Santuário Basílica Divino Pai Eterno - Trindade, Goiás

Visão Noturna do Santuário Basílica Divino Pai Eterno – Trindade, Goiás


A tradicional Festa do Divino Pai Eterno, em Trindade, Goiás, entre os dias 24 de junho e 3 de julho, pretende atrair cerca de 2,5 milhões de católicos, a exemplo do que aconteceu no ano passado. Para acolher os romeiros, o Santuário Basílica e a Igreja Matriz oferecem extensa programação, com atrações inéditas. Pela primeira vez, na sexta-feira, 1° de julho, foi realizada uma missa para os cavaleiros e mulandeiros.
Também fazem parte da agenda deste ano a missa e benção da Pedra Fundamental do Novo Santuário, que se espera que devem atrair mais de 100 mil devotos no penúltimo dia da romaria, bem como a 8ª Romaria Arquidiocesana a Trindade, a Romaria dos Carros de Boi, a Missa dos Carreiros e as novenas diárias.
Imagem Divino Pai Eterno - Santuário Basílica Divino Pai Eterno - Trindade Goias

Imagem do Divino Pai Eterno


Além do conhecido Padre Robson, estarão presentes na festa padres e religiosos de todo o Brasil. Segundo o reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, pe. Robson de Oliveira, “a devoção ao Divino Pai Eterno, atualmente, está no coração de fiéis de todas as regiões do País e do mundo e se propaga ainda mais pelos veículos de comunicação”, frisando  que o tema da festa deste ano, “Em nome do Pai”,  irá fortalecer a fé e a comunhão com Deus, que é Pai: “iremos focar nossas reflexões na primeira pessoa da Santíssima Trindade, o Pai. Deus é pai de bondade, que nos reúne como filhos amados.”
Ao todo, serão realizadas 11 procissões, mais de 100 missas e 46 novenas, além de inúmeras confissões e batizados. No tríduo (três dias que antecedem o domingo da Festa do Divino Pai Eterno) haverá missas na madrugada. Quem estiver em casa, também poderá acompanhar as celebrações pela Rede Vida de Televisão, UCG TV, entre outras emissoras.
 
História da Devoção
A devoção ao Divino Pai Eterno em Trindade completa 171 anos em 2011. Conta a tradição que, por volta de 1840, enquanto trabalhava na lavoura, o casal Constantino e Ana Rosa Xavier encontrou um medalhão de barro de aproximadamente 8 centímetros, com a estampa da Santíssima Trindade coroando Nossa Senhora.
Depois de beijarem a imagem, levaram-na para casa e a notícia rapidamente se espalhou, juntamente com a sucessão de milagres. Começou-se então a comemoração festiva com a novena que culmina sempre no dia da Grande Festa, no primeiro domingo do mês de julho.
 
Estrutura para acolher os peregrinos
Para acolher os mais de 2,5 milhões de romeiros esperados nos dez dias de festa, aproximadamente 2 mil voluntários, divididos em mais de 10 equipes, trabalharão em setores como alimentação, segurança, lavanderia, secretaria, ornamentação, limpeza e outros.
Para alimentar esse pequeno exército, serão servidas cerca de 15 mil refeições, sendo mais de duas toneladas de carne bovina e suína, além de 200 quilos de frango, divididas em café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar, a cargo de 30 cozinheiras, também voluntárias.
O Santuário Basílica estima que até o final da Festa sejam consagradas, durante as várias celebrações, aproximadamente um milhão de hóstias. Somente para os primeiros dias foram adquiridas 200 mil partículas.
Padre Edson Costa, administrador do Santuário Basílica, destaca que foram realizados ajustes na infraestrutura da Basílica, como reforma dos banheiros, manutenção das calçadas e da rampa de acesso à Basílica, iluminação da cúpula e manutenção no presbitério (altar central da Basílica).
Um dos destaques da organização será a segurança dos romeiros que estiverem na Praça e dentro do Santuário Basílica. São cerca de 100 seguranças escalados, que atuarão em pontos fixos e estratégicos em um sistema integrado. Foram adquiridos mais de 30 jogos de rádio para facilitar a comunicação entre os seguranças, que terá ainda suporte de 31 câmaras de monitoramento, que funcionarão 24 horas por dia.
[stextbox id=”grey”]

Programação Diária

5h – Alvorada festiva na matriz e no Santuário Basílica
5h30 – Procissão da Penitência da matriz ao Santuário Basílica

Na Matriz

Missas: 7h30 – 11h – 16h – 18h30
Novenas: 9h – 14h

No Santuário Basílica

Missas: 6h – 7h – 12h – 17h30 – 19h
Novenas: 8h30 – 15h
Missa e Novena Solene: 20h

Confissões

Todos os dias no Santuário Basílica e matriz, das 6h às 21h

Batizados

Todos os dias na matriz, às 10h

Programação Especial

Dia 25 de junho – sábado

15h – Saída da 8ª Romaria Arquidiocesana a Trindade, com participação dos vicariatos na Novena Solene – trevo de Goiânia.

Dia 26 de junho – domingo

5h – Saída da Romaria Família Franciscana, que chega em romaria ao Santuário Basílica
10h – Missa da Família Franciscana – em comemoração aos 800 anos do carisma de Sta. Clara

Dia 28 de junho – terça-feira

6h – Saída da Romaria dos Militares – trevo de Goiânia
10h – Missa dos Militares, no Santuário Basílica

Dia 30 de junho – quinta-feira

9h – Romaria dos Carros de Boi com benção até às 15h
17h – Encontro de jovens – salão paroquial

Dia 1º de julho – sexta-feira

17h30 – Missa dos Cavaleiros e Muladeiros – Santuário Basílica

Dia 2 de julho – sábado

8h30 – Missa e benção da Pedra Fundamental, no novo santuário
14h – Encontro dos Carreiros – salão paroquial
17h – Missa dos Carreiros – Praça da basílica

Missas na madrugada

25 e 26 de junho e 2 a 4 de julho
Santuário Basílica: 0h – 2h – 4h

Dia da festa – 3 de julho – domingo

5h – Alvorada festiva com fogos e sinos
5h30 – Procissão da Penitência
6h – Santa Missa na Praça do Santuário Basílica
8h – Missa Solene da festa
16h30 – Procissão luminosa de encerramento, saindo da matriz até a Praça do Santuário Basílica

Missas deste dia:
Matriz: 6h30 – 11h – 12h – 14h
Santuário Basílica: 10h30 – 12h – 13h30 – 15h

Dia 4 de julho – segunda-feira

05h – Toque de despertar

Missas:
Santuário Basílica: 5h30 – 7h – 10h – 19h30
Matriz: 6h30 – 9h – 19h

[/stextbox]