Correio do leitorOlá, gostaria de saber como faço para promover uma excursão para a Canção Nova no acampamento de carnaval 2014.
Valores com hospedagem, passagens de Salvador até a Canção Nova (aeroporto SP até Cachoeira Paulista).
Rafael Sampaio
separador correio
 
Olá Rafael,
Obrigado por ler a Viagens de Fé e pela sua consulta.
Para promover uma excursão para a Canção Nova a partir de Salvador você vai precisar da ajuda de uma agência de viagem da sua confiança para cuidar das passagens aéreas.
Talvez seja interessante consultar diversas agências daí e comparar as cotações recebidas.
De preferência procure fechar negócio com agências que tenham registro na ABAV e não tenham reclamações junto ao Procon daí.
Uma agência séria vai lhe mandar uma cotação por escrito e deixar bem claro preços, prazos e condições de pagamento.
A agência é remunerada por uma “taxa de emissão”, conhecida como DU, portanto não há nenhuma comissão a ser paga para ela.
Você também pode consultar as próprias empresas aéreas para ver se é possível conseguir alguma condição diferenciada em função do tamanho do grupo.
Depois de definir qual agência usar, tudo deve ser formalizado por escrito.
A menos que você encontre uma agência que assuma o risco da viagem do seu grupo, entenda que você vai ter de se responsabilizar pela parte financeira da viagem, a menos que o grupo se organize e forme um “caixa” desde já para fazer frente aos depósitos que serão pedidos como entrada ou valor de reserva.
O transporte terrestre entre o aeroporto e a Canção Nova e hospedagem em Cachoeira Paulista devem ser cotados e negociados diretamente com as empresas de ônibus e as pousadas ou hotéis em Cachoeira Paulista.
Para transportar 20 pessoas, você precisará pelo menos de um micro-ônibus. Além do depósito para garantir a viagem e um contrato, uma empresa séria vai exigir os números das carteiras de identidade dos passageiros, que obrigatoriamente devem ser informados à empresa de seguros. Se não lhe pedirem esses dados, preste atenção, pois pode ser um sinal que alguma coisa está errada.
Opcionalmente, dependendo da conveniência dos horários, talvez seja financeiramente interessante trocar um ônibus exclusivo para o seu grupo por passagens no ônibus diário que sai do aeroporto diretamente para a Canção Nova. Um ônibus alugado vai lhe cobrar pela viagem de São Paulo a Cachoeira Paulista duas vezes (para levar e ir buscar o seu grupo), a menos que você pague pelos dias sem uso, o que certamente sairá ainda mais caro.
Finalmente, quanto às pousadas ou hotéis, você terá que fazer contato com cada uma e verificar a disponibilidade de acomodação e valores de diárias para esse período. A Pousada Recanto Moraes, a cerca de 400 metros da entrada da Canção Nova, é uma boa opção. O café da manhã é reforçado, a limpeza e o serviço são muito bons e a distância permite abrir mão de transporte para ir e voltar.
Boa sorte com o seu grupo e que Deus o abençoe,
Amadeu Castanho

LEIA TAMBÉM  Como ir do aeroporto de Congonhas para Aparecida?