guia de turismo precisa frequentar um curso que seja reconhecido e qualificado  pelo Ministério do Turismo e da Educação.

O tempo de duração varia até 18 meses ou um mínimo de 800 horas/aula e viagens técnicas necessárias para o credenciamento.

Aqui no Circuito Turístico Religioso contamos com boa parceria com os cursos ministrados pelo Senac e pelo Centro Paula Souza.

Ao concluir o curso, o interessado tem que enviar ao Cadastur/Ministério do Turismo toda a documentação necessária para a sua formalização como profissional.

12) E para se associar à AGCTUR? 

Para se filiar a AGCTUR, basta ser guia de turismo credenciado e residir de preferência em uma cidade do Vale do  Paraíba.

O interessado receberá o estatuto da entidade e  todas as orientações necessárias.

E ainda poderá participar de capacitações, visitas técnicas e projetos destinados a melhoria de seu perfil profissional, além de ser indicado para atender os diversos grupos e turistas que nos solicitam serviço de guiamento turístico.

13) Existem outras associações de guias de turismo de destinos de turismo religioso no Brasil? Quais e onde? 

No Brasil existem diversas associações , mas  geralmente trabalham todos os segmentos do turismo, inclusive o Religioso.

A nossa entidade, a AGCTUR tem como foco principal o turismo religioso, mas também desenvolvemos outros roteiros além do religioso, como o rural e o pedagógico.

No Vale do Paraíba e Litoral norte contamos com mais duas entidades associativas, uma na cidade de Campos do Jordão e outra em Ubatuba, porém o foco delas não é o turismo religioso.

14) Desde quando é comemorado o dia do guia de turismo?

O Dia do Guia de Turismo, comemorado na cidade do Rio de Janeiro no dia 10 de maio de cada ano, foi criado pelo Projeto de Lei n.º 886/2002, de autoria do Vereador Otávio Leite, e sancionado pelo Prefeito César Maia, transformando-se na Lei n.º 3562/2003, desde então passou a ser comemorado no Brasil inteiro.

 

Compartilhe

Notícias recentes

Santuário de Lourdes terá Rosário em Português domingo, dia 11 de fevereiro

Santuário de Lourdes terá Rosário em Português domingo, dia 11 de fevereiro

Neste domingo, dia 11 de fevereiro, o Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, na França,… Continue lendo

Paraíba ganha roteiro Caminhos da Paixão

Paraíba ganha roteiro Caminhos da Paixão

A partir deste mês, o estado da Paraíba ganha uma nova opção de turismo religioso,… Continue lendo

Empresa aérea Volotea voa de Paris (Orly) para Lourdes por só 54 euros

Empresa aérea Volotea voa de Paris (Orly) para Lourdes por só 54 euros

Qual é a  maneira mais barata e rápida de ir de Paris a Lourdes, onde… Continue lendo

Saiba o que rezar em frente à imagem de Nossa Senhora Aparecida

Saiba o que rezar em frente à imagem de Nossa Senhora Aparecida

Você finalmente conseguiu fazer a sua viagem a Aparecida e agora está na Basílica de… Continue lendo

Santuário de Lourdes vai receber show gratuito de Andrea Bocelli

Santuário de Lourdes vai receber show gratuito de Andrea Bocelli

Quem puder estar no Santuário de Lourdes, na França, no dia 16 de julho, quando… Continue lendo

Rota da Azul para Paris vai facilitar acesso a Lourdes e Santuários Franceses

Rota da Azul para Paris vai facilitar acesso a Lourdes e Santuários Franceses

A nova rota internacional da Azul  ligando o aeroporto de Viracopos, em Campinas, ao aeroporto… Continue lendo

Pular para o conteúdo