VII Workshops Internacionais de Turismo Religioso, Fátima, Portugal

 

Considerado um dos mais importantes eventos internacionais de turismo religioso do mundo, os Workshops Internacionais de Turismo Religioso (WITR) chegam este ano à sua sétima edição, que ocorrerá no período de 7 e 9 de março.

Como nas edições anteriores, o evento volta a acontecer em Fátima, cidade-santuário portuguesa que é um dos destinos de turismo religioso mais visitados de todo o mundo.

Como já aconteceu na edição de 2018, paralelamente ao turismo religioso católico, o evento irá permitir a exploração do turismo de herança judaica, centrado na cidade da Guarda.

Mosaico no Santuário da Santíssima Trindade, em Fátima, Portugal, criado por Marko Rupnik - imagem Centro Alletti

Belíssimo mosaico por Marko Rupnik no interior do Santuário da Santíssima Trindade, em Fátima

 

Maior evento do mercado de turismo religioso

Segundo a organização, são esperados no moderno Centro Pastoral Paulo VI, do Santuário de Fátima, cerca de 1.000 participantes, entre os quais 150 “hosted buyers” (compradores convidados), 150 fornecedores e mais de 40 expositores, todos especialistas em turismo religioso e peregrinações, naquele que é considerado o maior encontro mundial de profissionais deste segmento turístico.

“O evento está consolidado e esgota habitualmente para expositores, hosted buyers e fornecedores. Por razões logísticas, não conseguimos superar as 4.800 reuniões pré-agendadas produzidas por 150 buyers e 150 suppliers. Além destes 300 profissionais, aceitamos também a presença de expositores (empresariais e institucionais), que têm mesas próprias”, explica Alexandre Marto, vice-presidente da ACISO – Associação Empresarial Ourém-Fátima, entidade organizadora dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso.

Santuário de Fátima, em Portugal - foto Viagens de Fé, a revista brasileira de viagens de turismo religioso

Santuário de Fátima, em Portugal – foto Viagens de Fé

 

Os workshops dividem-se em 4 etapas, que unem de forma harmoniosa o conhecimento técnico, a geração de negócios e a familiarização de agentes e operadores de turismo de todo o mundo com as inúmeros atrativos turísticos de Portugal:

  • Conferência composta de várias sessões, com convidados nacionais e internacionais especialistas na área e onde estarão presentes operadores turísticos de todo o mundo, de mercados de turismo religioso consolidados e emergentes;
  • Bolsa de Contatos, com reuniões pré-agendadas, entre os compradores convidados (hosted buyers) e fornecedores;
  • Segmento de Turismo de Herança Judaica, a decorrer no dia 9 de março, na cidade de Guarda;
  • Pós-tours, organizadas pelas Agências Regionais de Promoção Turística exclusivamente para os hosted buyers que visam a permitir a familiarização com os diferentes destinos de Portugal, terminando com a visitação à BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa 2019, que se inicia no dia 13 de março.

Os VII Workshops Internacionais de Turismo Religioso são organizados pela ACISO – Associação Empresarial Ourém-Fátima, em colaboração com a Câmara Municipal de Ourém, e com o apoio do Santuário de Fátima, do Turismo do Centro de Portugal, Turismo de Portugal e da Câmara Municipal da Guarda em conjunto com a Rede de Judiarias, que apoiam o segmento específico de Herança Judaica.

LEIA TAMBÉM  Fátima sedia em março a I Conferência Internacional das Cidades-Santuário

Serviço
Evento: VII Workshops Internacionais de Turismo Religioso
Datas: 7, 8 e 9 de março de 2019
Local: Centro Pastoral Paulo VI, do Santuário de Fátima
Cidade: Fátima, Portugal
Site: www.iwrt.pt